TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO

Por:   •  11/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO – OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

SEMESTRE 2019.3 EAD

Aluno (a): Alberto Henrique Souza Ferreira

Matrícula: 201506912699

Empresa: Polícia Civil do estado do Pará

Endereço da empresa: Avenida 16 de novembro, s/n, CEP 66.910-140, chapéu-virado (MOSQUEIRO)BELÉM – PA

Telefone da empresa: 91 3771 – 1414

Site/e-mail da empresa: mosqueiro@policiacivil.pa.gov.br

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

  • Função exercida: Estagiário / Auxiliar Cartorário

  • Descrever o processo de trabalho indicando as atividades desempenhadas: I – Auxiliar a Participação do Escrivão Chefe Cartorário na formação de inquéritos policiais e procedimentos administrativos, sob a presidência da autoridade policial competente;

II – Expedir, mediante requerimento deferido pela autoridade policial competente, certidões e translados;

III – Auxiliar de maneira pró-ativa as tarefas administrativas atinentes à atividade cartorária;

IV – Auxiliar na organização e controle de guarda de objetos apreendidos, dando-lhes destinação legal, de acordo com a determinação da autoridade competente, bem como a escrituração dos livros de registro prisional;

V – Manter o controle do inventário dos bens patrimoniais da Unidade Policial, promovendo carga e baixa dos mesmos.

  • Apresentar fluxo ou mapeamento das atividades desenvolvidas: Durante o período de estagio, as atividades estavam voltadas para controle e organização de arquivos como ofícios, memorandos, certidões, inquéritos policiais, requisições e todo e qualquer tipo de documento de interesse e responsabilidade desta seccional. Além de atualizar os lançamentos nos livros de registros de procedimentos Policiais (ex. entrada e saída). Guarda de materiais e expedição destes para o órgão policial competente. Produção de documentos oficiais para auxiliar o chefe cartorário nas comunicações internas e externas. Controle e manuseio de protocolos de tramitação de documentos. E principalmente atendimento do publico dando direcionamento, auxilio e orientação.
  • Período de tempo que desenvolveu ou desenvolve a atividade: As atividades são desenvolvidas de segunda-feira a sexta-feira de 8 h às 14 h. As atividades tiveram início no dia 01 de julho de 2019 e se estenderão até 30 de junho de 2020.

B) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO

  • Missão da empresa: A Polícia Civil, instituição permanente, auxiliar da Justiça Criminal e necessária à defesa do Estado e do povo, exerce, com exclusividade, as funções de Polícia Judiciária do Estado, ou seja, investigatória policial, e a apuração das infrações penais, exceto as militares. Órgão da administração direta, a instituição possui autonomia administrativa e funcional, bem como, dispõe de dotações orçamentárias próprias, conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado. A Polícia Civil também atua na prevenção da ordem pública e dos direitos dos cidadãos; no combate eficaz da criminalidade e da violência; na manutenção de estreito e constante intercâmbio de caráter investigatório e judicial entre as repartições e organizações congêneres; na promoção do recrutamento, seleção, formação, aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional e cultural do policial civil; na colaboração com a Justiça Criminal, providenciando o cumprimento dos mandados de prisão expedidos pelas autoridades judiciárias; no fornecimento de informações necessárias à instrução e julgamento dos processos; na realização de diligências fundamentalmente requisitadas pelo juiz de Direito e membros do Ministério Público nos autos do inquérito policial; na organização e execução do cadastramento da identificação criminal e civil, através dos processos de impressões papiloscópicas, e na fiscalização de diversões públicas, através da expedição de alvarás, mediante pagamento de taxas decorrentes do exercício de Polícia.

  • Contribuição das atividades desenvolvidas por você para o alcance dos objetivos organizacionais.

Haja vista a missão da instituição, atuando como auxiliar cartorário (estagiário), e desempenhando as atividades preestabelecidas pelo chefe cartorário de maneira eficiente, consigo intermediar os processos de diversas fases das atividades específicas deste departamento, garantindo e mantendo a ordem padrão das tramitações dos processos do campo de trabalho agindo sempre com proatividade.

C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE

  • Tipos de treinamentos e orientações: No próprio local de trabalho pelo supervisor, por outro membro da equipe; cursos fora do local de trabalho.

As orientações são direcionadas diretas pelo diretor desta seccional, onde ele delega as funções para seus subordinados, sendo um deles  o chefe do cartório desta seccional o qual trabalho diretamente dando auxilio devido, identificadas as instruções delegadas pelo diretor o chefe cartorário estabelece as tarefas que devo executar ao longo da semana. Durante o período de estagio, recebi várias instruções e orientações, entre estes, como entra e sair de sistemas de banco de dados bem como o manuseio dos sistemas e pesquisas uteis, instruções do manuseio de livros de registros, orientações de produção e redação de documentos de comunicações oficiais e outros.

D) RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS

O local das atividades do estagio dispõe de computadores, impressoras, escanes, e telefone como equipamentos que são utilizados constantemente para a execução das tarefas, entre outros recursos como livros, protocolos, pastas de arquivos diversos, e todos os materiais uteis de escritório para melhor desempenho das atividades. Vale ressaltar que a maioria dos recursos utilizados no processo de trabalho não dispõem de manuais, mas de instruções e orientações diretas do orientador.

E) RESULTADOS ESPERADOS EM RELAÇÃO AS SUAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMPRESA:

  • O que é esperado pela empresa em relação as atividades que você desempenha?

Devido a grande demanda dos processos das atividades, como é o caso das fases de tramitações da produção de inquéritos policiais a fim de apurações de fatos investigativos, espera-se que nas diversas tarefas existentes eu consiga ser o elo de auxílio e integração, sendo capaz de solucionar no tempo hábil o ordenado pelas chefias encarregadas. Um exemplo deste processo de algumas destas atividades é quando recebemos uma avalanche de documentos oficiais de comunicações exigindo informações e respostas imediatas, e temos que dar retorno com maior brevidades possível, muitas das vezes, são ordenados de autarquias (com promotores, juízes) solicitando instaurações de inquéritos e cumprimentos de diligências. E todos estes documentos de comunicação devem ser respondidos com maior brevidade possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (236 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com