TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio Administração

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  1.793 Visualizações

Página 1 de 6

2. CARACTERIZAÇÃO DO ALUNO E DA EMPRESA

2.1. Caracterizações do aluno

Lorena de Sousa Machado, graduanda em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Estácio do Ceará, com diversos cursos na área administrativa, financeira, sendo eles: análise e planejamento financeiro (SEBRAE), iniciando um pequeno e grande negócio (SEBRAE), compras governamentais (SEBRAE), como organizar o orçamento familiar (FGV), como fazer investimentos (FGV), entres diversos outros.

A Aluna é estagiária da empresa Alumac, no setor administrativo.

Nascida em Fortaleza, 21 anos, filha de Antonia Rita e Maérlio Machado, irmã da Kamilla e Raquel, apaixonada por culinária.

2.2. Caracterizações da empresa

Alumac é uma empresa de esquadrias em alumínio, fundada em 1988 pelo atual diretor, onde o mesmo antes da fundação da empresa já trabalhava com eletrônica e fabricava placas para motor de portões.

O diretor, após decidir abrir a empresa, foi adquirindo habilidades para negociações e vendas, pois quando decidiu abrir a empresa, onde era vendedor e administrador do negócio.

Atualmente ainda segue como diretor da empresa, onde tem filhas como auxiliares na gestão, possui vendedores, serralheiro e montador.

2.2.1. Missão

Missão é a forma de se traduzir determinado sistema de valores em termos de crenças ou áreas básicas de atuação, considerando as tradições e filosofias da empresa. É a razão de ser da empresa. (OLIVEIRA, 2002).

Pode-se entender que a missão é considerada a razão de ser da organização.

Missão é o tipo particular de objetivo, normalmente definida como objetivo geral da empresa. A missão indica o papel ou função que a organização pretende cumprir na sociedade e o tipo de negócio no qual pretende concentra-se. (MAXIMIANO, 2000).

Entende-se que a missão é a razão de a empresa existir, representa o negócio em que ela se encontra e o seu papel.

A missão deve traduzir a filosofia da organização, que é realmente formulada por seus fundadores ou criadores através de seus comportamentos e ações. Essa filosofia envolve os valores e crenças centrais, que representem os princípios básicos da organização que balizam a sua conduta ética, responsabilidade social e suas respostas às necessidades do ambiente. (CHIAVENATO, 1999).

Pode-se entender que a missão deve traduzir a filosofia em metas tangíveis e que orientem a empresa para um desempenho excelente.

A empresa em estudo tem como missão produzir esquadrias de alumínio com sofisticação e segurança, gerando satisfação ao cliente, reconhecimento e crescimento no mercado.

Conforme os autores citados acima, a empresa em estudo condiz com a referência bibliográfica citada.

2.2.2. Visão

A visão da empresa é a explicação do que ela tem por objetivo de posicionamento para o seu futuro. Sendo ainda a tradução da maneira pela qual ela deseja ser vista, bem como algo que seja motivador e tangível e possível de ser alcançado. (RODRIGUES ET AL, 2009).

Entende-se que é onde a empresa deseja chegar no futuro.

Visão é muito amplo, porém pode ser definido como um conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista. (COSTA, 2007, p.35).

Pode-se entender que visão não é só aonde ela quer chegar, também quer dizer como ela será no futuro.

Visão estabelece uma identidade comum referente aos propósitos da empresa em relação ao futuro, de modo a orientar o comportamento das pessoas quanto ao destino da organização quer alcançar. (CHIAVENATO, 2005, p.66).

Entende-se que visão é até onde a empresa pretende chegar, qual o propósito da empresa ao mercado.

A empresa tem como visão ser a maior, melhor e mais conhecida empresa de fabricação e comércio de esquadrias de alumínio de Fortaleza.

Conforme foi citado acima, a Alumac está de acordo com os conceitos.

2.2.3. Princípios

Princípios são conceituados como balizamentos para o processo decisório e o comportamento da empresa no cumprimento da sua missão. Princípios também são chamados de valores, credo, políticas, filosofia etc. (VASCONCELOS FILHO E PAGNONCELLI, 2001, P. 31).

Entende-se que princípios são ações tomadas dentro da empresa, não somente do empregado, mas também dos gestores.

Os princípios ou valores são guias para o processo decisório e para o comportamento da organização no desempenho da missão e na busca de visão de futuro. (MULLER, 2014).

As ações tomadas por todos dentro da empresa ajuda a conseguir melhor desempenho para chegar à missão e visão.

Princípio é uma afirmação, uma proposição geral válida e aplicável para determinados fenômenos, é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer àquela determinada situação, é um guia de ação. (CHIAVENATO, 1993).

Entende-se que o princípio é uma meta a ser atingida no decorrer do tempo, em determinada situação. 

A empresa tem como princípios a inovação, liderança, responsabilidade, qualidade e diversidade.

A empresa estudada está de acordo com os conceitos citados acima.

2.2.4. Valores         

Acredito que os valores podem e devem ser entendidos como ideias a serem seguidas, sendo os lideres os principais agentes da prática dos valores, uma vez que esses princípios devem ser transformados em atitudes. (RODRIGUES ET AL, 2009).

Entende-se que os valores é um tipo de meta, que deverá ser alcançada para que consiga ter as atitudes ideais para cada momento.

Os valores são o conjunto dos princípios e crenças que a organização carrega, fornecendo suporte para a tomada de decisões. Além de contemplarem uma grande interação com questões éticas e morais. Podendo se transformar em combustível para vantagem competitiva. (OLIVEIRA, 2005).

Os valores são caminhos, para que a empresa tome as decisões corretas.

Os valores são “características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala, com gradação entre avaliações extremas”. (COSTA, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com