TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento e Seleçao

Por:   •  1/4/2015  •  Resenha  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: MARIA DE FATIMA SILVA DANTAS

RA:9897534780

AGREGANDO VALOR PARA A ORGANIZAÇÃO: COMO OTIMIZAR DECISÕES DE CONTRATAÇÃO.

                  Dimensionar bem o quadro de pessoal é um fator essencial, considerando as consequências que podem advir do excesso de empregados para as organizações. As decisões de contratação pessoal são estratégicas, pois em  função dela a organização diporá ou não de competências profissionais necessárias . É muito comum a tradicional justificativa de falta de pessoal, mas será que esta é realmente a única causa de para os problemas de desempenho? O desempenho de uma unidade é influenciado por diversos fatores relacionado à natureza e gerenciamento dos processos de trabalho e de gestão de pessoa.

                 A partir do direcionamento estratégico da organização, expresso pela visão, objetivos estratégicos e indicadores de desempenho, identificou-se as competências essências da organização desdobrando-as em competência profissionais. O ideal é que a área de RH participe ativamente do planejamento estratégico da organização.  Mesmo quando a organização não trabalha com planejamento estratégico  é possível antecipar necessidades de pessoal com base em planos de ação da organização e de seus setores, identificando as atividades e projetos que serão desenvolvidos no período e seus impactos sobre recursos humanos. 

                 A outra forma de se identificar necessidades de pessoal e a partir da analise de relatórios que disponibilizam informações e dados que possam servir de subsidio para planejamento de pessoal, tais como: previsão de aposentadorias, licenças e indicadores como taxa de roto atividade, licenças, e outras. A contratação não é a única maneira de se atender as necessidades de pessoal, identificadas proativa ou reativamente. Pode-se pensar em alternativas, que implicam menores custos e valores do capital humano da organização. Muitos fatores de insatisfação se relacionavam com a inadequação do perfil do empregado ao tipo da organização.

                 Na lógica de flexibilização do processo de produção, por meio decrescente da estratégia de terceirização, verifica-se que as empresas tendem a se concentrar em seus processos de produção, identificados como essenciais ou que agreguem valor. Dessa forma a terceirização de serviços vem sendo utilizada como uma estratégia por muitas organizações que buscam concentrar seus esforços nas competências essências, tendo em vista imprimir maior produtividade, qualidade nos serviços oferecidos e competitividade no mercado. É crescente o numero de organização que optam hoje pela terceirização na área de RH, podendo esta incidir sobre as atividades de administração de pessoal, como folha de pagamento, cadastro etc... e também na gestão de Rh, que envolve atividades de treinamento, seleção, avaliação etc. Da mesma forma, o numero de consultorias que  oferecem serviços especializados na área de RH vem crescendo de forma explosiva, como resposta à expansão desse nicho de mercado. Sabe se que todo o processo de terceirização costuma, inicialmente, ser visto como uma ameaça para os técnicos que atuam na área e ate mesmo para os clientes de alguns processos.

                Nos casos em que a terceirização resultou em enxugamento de pessoal na área, os cortes não foram muito significativos, em função de todas as expectativas que um projeto de terceirização pode criar e dos focos resistência que possam surgir internamente na organização. Entende-se como captação e seleção on line quaisquer ferramentas ou sistemas que utilizam  a internet para coletar informações sobre os candidatos. Para os candidatos, o recrutamento e a seleção online trouxeram em um primeiro momento, facilidades como: maior numero de oportunidades pra fazer suas escolhas profissionais, maiores informações sobre empresas e os cargos, segurança quanto ao recebimento dos currículos pelas empresas, possibilidade de candidatarem-se a vagas fora do país. O sofrimento do candidato começa depois que eles encaminham pela internet seu currículo. Algumas empresas enviam somente uma mensagem automática de que o currículo foi recebido e informa quanto tempo ele ficará no banco de dados. A busca por candidatos utilizam palavra chave, e ainda muito utilizada não é uma forma eficiente para fazer triagem dos mais alinhados como o cargo e a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com