TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1][pic 2]

superior de tecnologia em gestão ambiental

ADRIANO LUIZ DE FRANÇA

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

[pic 3]

PALMARES

2014

ADRIANO LUIZ DE FRANÇA

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Trabalho apresentado ao Curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o trabalho interdisciplinar individual , 3º Periodo.

Professores. Rinaldo Lima, Jossan Batistute, Vania Machado, Cláudia Cardoso M. Napoli, Ana Céli Pavão.

Tutora. Luiza Omena

PALMARES

2014

SUMÁRIO

  1. Introdução..................................................................... 04
  1. Relevância do Planejamento dos Processos de RH.................................................................................. 05
  1. Considerações Finais..................................................... 12

     4. Referências....................................................................... 13

INTRODUÇÃO

O crescimento que se encontra a economia do país hoje faz com que as empresas busquem autonomia, e com isso, o crescimento das mesmas se torna notável, a busca por produtos e serviços aumenta consideravelmente e obrigar as organizações a implantar sistemas e métodos para manutenção de seus colaboradores e aquisições de novos funcionários.

É preciso perceber as limitações e a necessidade de mudar, e ter a audácia para inovar buscando melhoria com eficiência nos serviços ofertados. Toda organização para alcançar seus objetivos da maneira mais significativa, se concentra com maior interesse nos recursos que lhe são mais complicados, difíceis e escassos, sem perder a preocupação com a atenção dada nos recursos mais fáceis e abundantes.

Há alguns anos atrás os recursos humanos, constituíam o exemplo típico de recursos fáceis e numerosos, porém, com o crescimento imediato da industrialização provocado em alguns centros urbanos, a situação sofreu uma notável mudança, colocando as pesquisas e preocupações com os colaboradores acima de muitas outras situações.

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

 A descrição de Cargos é o processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o torna distinto de todos os outros cargos existentes na organização. A definição das atribuições ou tarefas do cargo, a periodicidade da execução, os métodos empregados para a execução dessas atribuições ou tarefas, os objetivos do cargo.

Definir os cargos na organização é também o caminho para se detalhar a remuneração do colaborador, pois a partir dele temos o conhecimento da função de cada um nos seus respectivos cargo, como deve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se o valor justo para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exigido e ambiente de trabalho.

Nesta demonstração de como seria a organização de dois respectivos cargos em uma Empresa, serão descritos os cargos de Gerente Administrativo e Auxiliar de Cozinha I.

 GERENTE ADMINISTRATIVO - Administrar organizações: administrar materiais, recursos humanos, patrimônio, informações, recursos financeiros e orçamentários; gerir recursos tecnológicos; administrar sistemas, processos, organização e métodos; arbitrar em decisões administrativas e organizacionais.

Atribuições do Gerente Administrativo: Atribui – se ao mesmo elaborar planejamento organizacional, participar na definição de para quem e por que a instituição vai trabalhar analisar e organizar no contexto externo e interno, identificar oportunidades e problemas, definir estratégias, apresentar proposta de programas e projetos, estabelecer metas gerais e específicas, avaliar viabilidade de projetos, identificar fontes de recursos, dimensionar amplitude de programas e projetos, traçar estratégias de implementação, reestruturar atividades administrativas, promover estudos de racionalização, analisar estrutura organizacional, levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos, diagnosticar métodos e processos, descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços, elaborar normas e procedimentos, estabelecer rotinas de trabalho, revisar normas e procedimentos.

  • O gerente administrativo deve contar em seu currículo com o curso superior na área ou afim, tendo já alguma experiência de no mínimo 6 a 12 meses desenvolvendo praticas administrativas.
  • Requisitos Essenciais como personalidade discreta e a cortesia, responsabilidade, descrição em assuntos confidenciais e jeito para obter a cooperação dos outros.
  • Caráter discreto e responsabilidade além de boa redação, fluência oral, capacidade de planejar, organizar, comandar, controlar e coordenar, raciocínio rápido e abstrato, capacidade de adaptar-se a novas situações são requisitos primordiais exigidos pelas organizações.
  • No organograma da empresa ou organização encontra-se logo abaixo da gerencia Geral, no mesmo nível dos outros cargos de gerencia, no entanto com tarefas, atribuições e função diferenciadas, e não possui subordinados diretos.
  •  Tendo condições de trabalho normal de escritório, trabalhando geralmente em sala individual.

AUXILIAR DE COZINHA I - Preparar os alimentos, observando os métodos de cozimento e padrões de qualidade. Auxiliar na organização e supervisão dos serviços de cozinha.

Atribuições de um Auxiliar de Cozinha: Coordenar as atividades que dizem respeito ao preparo das refeições. Preparar as refeições sob a supervisão de um nutricionista atendendo aos métodos de cozimento e padrões de qualidade dos alimentos. Auxiliar a servir lanches e refeições. Auxiliar na higienização de louças, utensílios e da cozinha em geral. Zelar pela conservação dos alimentos estocados, providenciando as condições necessárias para evitar deterioração e perdas. Participar de programa de treinamento, quando convocado. Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática. Executar outras tarefas compatíveis com as exigências no que diz respeito da função que exerce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com