TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  21/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.193 Palavras (13 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE BACHARELADO EM HOTELARIA

LORENA REZENDE GOMES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – POUSADA BRASIL

SEROPÉDICA, RJ

2018

LORENA REZENDE GOMES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – POUSADA BRASIL

Relatório de estágio apresentado como requisito para aprovação nas AA481 e AA482.

Orientadora: Prof. Msc. Stella Magaly de Andrade Souza

SEROPÉDICA, RJ

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

CARACTERIZAÇÃO DA CONCEDENTE DO ESTÁGIO4

ÁREA DE ATUAÇÃO6

EMBASAMENTO TEÓRICO7

PROCEDIMENTOS E MÉTODOS9

PROPOSTA9

CONCLUSÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO12

REFERÊNCIAS13


INTRODUÇÃO

A formação acadêmica de um Bacharel em Hotelaria, conforme descrito no Projeto Pedagógico do Curso, deve haver uma relação entre o conhecimento teórico e as atividades práticas da profissão, com a supervisão de um professor orientador e um supervisor da empresa concedente. Esta prática sob orientação é uma forma de informar-se acerca das atividades que irá exercer em sua área de atuação escolhida, ao final da graduação.

O estágio foi realizado no setor de recepção e reservas da Pousada Brasil, em Seropédica. Este setor é o primeiro contado do hóspede com o meio de hospedagem, por conta disto, é imprescindível ter uma boa apresentação por parte do colaborador e da estrutura do local. O (a) recepcionista deve ser sempre cortês e prestativo (a), além de manter a recepção organizada e limpa, pois esses fatores proporcionam ao cliente a sensação de acolhimento, segurança, conforto e bem estar.

O estágio faz uma relação entre teoria e prática, pois nestas atividades os alunos compreendem tudo que foi estudado em sala de aula e, assim, começam a fazer a ligação entre a teoria e o cotidiano de uma organização. A cada atividade desenvolvida no estágio, pôde-se absorver os aprendizados de forma que haja uma evolução na visão operacional, tática e estratégica, e que assim, ter o embasamento necessário para perceber o que está por vir no futuro profissional na hotelaria.

1. CARACTERIZAÇÃO DA CONCEDENTE DO ESTÁGIO

A empresa concedente foi a Pousada Brasil (nome fantasia), CNPJ 07.167.879/0001-00, de razão social “Bellon Pereira Agência de Serviços e Hospedagem LTDA”, localizada na Rua Jairo Ramalho, 43, no Centro do município de Seropédica, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O meio de hospedagem é classificado como Pousada, sem ter filiação junto do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).

A Pousada Brasil foi fundada em 2005 por José Antônio Pereira, que trabalhava como pesquisador da Embrapa em Seropédica. O fundador da Pousada percebeu que a Universidade e a Embrapa traziam pessoas em busca de hospedagem durante a passagem por estes locais, o que o incentivou a investir seu capital na criação de um meio de hospedagem. No início do funcionamento da Pousada, existia apenas as Unidades Habitacionais, somente depois de um tempo percebendo as necessidades da demanda, que o Sr. José idealizou e criou novos espaços[1] para dar o conforto e receptividade de um meio de hospedagem.

Em 2013, o Sr. Ângelo da Rocha Jardim Reis, formado em Administração de Empresas pela Universidade Rural, foi contratado para auxiliar na organização, implantação de novos processos e na criação de uma cultura organizacional do negócio. Poucos meses depois, o fundador da Pousada faleceu e sua família deixou a responsabilidade do empreendimento aos cuidados do Ângelo Jardim, agora como Gerente da Pousada Brasil. Ellen Oliveira, viúva do Sr. José Antônio, observa o funcionamento do meio de hospedagem a distância, através dos relatórios enviados pelo Gerente, acesso ao sistema de reservas (Hospedin) e as câmeras do local.

Por ser um meio de hospedagem de pequeno porte, sua estrutura organizacional é bem simples, da maneira que atenda sua demanda. O Gerente Geral comanda o funcionamento das atividades com o ajuda de Laís Alves[2], que iniciou como estagiária e hoje, treina os estagiários, bem como auxilia nas operações do meio de hospedagem.

Figura 1: Organograma da Pousada Brasil[pic 1]

A Pousada conta com 20 unidades habitacionais (UH's), sendo 15 do tipo A, 4 do tipo B e 1 do tipo C[3]. Fora a hospedagem, há também outros serviços como lavanderia, garagem e café da manhã. 

O serviço de lavanderia é realizado pela camareira contratada pela pousada e o valor não está incluso na diária da hospedagem. Em todos os quartos pode-se encontrar uma ficha de lavanderia com os tipos de roupas e o valor do serviço referente cada peça. O hóspede assina-la a opção desejada e deixa a ficha em cima da mesa, para que no dia seguinte, a funcionária do setor de limpeza possa recolher e realizar o serviço. A lavagem dos artigos solicitados pelos hóspedes, assim como o enxoval, é realizada com equipamentos próprios da Pousada, em local em frente ao meio de hospedagem.

Dentro desse contexto, a Pousada conta com mais um serviço: garagem. Para a utilização da garagem, é cobrado um valor de R$ 5,00 (diário) adicionado no valor da hospedagem. O controle dos veículos é realizado pelo estagiário que estiver na Pousada. Assim que o hóspede fizer o check in e estacionar o carro, deve-se deixar uma plaquinha referente ao número da UH na qual se encontra o (a) dono (a) do veículo, para que assim, caso haja necessidade, o (a) chame para realizar a locomoção do mesmo, em caso do carro da frente precisar sair primeiro.

Por fim, o café da manhã está incluso na diária do hóspede e é servido de 6h30min às 9h, todos os dias. O café também pode ser servido para um passante, isto é, uma pessoa que não está hospedada na Pousada, mas deseja usufruir do café da manhã, sendo cobrado uma taxa no valor de R$ 10,00.

2. ÁREA DE ATUAÇÃO

Conforme mencionado acima, a área de atuação do estágio foi recepção, o cartão de visitas de uma empresa. “Essa função existe desde o tempo das tabernas europeias. Pode-se afirmar que é o setor mais importante em um hotel.” (BRASIL, 2007, p. 55). As atividades que foram desenvolvidas no estágio estão relacionadas à reservas e recepção da Pousada e são realizadas por estagiários do curso de Hotelaria da Universidade Rural, juntamente do auxílio da Supervisora e do Gerente. As atividades consistem em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (186.2 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com