TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

Sumario:

Introdução                                                                                    Pag. 1

Como mudar um ambiente de trabalho para receber um funcionário com deficiência visual?                                                                                          Pag. 2 e 3

Entrevistando a pessoa com deficiência Visual.                          Pag. 3 e 4

Da Admissão                                                                                Pag. 5

Biografia                                                                                      Pag. 6

Introdução:

Este trabalho tem como visão mostrar o que é preciso para inclusão de um deficiente físico em uma organização.

Também podemos identificar recursos que podem ser utilizados para exerçam de cada atividade feita pelo portador de deficiência.

Como mudar um ambiente de trabalho para receber um funcionário com deficiência visual? 

O primeiro passo foi mudar a forma do processo de contratação para o carga que pretendemos preencher que seria Auxiliar de Escritório.

Umas das mudança é aplicativo Matvox. De modo geral, o Matvox  é uma calculadora científica programável desenvolvida para o deficiente visual que funciona em conjunto com o editor de texto Dosvox, programa de computador dotado de um sintetizador de voz que já possui mais de 30 mil usuários no Brasil. Sem nenhum outro aplicativo similar no mundo, o Matvox possibilitou aos deficientes “visualizarem” e solucionarem questões matemáticas das mais simples às mais complexas.

Decidimos implantar esse sistema pois hoje em dia a tecnologia é exencial em todas as empresas.

Trabalhador com deficiência visual, não somente naquele que é cego, como também naquele que tem baixa visão, acreditamos que esta deficiência específica é a que mais enfrenta barreiras para que um deficiente visual consiga um lugar no mercado de trabalho.

Também precisa ser abordada outra situação que, na nossa interpretação, não pode ser considerada valida ou consistente com a visão de inclusão descrita nas leis. Relaciona-se a alegação, por parte de muitas empresas, que o motivo de não contratarem pessoas com deficiência (especialmente a visual) é o fato de que, para estas empresas, estas pessoas tem um ritmo de produtividade menor, o que interferiria na produtividade geral da empresa.  Esta é mais uma consideração preconceituosa, sem base cientifica e que parte do mito de que tais pessoas não realizam as tarefas no ritmo normal devido a sua deficiência. 
Provavelmente, isto pode até vir a acontecer, mas dentre os verdadeiros motivos para tal, um é, principalmente, o fato de que estas pessoas não receberam os equipamentos e condições adequados para realizar de forma plena a atividade para a qual foram contratadas. 

É também muito importante ressaltar que a maioria das empresas não está pronta para receber um trabalhador com deficiência, não apenas na questão de adaptação do ambiente de trabalho para essas pessoas – com a adoção de equipamentos e infraestrutura dotadas de acessibilidade, bem como o treinamento de toda a equipe de trabalho para que eles possam se relacionar produtivamente com esse novo trabalhador – mas principalmente porque não há, de fato, entendimento das necessidades desses indivíduos por parte das empresas contratantes. Temos, portanto, que apesar das legislações de incentivo, não há, ainda, de se falar em ações efetivas para a inserção desses novos profissionais no mercado de trabalho. Ademais, verifica-se importante discutir as instalações físicas dessas instituições, haja vista geralmente não serem adaptadas para receber um trabalhador com deficiência, isto é, quando no momento da execução do projeto, não foram observadas regras de acessibilidade nos edifícios como: rampas para cadeirantes, elevadores com inscrições em Braille e sistema de voz, banheiros adaptados, etc., que são fundamentais para que uma pessoa cega, com baixa visão ou cadeirante possa ter acesso pleno ao seu local de trabalho.

Ainda existe muito preconceito em relação a este tipo de deficiência, além dos muitos tabus e de falsas premissas, os quais precisam ser eliminados.Isto só acontecerá, de fato, se a sociedade mudar sua forma de ver e julgar os deficientes, aprendendo a conviver e a aceitar as pessoas com deficiência como iguais. Mesmo hoje, com toda a tecnologia e informação existentes, grande parte das pessoas parecem não se importar, nem querer saber ou se envolver quanto a esta desigualdade. Ainda hoje o diferente é visto com desconfiança e superioridade, o que certamente não ajuda a melhorar a situação.  Cada pessoa tem um jeito diferente de ser e de realizar suas atividades e não é por isto que devemos considera-las como alguém inferior. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com