TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.639 Palavras (19 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 19

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....3

2 METODOLOGIA APLICADA ....4

3 ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUES 5

3.1 ESTRATÉGIA PRODUTIVA 8

3.2 PLANEJAMENTO DE LOGÍSTICA...........................................................................11

4 RELATÓRIO PARA TOMADA DE DESCISÃO .14

4.1 METODOLOGIA PARA TOMADA DE DESCISÃO .14

4.2 RESULTADOS E ANÁLISES....................................................................................15

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO 

O presente trabalho irá abordar a relevância, o desenvolvimento e raciocínio específico da administração da produção, planejamento de capacidade, localização das instalações, projeta de produto e de processo, tipos de layout, técnicas de tempos e movimentos, estratégias de tomada de decisão, gerência de qualidade, planejamento, programação e controle de produção, métodos de previsão de materiais e tendo como objetivo demonstrar a estratégia de gerenciamentos de estoques, a produção da empresa e o processo decisório.

A primeira parte do trabalho discorre sobre a metodologia da referida Indústria de Roupas, objeto de um estudo de caso que compõe este trabalho. As informações sobre a gestão de estoque da empresa foram obtidas por meio de uma entrevista ocorrida em 21/08/2017 com o Coordenador de Planejamento, e por meio de materiais fornecidos pelo departamento de Planejamento. Mostramos que a empresa adotou a gestão de estoques como estratégia para disponibilizar seus produtos no maior numero possível de pontos perto de seus consumidores, por meio da implantação de Centros de Distribuição vinculados à própria empresa.

No segundo momento é feita uma revisão bibliográfica sobre gerenciamento de estoques que define a maximização dos recursos de caixa da empresa para aquisição de produtos a serem vendidos ou transformados, de forma a não gerar falta ou excesso de estoques, evitando perda de negócios ou imobilização de recursos financeiros desnecessários. Uma adequada margem de compras dos estoques é fundamental para a saúde financeira da empresa.

A terceira parte do trabalho é o Processo Decisório no qual o setor de logística trabalha para equilibrar o nível de serviço mais adequado ao cliente com o custo do mesmo. Irá abordar a percepção da situação, análise e definição do problema, definição dos objetivos, a procura de alternativas de solução, avaliação e comparação dessas alternativas no que relacionam aos funcionários que se encontram desmotivados e com um alto índice de absenteísmo (falta no trabalho sem justificativa). Enfim, esses e outros questionamentos serão abordados no presente trabalho.

2 metodolodia aplicada

De acordo com Marconi e Lakatos apud Peixoto e Severino (2010), toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. É a fase da pesquisa realizada com intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse.

A empresa pesquisada está localizada, na cidade de Nanuque MG na região Sudeste no Vale do Mucuri, estado de Minas Gerais cujo sua a atividade é a fabricação de roupas masculina e feminina.

A pesquisa foi realizada no dia 21/08/2017 obtendo como etapas metodológicas de estudo do caso a aquisição dos produtos a diversos fornecedores, custos dos produtos e classificação dos produtos e as estratégias de vendas.

A metodologia utilizada quanto à natureza foi a Pesquisa Básica e Aplicada quanto à abordagem foi à pesquisa quantitativa. Foi realizados dois tipos de pesquisas:

Pesquisa de Campo= que caracteriza-se como uma pesquisa exploratório-descritiva de caráter teórico-empírico, que tem como objetivo a Produção logística dentro da organização empresarial

Pesquisa científica= que caracteriza-se como pesquisa documental na coleta de dados restrita em documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias.

Desta forma, este trabalho tem como principal metodologia a pesquisa documental e a de campo, onde foi realizada uma revisão bibliográfica através de relatórios e tabelas dos principais eventos na área do setor de produção e de vendas da empresa.

3 estratégia de gerenciamento de estoques

Nas últimas décadas as empresas têm experimentado uma nova realidade competitiva. Para competir de forma eficaz em uma economia mundial, muitas empresas fizeram algumas mudanças fundamentais nas suas operações e filosofias de negócio. Essas mudanças no ambiente industrial passam principalmente pela forma como as empresa elaboram uma estratégia competitiva.

Hansen e Mowen (2001, p. 737) afirmam que:

Gerir os níveis de estoque é fundamental para estabelecer uma vantagem competitiva a longo prazo. Qualidade, engenharia do produto, preços, horas extras, capacidade excessiva, habilidade em reagir aos clientes (desempenho da data de vencimento), prazos de entrega e rentabilidade geral são todos afetados pelos níveis de estoque. A gestão de estoque está fortemente relacionada com a habilidade das empresas de se tornarem fortes competidoras agora, e no futuro.

A empresa pesquisada possui um planejamento de estoques que envolvem parte de uma previsão de demanda, que acarreta uma série de incertezas, como discutido mais adiante, que irá influenciar todo o processo de fornecimento, produção e entrega do produto. O processo de planejamento de estoques tem por objetivo estabelecer os níveis de estoque adequados para atender a demanda com os níveis de serviço desejados.

O controle periódico dos estoques a intervalos regulares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com