TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento e Seleção .

Por:   •  2/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 4 em grupo

A importância dos processos seletivos para as empresas.

O planejamento de pessoal é uma ferramenta que permite que as organizações tomem decisões sobre contratação de pessoal mais acertada. Se realizado de maneira proativa, ele fornece uma boa visibilidade do quantitativo de profissionais e das competências necessárias.

O modelo de gestão por competência é um referencial bastante utilizado para se planejar necessidades de pessoal.

A partir do direcionamento estratégico da organização, expresso pela visão, missão, objetivos estratégicos e indicadores de desempenho, identificam-se as competências essenciais da organização desdobrando-as em competências profissionais. A partir daí, é realizado um diagnóstico para identificar os gaps de competências, comparando-se as necessárias e as já existentes na organização, tomando-se a decisão de desenvolvê-las internamente ou captá-las no mercado de trabalho. Essa forma de antecipar necessidades requer que a área de RH trabalhe muito integrada com a área de planejamento da empresa. O ideal é que o RH participe ativamente do planejamento estratégico da organização, ao invés de somente ser informada das necessidades de pessoal após sua realização; agindo-se dessa forma o impacto das estratégias nas necessidades de pessoal poderá ser utilizado como mais um critério para definir os ramos da organização.

Não é possível antecipar todas as necessidades de pessoal, algumas aparecem em função de fatores contingenciais e sazonais que podem surgir a qualquer momento. Nesses casos, as solicitações de pessoal encaminhadas pelos gestores a real necessidade da contratação.

A contratação não é a única maneira de se atender ás necessidades de pessoal identificadas proativa ou reativamente. Pode-se pensar em alternativas, que implicam menores custos e valorização do capital humano da organização, tais como: treinamento, transferências, formação de equipes de trabalho temporárias para realização de tarefas especificas, rodízios etc.

Mesmo quando se decide que a contratação de pessoal é necessária, ainda é pertinente verificar a melhor modalidade de contratação para o cargo: tempo indeterminado, temporária, prestação de serviços, consultoria ou terceirização de serviços.

Definindo-se o tipo de contratação, escolher a melhor estratégia de captação, se externa ou interna. Esta última proporciona oportunidade para que os colaboradores da organização se desenvolvam e cresçam profissionalmente.

Sugestões de trabalho prático:

A) Como sua organização identifica necessidades de pessoal? Quais os indicadores que utiliza?

 Foram feitas pesquisas qualitativas, embasadas bibliograficamente através de livros, artigos, dissertações, teses, dentre outros. Desta forma foi criado uma avaliação de desempenho interpessoal baseada em feedback e em relatos informados pelos gestores.

 Indicadores: autoconhecimento, aumento da produtividade, bonificação para os empregados   que se destacam melhoramento no relacionamento interpessoal, promoções.

B) Discuta com o seu grupo quais as ações que área de RH deve tomar logo que recebe um pedido de preenchimento de vagas. Dê três exemplos de ações.

 As ações que a área de RH deve tomar assim que receber um pedido de preenchimento de vaga, é a coleta de informações sobre o cargo, a descrição do cargo, requisição pessoal, pesquisa de mercado e incidentes críticos.

C) Faça uma pesquisa na internet, levantando os tipos de serviços oferecidos pelas empresas em RH, na área de captação e seleção de talentos (consulte pelo menos seis empresas).

Impacto Now Prestadora de serviço

Mais que uma simples busca de profissionais, o serviço de recrutamento e seleção da Impacto Now, busca identificar com precisão o profissional adequado à exigência do perfil da vaga.
Com um extenso banco de dados, a Impacto Now visa o comprometimento para atender às necessidades dos clientes disponibilizando profissionais qualificados.

IARJ – INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

O Instituto de Administração do Rio de Janeiro – IARJ – está desde 1999 no mercado oferecendo cursos e treinamentos de capacitação e qualificação profissional, além de programas de pesquisa e pós-graduação. Apoiando-se nesta expertise, o IARJ hoje oferece também serviços de Consultoria em Captação de Talentos e Treinamento e Desenvolvimento.

RH Solution

Desenvolvendo soluções Gerando Resultados

A RH Solution é uma empresa de consultoria dedicada essencialmente à área de Recursos Humanos, especializada em Recrutamento & seleção de executivos, Outplacement e Consultoria em Gestão de talentos. Investimos na personalização e na qualidade, procuramos abranger um amplo leque de serviços, para que possamos apoiar nossos clientes na gestão de seus Recursos Humanos.

Case Consultores

Recruta e seleciona desde profissionais especializados até executivos, identificando perfis que estejam alinhados com a cultura, visão, missão, valores e estratégias da empresa.

Oferece moderna infraestrutura e alta tecnologia, buscando atender as necessidades das empresas de diferentes segmentos do mercado e regiões.

Conta com uma equipe de especialistas em hunting e psicólogos, auxiliando as empresas na identificação e avaliação das competências técnicas e comportamentais dos candidatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com