TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  23/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

        Este relatório tem a finalidade de apresentar as principais atividades e conhecimentos desenvolvidos durante o estágio realizado na empresa Associação Comercial e Industrial de Palestina, no período de 06 de agosto de 2016 até 06 de outubro de 2016, em serviço, complementando o curso de Administração de Empresas. Além disso, tem também por finalidade, apoiar o desenvolvimento profissional do aluno, em um contexto inexplorado. Possibilitando a compreensão sobre os processos administrativos evidenciados na organização.

        A consideração de todas essas informações certamente possibilitará uma expansão do conhecimento ao mesmo tempo em que permitirá uma visão da realidade, mostrando onde as teorias estão inseridas no processo. Os processos das atividades que são executadas foram definidos e apresentados, alinhados á disciplinas apresentada na universidade.

1 Perfil da Organização

1.1 Apresentação da empresa

A Associação Comercial e Industrial de Palestina - ME, vulgo ACIP, é uma entidade associativa sem fins lucrativos de pequeno porte, cujo faturamento anual é de 45 mil reais e despesas de 40 mil reais ao ano restando o faturamento liquido de apenas 5 mil reais. A empresa está situada á Rua Capitão Faria, 1,148, Centro na cidade de Palestina/SP. Foi fundada em 11 de Dezembro de 1987, tem como atividade principal a defesa dos superiores interesses da economia do Município, Estado e País.

1.2 Produtos e Clientes

Os principais serviços que a ACIP oferece são suporte ao comércio local, consultas aos órgãos de inadimplência e negociações de débitos de pessoas com cadastrado negativo. Os clientes-alvo são os proprietários de empresas que visam ter segurança em suas vendas e no seu negócio, assim como pessoas com dificuldades em pagar seus débitos e que buscam resguardar o que o cidadão tem de mais importante, seu nome. Geralmente os clientes-alvo estão localizados no próprio município. As necessidades e expectativas dos clientes-alvo é quanto à prestação de serviços da empresa, de contribuir para o sucesso na gestão dos negócios, e para os inadimplentes a negociação de divida a modo de facilidade de pagamento, o que é de total êxito dentro da organização.

1.3        Força de Trabalho

A empresa conta com membros do conselho executivo, conselho fiscal, auxiliar administrativa e secretária. No conselho executivo a empresa tem a força de trabalho do presidente, responsável por supervisionar as atividades da associação, autorizar pagamentos, convocar reuniões da diretoria, apresentar o balanço de contas anuais com o parecer do conselho fiscal e representante da associação em juizo e fora dele; Vice- presidente, compete á ele assumir e exercer as funções do presidente no caso de ausência ou vacância; Secretário, responsável em lavrar as atas das reuniões, elaborar relatórios e substituir o presidente e vice presidente em caso de ausência; Tesoureio, compete arrecadar as receitas, proceder cheques para pagamentos, zelar pelo recolhimento das obrigações fiscais e proceder a escrituração do livro caixa. Já no conselho fiscal a empresa conta com três membros responsáveis por fiscalizar a contabilidade da empresa. Além dos conselhos, a ACIP tem uma auxiliar administrativa que fica encarregada pela gerência, contabilidade, organização, controle da entidade e atendimento ao cliente e uma secretária prestadora de serviços que fica responsável por serviços de bancos, pagamentos e recebimentos de mesalidades e contas.

No gráfico abaixo, temos os percentuais por nível de escolaridade, de chefia ou gerenciais, e regime jurídico de vínculo da empresa.

[pic 1]

1.4        Principais insumos

Os principais insumos que a empresa utiliza são materiais de escritório como papel sulfite A4, caneta, lápis, entre outros; créditos de consultas no SCPC; conta telefônica e parceira com órgãos filiados ao SCPC (Boa Vista Serviços, Rede Verde Amarela e Facesp) para dar suporte as empresas associadas.

Para a garantia da qualidade dos fornecedores a empresa utiliza um processo de gestão com três etapas: seleção, qualificação e avaliação dos fornecedores, assim a organização garante a excelência nos processos de relacionamento com os mesmos e na geração de valor para a cadeia de suprimentos.

2 Descrição dos Macroprocessos da Organização

2.1        Principais Processos de negócio

Um processo de negócio é um conjunto de atividades ou tarefas estruturadas relacionadas que produzem um serviço ou produto específico (fornece uma meta particular) para seus clientes ou para um cliente particular.

Segundo Harrington, (1993),

        "processo é qualquer atividade que recebe uma entrada, agrega-lhe                     valor e gera uma saída para um cliente interno ou externo".


A tabela abaixo mostra os principais processos da organização:

Processos

Descrição sumária

Suporte ao comércio associado

Modalidade de assistência em que o usuário é atendido, como feita sua solicitação.

Consultas aos órgãos de inadimplência

Processo por meio do qual se faz a busca do usuário para ter acesso aos débitos registrados em seu CPF.

Renegociação de débitos

Modalidade de assistência em que o cliente é atendido e é feita a busca de restrições em seu nome e logo em seguida é feita uma renegociação da dívida para que o cliente posso  pagar da melhor forma possível.

2.2        Principais Processos de Apoio

Os processos de apoio são aqueles que dão suporte aos demais, contribuindo, assim, para o sucesso da organização, no objetivo de agregar valor para as partes interessadas.

A seguir podemos analisar os principais processos de apoio da ACIP:

Processos

Descrição sumária

Cadastro de Clientes

Departamento interno faz a conferencia dos usuários cadastrados e que fornecem todos os dados necessários para negativação de inadimplentes.

Contato com Clientes

Caso aja alguma restrição á ser feito, cuja a empresa não tenha o documento do inadimplente, há um contato com o usuário para o cadastro no sistema.

Divisão Financeira

Gerenciamento do fluxo monetário e de sistemas de informação e comunicação.

Marketing

Conquistar e manter os usuários para a instituição encantando-os e satisfazendo suas necessidades e desejos

3 Descrição do Setor de Trabalho

3.1        Denominação do setor de trabalho

O setor de trabalho de atuação é o atendimento ao publico e as empresas associadas. Onde são renegociados e informados débitos de inadimplentes, além de dar o suporte necessário para as empresas que solicitam apoio.

3.2        Principais processos e sequência de atividades        

  • Apresentação do Documento: Através da apresentação do CPF pelo usuário ou pela empresa associada são conferidos seus dados.
  • Separação de Títulos para negativação: Através de breve analise é oferecido às empresas associadas às opções de registro no SCPC.
  • Cálculo das Custa: Após breve analise do título é informado ao usuário ou a empresa associada seus devidos valores para registro.
  • Cadastro: É realizado através de pedido de empresas que desejam se associar a ACIP.
  • Pagamento das Custas: Após seu cadastro a empresa passa a receber os boletos mensais dos serviços usufruídos, já os usuários fazem o pagamento logo após a realização do serviço prestado.

  1. Produtos resultantes dos processos

  • Registro de Inadimplentes: Registro que deixa o inadimplente inativo para comprar e/ou fazer operações financeiras.
  • Notificações: É o ato através do qual se pode dar conhecimento da divida e um meio de cobrança/aviso de débito.
  • Renegociação de Débito: É um programa da ACIP que renegocia dividas.
  • Assistência á associados: É realizadas promoções em datas festivas para movimentar as vendas do comércio, apoio em assuntos judiciais e negativações de clientes inadimplentes.

3.4 Clientes dos produtos resultantes (internos ou externos)

Os clientes dos produtos resultantes são empresas de todos os seguimentos que estão praticando o ato de vender e as pessoas que querem ter o conhecimento ou renegociar dividas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (145 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com