TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  3/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade de Brasília/UnB

Faculdade UnB Planaltina/FUP

Gestão em Agronegócio

Disciplina: Estágio Obrigatório

Profa. Rafaela Carareto Polycarpo

Aluna: Joanna Leão Fernandes

Matrícula: 180019627

ESCOPO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

  1. Apresentação da empresa:

O estágio está sendo realizado na Fazenda Água Limpa, que pertence a Fundação Universidade de Brasília, inscrita no CNPJ 00.038.174/0001-43, localizada na Núcleo Rural Vargem Bonita, quadra 17, Setor de Mansões Park Way - Brasília – DF, CEP: 71750-000. A propriedade possui aproximadamente 4.340 hectares, sendo dividida em 2.340 ha destinados a preservação, 800 ha para conservação e para produção 1.200 ha.

A propriedade existe há mais de 30 anos e, desde então, vem lutando pela segurança e proteção ambiental de sua área, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão a nível sustentável, além de oferecer importantes serviços à comunidade dos arredores de Brasília, assim como a nível nacional e internacional, através de Projetos e Intercâmbio Técnicos/Científicos. Sua missão é executar e planejar essas atividades das unidades acadêmicas.

Possui uma boa infraestrutura, contendo fácil acesso, transporte, alojamento, salas de aula, refeitório e ainda por cima conta com o apoio Técnico Administrativo, assim como a presença de alunos e professores de diferentes áreas de atuação profissional, para melhor receber seus alunos.

  1. Descrição das atividades descritas:

O estágio foi iniciado no setor da aquicultura sustentável, a qual possui uma estrutura com mais de 30 tanques para os peixes, em estufas, ao ar livre com e sem cobertura, com mais de mil animais, divididos em tilápias e carpas, e algumas espécies de plantas, tais como, cebolinha, hortelã e capuchinha. O sistema utilizado neste setor é o de aquaponia, onde ocorre a produção integrada de peixes e plantas, tendo o objetivo a recirculação de água e nutrientes em um sistema fechado. Os dejetos dos peixes são ricos em nutrientes e quando bombeados, vão até as plantas para nutri-las, as raízes purificam a água para depois retorná-la para o tanque. Foi realizado durante as horas do estágio a limpeza dos tanques, o trato nutricional dos animais e análise do PH e amônia da água, importantes para garantir o desenvolvimento dos peixes.

[pic 2]    [pic 3]

Após cumprir 20 horas na aquicultura, o próximo setor a ser trabalhado foi o da fruticultura, onde possui muitas variedades de frutos, como banana, tomate, maracujá, uva e englobam a batata doce e o grão de bico em suas atividades. Foi realizada a colheita e avaliação das quatro cultivares de banana que são plantadas na fazenda, a nanica, a prata, a conquista e a tropical. A avaliação consiste na separação das cultivares para pesar e verificar quantos frutos por penca possui. As variedades de batata doce plantadas e analisadas foram a Beauregard, BRS Amélia, BRS Cuia, BRS Rubissol, para a avaliação deste tubérculo é necessário fazer a separação entre as comerciais e não comerciais, em seguida é pesada e analisada a sua estrutura externa, em relação a suas rachaduras, veias, comprimento, diâmetro, cor e os furos.

O tomate foi plantado na fazenda e está sendo avaliado em experimento de um aluno de Doutorado na UnB, que possui como objetivo verificar a influência de diferentes doses de fertilizantes em tomateiro híbrido cultivado na região do Distrito Federal. Foram avaliadas as características agronômicas do tomateiro, como a altura, diâmetro, número de folhas, frutos, cachos e flores. Também foi realizado o tutoramento das plantas, para evitar a infestação de pragas e favorecer a circulação de ar entre as plantas, aumentando então sua produtividade.

Tiveram outras atividades realizadas neste setor, como a colheita e avaliação das características agronômicas do maracujá, que consiste na pesagem, análise do tamanho e a de doenças, como septoriose e verrugose. Foi acompanhado a pulverização do grão de bico, com o inseticida Nomolt 150, necessário após observar a presença da lagarta Helicoverpa Armigera. Para concluir os trabalhos na fruticultura, foi realizada a colheita das seguintes variedades de uva Niagra Rosada, Isabel, BRS Ísis, BRS Vitória, BRS Cora, BRS Núbia, a avaliação da fruta não foi realizada na fazenda, por este motivo não teve acompanhamento.

[pic 4]  [pic 5]

Pulverização do Grão de Bico.                                 Plantação de tomate híbrido.

No Centro de Manejo de Ovinos estava sendo realizado um experimento para doutorado que consiste na avaliação de desenvolvimento a partir do efeito de um composto mineral em diferentes doses para ovelhas em períodos de pré-parto, pós-parto e desmame. O tratamento é dividido pelas dosagens do composto, sendo de 0,14%, 0,28%, 0,48% e o concentrado e para cada tratamento tem 9 fêmeas, que são analisadas a partir de 30 dias pré-parto até o desmame. A partir do nascimento dos borregos e a cada quinzena são feitas as avaliações do colostro (após o nascimento), pesagem das matrizes e dos borregos e coletas de sangue. Além desse experimento, o CMO recebe semanalmente muitos alunos para as aulas práticas e com isso, é necessário manter uma rotina de trabalhos. Além do auxílio no experimento, foi realizado e acompanhado o manejo dos animais, pesagem da silagem, tosqueamento e casqueamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (799.9 Kb)   docx (688.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com