TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECRUTAMENTO

Por:   •  22/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO[pic 1]

A sociedade capitalista é marcada por um antagonismo que marca toda trajetória desse sistema de produção. Esses conflitos existentes no mundo do trabalho são expressões que perpassam o tempo e são manifestadas nas relações pessoais na atualidade. De um lado os trabalhadores que buscam melhores condições de trabalho, direitos trabalhistas respeitados e melhores salários. Já os empregadores, buscam a redução dos encargos, flexibilização do trabalho, aumento do lucro e ampliação das suas empresas.    

O processo de ampliação do capital está cada vez mais impetuoso e procura ajustar as formas de extração do lucro na contratação de capital intelectual. Dessa forma, o capital demonstra seu domínio através do mundo de trabalho competitivo e seletivo. Os trabalhadores devem ter um perfil profissional atrativo e inovador para ser absorvido pelo mercado e mesmo assim, precisa está em constante renovação e agregar valor a sua força de trabalho.

O processo de recrutamento é uma clivagem que busca inserir nas empresas os melhores profissionais para dar continuidade ao sucesso e a persistência da organização no mercado. O avanço tecnológico e a globalização deixam mais acirradas essa lógica de extrair o máximo do capital humano. Desse modo, o setor de Recursos Humanos deve está preparado para atuar com essa dualidade que é imposta pelo mercado de trabalho. Logo, o processo de recrutamento é uma ferramenta que deve ser amplamente debatida e estudada com o objetivo de desenvolver a empresa, mas também favorecer os inseridos nesse processo. Portanto, o recrutar pessoas é um processo que deve ser analisado com um amplo zelo, pois além de inserir um novo funcionário no mercado de trabalho devem-se oferecer condições essências para o seu desenvolvimento intelectual e material. Mediante a isso, é importante a analise de cada etapa que envolve o recrutamento de pessoas dentro da organização.

2- RECRUTAMENTO DE PESSOAL.

O processo de recrutamento e seleção, é um importante instrumento de gestão de pessoas dentro das empresas. Esses processos estão mudando a forma de capitação dos funcionários, pois as empresas estão observando a importância dos trabalhadores no bom desempenho da organização. Autores como Rocha (1997) e Chiavenato (1999) destacam que a capitação e a triagem de candidatos é algo mais amplo que apenas uma mera inserção de novos potenciais humanos na esfera do negócio, consiste em um trabalho em prol dos objetivos estratégicos da organização. A área de Gestão de Pessoas não deve ser a única responsável pelo processo de recrutamento. O entrelaçamento entre a área de Gestão de Pessoas e a parte requerente do novo funcionário no processo de recrutamento, contribui para o êxito no resultado e na incorporação do contratado no seu novo cargo.

Desde modo, Rocha (1997) ressalta a importância da realização de um planejamento prévio antes da exposição da vaga em aberto no mercado de trabalho. Segundo Chiavenato (2009), há três fases no planejamento de recrutamento, são elas: A Pesquisa Interna/Planejamento de Recursos Humanos- baseado em uma ampla analise interna das reais insuficiências de recursos humanos da empresa em todas as áreas para serem pensadas a curto, médio e longo prazo. Nessa etapa serão levantadas vagas que precisarão ser preenchidas ou as futuras vagas que poderão surgir. Logo, esse levantamento deve ser realizado de forma continua e constante, englobando todos os setores e níveis organizacionais assim, delinear as reais necessidades de pessoal e o perfil, habilidades e competências que os novos integrantes deverão possuir e oferecer; Pesquisa Externa de Mercado – Trata-se de um levantamento do mercado de candidatos para aplicar a melhor técnica de recrutamento. Essa fase é especifica e direcionada para o candidato em conformidade com interesse próprio da empresa. Os meios de comunicação merecem uma grande atenção, pois possibilita um maior rendimento no processo de contratação, redução do tempo do processo, além de permitir a redução dos custos operacionais de recrutamento. Esses pontos são os mais relevantes na pesquisa externa; Técnicas de Recrutamento – Essa fase é referente a escolha das técnicas de recrutamento, que serão escolhidas de acordo com a pesquisa interna e externa, dando continuidade ao planejamento.

Chiavaneto (2009) Aponta a importância do envolvimento de toda organização no processo de recrutar pessoas e esse empenho deve está entrelaçado com todos os níveis hierárquicos da organização. Para Guimarães & Arieira (2005) o processo de recrutamento quando bem estruturado trás uma ampla vantagem para a empresa. Por isso, pode colaborar na redução de gastos com treinamento, uma vez que o profissional capacitado absorve e intera-se rapidamente dos objetivos da empresa. Os principais momentos do processo de recrutamento, de acordo com AIRES, 2007 são:

Decisão de Preenchimento de um Cargo e Requisição de Pessoal – de acordo com (CHIAVENATO, 2009) “a decisão é oficializada por meio de uma espécie de ordem de serviço, geralmente denominada de requisição de empregado (RE) ou requisição de pessoal (RP)”, contendo dados necessários da função em aberto para o preenchimento da vaga solicitada; há uma manifestação do setor responsável para o preenchimento de uma nova vaga.  E essa solicitação deve ser descrita pelo setor responsável.

Definição do Perfil da Função – Nessa requisição devem constar as exigências da vaga. Detalhes envolvidos no documento que dependem do grau de sofisticação existente na área de RH (recursos Humanos) (CHIANENATO, 2009);

Escolha do Tipo de Recrutamento – Para Aires (2007) há cinco tipos de recrutamento: recrutamento interno, recrutamento externo, recrutamento misto, recrutamento on-line e os assessment centers. Estes tipos de recrutamento apresentam prós e contras, desse modo, é determinante ao gestor e a área de gestão de pessoas uma analise para escolher a melhor opção para a empresa. Para determinado tipo de cargo são eficazes outras fontes de recrutamento. (GUIMARÃES & ARIEIRA, 2005).

2.1-TIPOS DE RECRUTAMENTO.

Recrutamento Interno: O recrutamento interno é realizado dentro da própria organização com a realização do remanejamento de algum funcionário por meio de uma acessão profissional. Esta maneira de recrutamento envolve a transferência de pessoal de posição para a outra, acessão de cargos, mudança de pessoal para outro setor, planos de carreias e desenvolvimento profissional (CHIAVENATO, 2009).

 RECRUTAMENTO INTERNO.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Mais rápido e econômico;

Exige potencial de desenvolvimento dos candidatos para futuras promoções;

Maior validade e segurança;

Pode gerar conflitos de interesses entre os funcionários;

Maior motivação para o pessoal;

Pode gerar atitudes negativas dos funcionários não escolhidos;

Aproveita investimentos de treinamento;

Pode conduzir ao “princípio da incompetência” de Peter;

Proporciona encarreiramento;

Pode conduzir a uma progressiva adaptação e bitolamento das pessoas;

Promove lealdade à empresa;

Não pode ser exclusivo, pois limita e cerceia o capital humano da empresa;

Desenvolve espírito sadio de competição entre os funcionários;

Não permite renovação dos recursos humanos;

Dá valor à prata da casa.

Não permite absorção do know-how de empresas concorrentes ou outras empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com