TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento e Seleção

Por:   •  5/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.812 Palavras (24 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

FACULDADES INTEGRADAS PITAGORAS DE MONTES CLAROS               CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

        

TREINAMENTO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS VAREJISTAS DO SEGMENTO DE VESTUÁRIO EM

MONTES CLAROS - MG

ELLISE RAMOS NOGUEIRA

MAIRA ANTUNES LOPES

Ms. VANIA SILVA VILAS BOAS VIERA LOPES

MONTES CLAROS – MG

NOVEMBRO/ 2015

ELLISE RAMOS NOGUEIRA

MAÍRA ANTUNES LOPES

TREINAMENTO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS VAREJISTAS DO SEGMENTO DE VESTUÁRIO EM

MONTES CLAROS - MG

ARTIGO DA PESQUISA FINAL DE GRADUAÇÃO APRESENTADA ÀS FACULDADES   INTEGRADAS PITAGORAS DE MONTES CLAROS, COMO PARTE DAS EXIGÊNCIAS CURRICULARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PARA A APROVAÇÃO DO TFG.

  APROVADO EM:                      

Vania Silva Vilas Boas Vieira Lopes

Prof (orientador(a)


TREINAMENTO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS VAREJISTAS DO SEGMENTO DE VESTUÁRIO EM

MONTES CLAROS - MG

                                                                                             NOGUEIRA ellise ramos¹

LOPES maira antunes

LOPES vania silva vilas boas viera²

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo avaliar a importância do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores para o bom desempenho organizacional. O treinamento é um processo que utiliza técnicas e procedimentos voltados para mudança e aperfeiçoamento no comportamento dos colaboradores, afim de aumentar o desempenho dos funcionários da empresa.Por sua vez, o desenvolvimento da organização está diretamente relacionado à sua capacidade de desenvolver pessoas e ser desenvolvida por pessoas. A investigação deste estudo baseou-se em uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativa e qualitativa. O instrumento de coletas de dados foi o questionário semi-estruturados. Os achados da pesquisa apontam que o aprendizado do trabalho vem sendo cada vez mais relevante, fato que leva ao investimento ao treinamento.

Palavras-Chave: Treinamento. Desenvolvimento. Organização. Colaboradores. Processo Educativo.

----------------------

  Acadêmicas Administração – FIPMoc – Faculdades Integradas Pitágoras²

²  Professora FIPMOC / e do Departamento de Ciencias Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros.

ABSTRACT

The present study has as objective to evaluate the importance of the training and development of collabotors for the good organizational performance in the vision of the company and its employees. Training is a process that uses techniques and procedures facing change and improvement in the behavior of the collabotors, in order to increase the performance of the company's employees. In turn, the development of the organization is directly related to their ability to develop people and be developed by people. The research in this study was based on a descriptive research, of quantitative and qualitative character. The instrument of data collection was a semi-structured questionnaire. The research findings indicate that the learning of the job being increasingly relevant, fact that leads to investment Training



Key words: training, development, organization,Collaborators, educational process.

1. INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais dinâmico e competitivo, por conseguinte as empresas têm buscado inovar. É muito importante que as empresas invistam na qualificação de seus funcionários, tendo em vista que no meio de tanta competitividade, o grande diferencial e o maior patrimônio das organizações são as pessoas. Investir em Treinamento e Desenvolvimento é investir no lucro da empresa,  levando em conta que o mundo dos negócios se encontra em um cenário   globalizado, onde há grandes atribulações, torna-se fundamental estimular o desenvolvimento do desempenho de seus funcionários, a fim de consolidar suas estratégias e alcançar seus objetivos.

Tendo em vista a grande expansão comercial, as empresas estão em constantes transformações, dessa maneira é importante que os trabalhadores consigam acompanhar esse ritmo acelerado de mudança. O programa de treinamento é um processo onde as pessoas desenvolvem competências para se tornarem mais produtivas. Ao investir em treinamento ela estará habilitando, e “reciclando” seus funcionários, e conseqüentemente obtendo uma melhoria na qualidade do serviço e alcance de seus objetivos, uma vez que capacitar funcionários, é a garantia da empresa em oferecer aos seus clientes um produto ou/e serviço de maior qualidade.

Para ser bem-sucedida, é necessário que a organização seja ágil e inovadora, visando sempre a satisfação e fidelização de seus clientes. Para obter bons resultados, não basta manter um grande quadro de funcionários, é preciso ter funcionários qualificados, e para que isso ocorra é importante que a empresa dê aos seus colaboradores, um programa de treinamento e desenvolvimento.

Tendo em vista a realidade do mercado, um questionamento direcionou o percurso desta pesquisa: Qual a visão da empresa e de seus funcionários quanto à importância do treinamento para o bom desempenho organizacional?

Para nortear a investigação formulou-se o objetivo geral da pesquisa que é: Avaliar a importância do treinamento e desenvolvimento, dos colaboradores para o bom desempenho organizacional, na visão da empresa e de seus funcionários. Seguido dos objetivos específicos, que são complementares e fundamentais:

a) Verificar se os treinamentos impactam positivamente para o desempenho profissional; b) Conhecer as formas de treinamentos oferecidos pelas empresas; c)Verificar o grau de importância definida pelos colaboradores das empresas sobre a realização e participação em treinamento para seu desempenho profissional; d) Verificar se os colaboradores possuem dificuldades para realização de suas atividades  e se elas estão relacionadas a falta de treinamento. Descrever como a qualificação profissional influência nos resultados organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (328.8 Kb)   docx (96.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com