TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Comportamento Organizacional

Por:   •  16/11/2020  •  Dissertação  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 11

O que é comportamento organizacional?

Antes de descrevermos “o que é comportamento organizacional?”, devemos primeiro entender o que fazem os executivos, quais as suas funções. O termo executivo refere-se ao seu local de trabalho, a organização. Os executivos realizam trabalhos através do trabalho de outras pessoas, fazem tomadas de decisões, alocam recursos e dirigem atividades com o intuito de atingir um determinado objetivo, ou seja, as pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetos nestas organizações são os executivos.

Para atingir os objetivos as organizações precisam definir estes objetos e as possíveis formas de alcançá-los, assim, podemos classificar as quatros funções dos executivos como: planejamento, organização, liderança e controle.  A função de planejamento é a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. A função de organização inclui a determinação de quais tarefas deve ser realizada, quem irá realiza-las, como serão agrupadas, quem ou a quem se reporta em que instâncias as decisões serão tomadas.

A função liderança é o trabalho de o executivo dirigir e coordenar, então, quando os executivos motivam os funcionários, dirigem atividades, escolhem os canais mais eficientes de comunicação ou resolvem conflitos entre pessoas, eles estão exercendo a liderança.  A função de controle o executivo precisa monitorar o desempenho da organização. Quais são os papeis exercidos pelo executivo? Eles possuem papeis de relacionamento interpessoal; papeis de informação e papeis decisão. Os papeis de relacionamento interpessoal são subdivididos em figura de proa que é o símbolo da liderança; necessário para o desempenho de diversas atividades rotineiras de natureza legal ou social, líder é responsável pela motivação e direção dos subordinados e ligação que mantem uma rede externa de contatos que fornece favores e informações.

Os papeis de informação são subdivididos em monitor que recebe uma grande variedade de informações; funciona como o sistema nervoso central para as informações internas e externas da organização, disseminador transmite as informações recebidas de fontes externas ou de subordinados para os demais membros da organização e porta-voz transmite externamente informações sobre os planos, políticos, ações e resultados da organização; atua como um especialista no setor econômico ao qual pertence a organização e os papeis de decisões são subdivididos em empreendedor que busca oportunidades dentro do ambiente organizacional e inicia projetos de mudança, gerenciador de turbulências é responsável por ações corretivos quando a organização enfrenta distúrbios sérios e inesperados, alocador de recursos toma decisões organizacionais significativas, ou dá apoio a elas e negociador responsável por representar a organização em negociações importantes.

Robert Kartz vem identificar três competências essenciais: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.  As habilidades técnicas englobam a capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas. Todo trabalho requer algum tipo de habilidade especializada e muitas pessoas adquirem tal conhecimento no exercício de suas funções, habilidades humanas a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos e habilidades conceituais os executivos precisam ter capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas. O executivo pode possuir competência técnica e humana, mas fracassar por causa da incapacidade de processar e interpretar racionalmente as informações.

O que torna o executivo bem-sucedido? Luthans constatou quatro atividades gerenciais: gerenciamento tradicional com tomadas de decisões, planejamento e controle; comunicação a troca de informação rotineira e atividade burocrática; gestão de recursos humanos motivação, disciplina, administração de conflitos, recrutamento e seleção de pessoal e treinamento e interconexão (networking) e socialização, políticas e interação com o ambiente externo da organização.

Então o que é comportamento organizacional? O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura, ou seja, aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. Está voltado para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

A áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e a ciência política. A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e as vezes modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Os cientistas que contribuem nesta área de conhecimento são os que estudam as teorias relativas ao processo de aprendizagem e à personalidade, os psicólogos clínicos e, principalmente, os psicólogos organizacionais e industriais. A sociologia estuda o sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papeis, estudam as relações das pessoas entre si. As áreas que mais recebem contribuições da sociologia são as dinâmicas de grupo, o desenho de equipes de trabalho, a cultura organizacional, a teoria e a estrutura da organização formal, a tecnologia organizacional e aspectos como poder, comunicação e conflitos.

A psicologia social é uma área da psicologia que mistura conceitos desta ciência e da sociologia, o seu foco é a influência de um indivíduo sobre o outro. As áreas de contribuições nas áreas de mensuração, entendimento e mudança de atitudes; padrões de comunicação; as formas pelas quais as atividades em grupo podem satisfazer individuais e o processo de tomada de decisão em grupo. A antropologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades.  A ciência política estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político.

Os conceitos de comportamento organizacional precisam refletir condições situações ou contingencias. A eficácia de um estilo de liderança depende da situação em que ele é empregado. As organizações não se limitam mais às fronteiras dos países. Os executivos precisam aprender a lidar com pessoas de diferentes culturas com os aumentos das missões internacionais, os trabalhos com pessoas de diferentes culturas, com enfrentamento de movimentos anticapitalistas e administrando a fuga de empregos para países com mão-de-obra mais barata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com