TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento e Seleção

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.441 Palavras (14 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Neste trabalho aborda-se a importância do setor de Recrutamento e Seleção e disponibiliza aos interessados, administradores, profissionais da área, as diversas maneiras de recrutar e selecionar. Há necessidade de se analisar o cargo, preparar-se para a entrevista, verificar quais testes identificarão os aspectos desejados.

Nos processos de Recrutamento e Seleção deve haver por parte do entrevistador, conhecimento da vaga, requisitos básicos definidos, além de total conhecimento sobre a cultura da organização. Para a vaga ser preenchida necessita-se da calma e paciência por parte dos solicitantes, para que uma boa contratação seja feita e alcance o resultado esperado.

O setor de Recrutamento e Seleção é de extrema importância e possui grande responsabilidade dentro da organização, pois é o setor que tem o primeiro contato com o futuro colaborador. Devido à importância deste setor na organização reúne-se a visão de alguns autores nesta pesquisa bibliográfica. Este estudo tem como objetivo contribuir para maior entendimento e conhecimento do setor, mostrando desde opções na forma de contratar até a eficácia de uma contratação.

Recrutar é reunir, convocar e selecionar pessoas para um determinado fim. A área de recrutamento tem esta função dentro de uma empresa.

A empresa anuncia a vaga no mercado e atraem candidatos para disputá-la, este mercado pode ser interno (com funcionários de dentro da empresa), externo (buscando pessoas de fora) ou uma combinação dos dois.

Mercado de Trabalho: é formado pelas vagas que são oferecidas pelas empresas.

Mercado de Recursos Humanos: formado pelos profissionais que estão em busca de novas oportunidades.

A junção entre mercado de trabalho e mercado de recursos humanos causa impacto tanto nas atividades de recrutamento quanto nos candidatos e atuais funcionários da empresa.

As empresas adotam políticas e práticas visando valorizar seus Recursos Humanos, desenvolvendo bons planos de carreira e bons pacotes de remuneração e benefícios.

Os candidatos que participam de um processo seletivo podem ser vindos de duas fontes: o recrutamento interno e o recrutamento externo.

Recrutamento interno: as vagas são preenchidas pela seleção dos próprios funcionários da organização, através de transferências e promoções.

Recrutamento externo: as vagas são preenchidas com novas admissões, exigindo um processo seletivo mais esmerado.

O processo ideal de recrutamento é a combinação destes dois métodos. As empresas estão constantemente fazendo recrutamento através de transferências, demissões, admissões, promoções e adequações que envolvam o quadro de funcionários.

Palavras-Chaves: 1- Recrutamento; 2- Seleção; 3- Organização

INTRODUÇÃO

O QUE É RECRUTAMENTO

Atrair do mercado de trabalho uma quantidade suficiente de pessoal potencialmente qualificado a ocupar cargos dentro da organização, para suprir a "seleção".

As Etapas Do Processo De Recrutamento

1. Determinação das necessidades de mão-de-obra

O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. O recrutamento requer um cuidadoso planejamento, que constitui uma seqüência de três fases:

- O que a organização precisa em termos de pessoas (pesquisa interna);

- O que o mercado de recursos humanos pode oferecer; e

- Quais as técnicas de recrutamento a aplicar.

O planejamento do recrutamento tem a finalidade de estruturar o sistema de trabalho a ser desenvolvido.

A pesquisa interna é uma verificação das necessidades da organização em relação as suas carências de recursos humanos, a curto, médio e longo prazos. O que a organização precisa de imediato e quais são seus planos futuros de crescimento e desenvolvimento, o que certamente significará novos portes de recursos humanos. Esse levantamento interno não é esporádico ou ocasional, mas contínuo e constante e deve envolver todas as áreas e níveis da organização.

- Responsabilidade do recrutamento

O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. O início do processo de recrutamento depende de decisão de linha. Em outras palavras, o órgão de recrutamento não tem autoridade de efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida. Como o recrutamento é uma função de staff, suas providencias dependem de uma decisão da linha, que é oficializada através de uma espécie de ordem do serviço, geralmente denominada “requisição de empregado” ou “requisição de pessoal”. Trata-se de um documento que se deve ser preenchido e assinado pelo responsável que pretende preencher alguma vaga em seu departamento ou seção.

Os detalhes envolvidos no documento depende do grau de sofisticação existente na área de recursos humanos, quanto maior a sofisticação, menores os detalhes que o responsável pelo órgão emitente deverá preencher no documento. Quando o órgão de recrutamento recebe a requisição de pessoal, verifica se existe algum candidato adequado disponível nos arquivos, caso contrário, deve recrutá-lo através das técnicas de recrutamento mais indicadas no caso.

2. Fontes de recrutamento

Na maioria das vezes, as fontes de recrutamento são consultadas conjuntamente, dependendo da urgência e recursos disponíveis. Contudo, uma política de recrutamento contínua reduz significativamente os custos do processo:

- Escolas de nível médio, superior e centros de integração empresa-escola;

- Entidades de seleção;

- Indicação dos próprios empregados da empresa;

- Anúncios e editais em jornais e outros órgãos informativos;

- Conferências e palestras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com