TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resenha Critica

Por:   •  17/4/2020  •  Abstract  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

O texto mencionado retrata a realidade das dificuldades em fazer logística de entrega nos grandes centros urbanos, porem as pesquisas e autores utilizados, falam de uma solução logística somente pela Logística de entrega, onde, segundo o texto, seria suficiente para resolver todos os problemas nas grandes cidades como congestionamento, aumento de performance com a logística de entrega etc.

Embora a logística de entrega urbana seja uma área complexa em sua execução, pois passa por um contexto de grandes movimentações de pessoas, empresas terceirizadas de entregas, muitas vezes sem o preparo adequado para tal, utilizando ferramentas inadequadas para execução das entregas, não acredito que a solução para o problema dos grandes congestionamentos em grandes centros urbanos passe somente pela logística de entrega, bem como as estratégias de logística de entrega de mercadoria sejam suficientes para corrigir tal problema. Fazer entrega noturna, situar Centro de Distribuição mais próximos das grandes metrópoles, inovar com entregas de bicicletas, motos e outros veículos são somente paliativos, que podem contribuir muito, porém não será a solução definitiva para este problema.

As entregas urbanas aumentam a cada minuto que passa, o estouro do e-commerce crescendo 2 dígitos em percentual de um ano para outro, os clientes reduzindo cada vez mais seus estoques, faz com que as empresas de transportes, indústrias busquem veículos cada vez menores para atender seus clientes, que cada vez mais fica personalizado.

Com o passar do tempo os centros estão cada vez mais congestionados, com menos pontos de carga e descarga, existem clientes que se quer possui um carga e descarga, fazendo com que suas mercadorias sejam descarregadas de longas distâncias, as restrições de horários nos centros e em ruas estratégicas, fazem com que os veículos concorram de forma desigual com os automóveis, ônibus, e outras forma de transporte humana.

Tudo isto porque em sua maioria, as grandes cidades não se prepararam para o crescimento desordenado da população. A quantidade de veículos circulando é enorme, pois o sistema de transporte público não funciona, ou não é confiável.

Em 2018, pesquisa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, registrou o número de 7,4 veículos motorizados para cada 10 habitantes em SP.

Segundo  AND – Associação Nacional dos Detrans, o Brasil possui um automóvel para cada 4,4 habitantes, totalizando 45,4 milhões de veículos do tipo. Este número a 10 anos atrás era de 7,4 habitantes por veiculo, ou seja, teve um crescimento significativo de veículos disputando palmo a palmo os espaços da cidade, que continuam os mesmos.

Por mais que, em algumas cidades se busque alternativa, como em São Paulo possui o rodízio de placa, não é suficiente, e o que de fato faria total diferença seria uma logística de transporte humano eficiente.

Nos países onde a Logística de entrega urbana funciona, normalmente sua logística de transporte de pessoas também funciona, reduzindo a quantidade de veículos particulares, muitas vezes carregando somente uma pessoa, facilitando as entregas dos produtos comprados pela internet, pelo smartfone, ou outro canal de venda.

Com uma Logística de transporte de pessoas funcionando, certamente seria muito mais fácil organizar a logística de entrega, e aí sim, todos os “paliativos” citados acima, teria sucesso de forma mais eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com