TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECRUTAMENTO E SELEÇÂO

Por:   •  12/11/2018  •  Resenha  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC[pic 1][pic 2]

UNIDADE CHAPECÓ

CURSO DE ________________

[pic 3]

NOME

RECRUTAMENTO E SELEÇÂO

CHAPECÓ/SC

2013


INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado mundial vem passando por muitas alterações, avanços tecnológicos e ofertas de produtos proliferam-se de forma surpreendente, tornando os clientes cada vez mais seletivos e exigentes. Em uma economia onde a concorrência entre as empresas não para de crescer. É preciso que os gestores estejam preparados para enfrentar a evolução do mercado trazendo benefícios.[pic 4]

A empresa precisa estar atenta as novas tecnologias, fazer da qualidade e da satisfação dos clientes uma necessidade e não apenas um diferencial, proporcionando a empresa competitividade e consequentemente, o desenvolvimento. Em busca de alcançar estes itens uma das tarefas a serem realizadas é a contratação de funcionários com perfis condizentes com a realidade da empresa.

Assim destaca-se a importância das tarefas de seleção e recrutamento, haja vista que através delas os gestores já podem direcionar suas escolhas optando por funcionários e colaboradores capacitados e que venham a somar com a empresa. Selecionar e recrutar torna-se uma tarefa imprescindível para as empresas que visam a otimização do tempo e a qualidade nos serviços prestados.

        

  1. SELEÇÃO  E RECRUTAMENTO

Ao utilizar as técnicas de seleção e recrutamento de forma correta os gestores proporcionam à organização desenvolvimento e funcionários comprometidos, que estejam capacitados para realizar as atividades propostas. Processos de recrutamento e seleção devem estar aliados a condições que proporcionem aos colaboradores desenvolvam-se colaborando com os objetivos da empresa.

O mercado competitivo ao qual estamos inseridos exige cada vez mais mão-de-obra qualificada, e está é uma das grandes dificuldades nos processos de recrutamento e seleção. Encontrar funcionários aptos e com qualificação torna-se uma tarefa difícil, desta forma  enfatiza-se a importância de conhecer os meios de recrutamento para poder alcançar resultados positivos, utilizando o que melhor adapte-se  as necessidades organizacionais.

Carvalho e Nascimento (2011) destacam meios de recrutamentos internos e externos. Sendo que os internos ocorrem dentro da empresa, proporcionando o crescimento profissional dos colaboradores  e os externos que são realizados na comunidade em geral. Dentre os meios de recrutamento externo destaca-se:

Anúncios da imprensa (jornais, revistas e etc.);  Escolas e universidades; Associações de classes e sindicatos; Recomendações de empregados da empresa; Agencia de emprego; Arquivos de candidatos que se apresentaram à empresa anteriormente; Mensagens em rádio e TV; Apresentação espontânea de candidatos; Intercambio de empresa. (CARVALHO E NASCIMENTO, 2011, p 94)

A opção por um outro meio de recrutamento estará relacionado com as necessidades da empresa. Sendo que cabe ao gestor analisar qual poderá trazer mais benefícios e agilidade a empresa. Na sequência das atividades, logo após a realização do recrutamento surge o processo de seleção e de acordo com Bohlander, Snell, Sherman (2009) a seleção é um método contínuo,  e a quantidade de etapas de seleção e suas sequencias podem modificar-se e alterar-se  conforma organização ou ainda de acordo com o tipo e o nível de cargos a serem preenchidos.

Na visão de  França e Arellano (2002) a seleção é a escolha dos candidatos mais adequada para organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise avaliação e comparação de dados. Assim, as etapas possíveis para um processo de  seleção envolvem  preenchimento de formulários de solicitação de emprego, entrevistas, testes, exames médicos e investigações de sua formação. Ressaltando que todas as etapas a serem desenvolvidas precisam estar de acordo com padrões éticos aceitos e coerentes com os dispositivos legais existentes.

Neste sentido Nascimento (2009, p. 110) afirma que:

 [...] todas e quaisquer informações obtidas neste procedimento de avaliação devem ser relacionadas apenas com as atividades profissionais do trabalhador e com o objeto de sua prestação de serviços. Trata-se, portanto, de nítido e legítimo limite imposto pela ordem constitucional ao limite de alcance do exercício do poder diretivo do empregador.

Diante destas colocações teóricas é possível entender que a  seleção de pessoas funciona como um filtro que permite que apenas algumas pessoas selecionadas durante o processo de recrutamento ingressem na empresa. Sendo que as etapas de seleção vão indicar os mais adequados aos cargos existentes, visando proporcionar ou manter o rendimento esperado pelos gestores.

  1. INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO

É comum durante os processos de recrutamento encontrar candidatos com perfis parecidos  e condições equivalentes para  assumir os cargos disponíveis na organização, diante disso é realizados etapas de seleção que são direcionados para o cargo disponibilizado e as habilidades exigidas para ocupar a referida vaga.

Como já citado a ordem da realização do processo de  seleção não segue uma ordem fixa e podendo ser alterada conforme a percepção dos gestores desde que  obedeça os preceitos éticos. A fim de descrição das etapas optou-se no presente trabalho por uma possível ordem sugerida por França e Arellano (2002).

  1. ENTREVISTAS

As entrevistas caracterizam-se pela flexibilidade estrutural que possuem, várias formas de condução existem sendo que de acordo com Pontes (2006, p.24) diz: “A entrevista é uma técnica universal, sendo em muitos casos a única forma de seleção”. A sua realização pode ocorrer individualmente ou coletivamente podendo seguir um roteiro pré-estabelecido ou não.

Na maioria das vezes as perguntas são realizadas com o objetivo de  avaliar determinadas competências como perfil profissional, esclarecer fatos, impressões,  ou ainda confirmar ou rejeitar hipóteses que surgem.   Caracterizando-se como um dos processos mais utilizados as entrevistas devem ser  conduzidas  por profissionais   capacitados para conduzir este processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com