TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Simulador Agrícola

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Os simuladores são aparelhos ou programas que são capazes de reproduzir ou simular o comportamento de algum sistema, propõem vivenciar um modelo comportamental reproduzindo tanto as sensações quantos as situações físicas que na realidade não estão ocorrendo. É um grande aliado no aprendizado, pois auxilia os professores na tarefa de transmitir conhecimento aos alunos de forma dinâmica e prática, conseguindo expor e demonstrar diversas situações estudadas em sala, na prática, imitando circunstâncias reais fazendo com que o aprendizado seja muito mais eficiente, ampliando a capacidade de memorização e absorção de conteúdo. Os modelos de simulação são ferramentas que podem ser utilizadas para reduzir o tempo e o custo dos experimentos de campo, permitindo a extrapolação de seus resultados para o mundo real que está sendo simulado, além disso é possível aprender muito antes de desenvolver a atividade de fato.

Quando se fala em ambiente organizacional, alguns termos relacionados são eficácia, eficiência e responsabilidade. Ambos mostram que é importante não cometer erros, reconhecer possíveis falhas e se ajustar. No entanto, sempre surgirão problemas e é importante estar preparado. É nesta altura que surge a formação em simulador virtual, que além de formar os colaboradores da empresa, permite que sejam colocados em situações muito próximas da realidade e que tomem decisões mais assertivas. Esse treinamento é realizado com tecnologia e pode trazer grandes benefícios para a empresa com isso, as simulações virtuais são cada vez mais utilizadas para treinamento.

Nesta pesquisa em específico, trataremos sobre os simuladores agrícolas, o qual pode auxiliar no treinamento daqueles que estão prestes a colocar a “mão na massa”, é essencial neste ramo que a pessoa envolvida na produção seja bem qualificada para a função que está exercendo, pois, um pequeno erro pode causar grandes prejuízos em relação a produção, e em sua saúde também devido ao manuseio de agroquímicos e maquinários. Os simuladores agrícolas são sistemas inteligentes desenvolvidos pela engenharia de software, capazes de mostrar o ambiente de manejo das lavouras, eles possuem poderosas capacidades de simular o campo de trabalho e indicar cada passo que deve ser seguido para concluir todas as etapas da produção.

Simuladores Agrícolas – Jogos de Empresa 1

2 UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO CAMPO

Com o avanço da tecnologia e da comunicação, podemos automatizar ainda mais o processo de produção agrícola. No desenvolvimento de novos métodos, é necessária a interdisciplinaridade, integrando conhecimentos de diferentes áreas. O cenário inclui cálculos aplicados à agricultura através do desenvolvimento de modelos de simulação. A adoção da tecnologia da informação nas áreas rurais tem sido mais lenta do que nas áreas urbanas, mas a demanda tem sido mais estável. A competição nos mercados rurais tem impulsionado pequenos produtores a buscar essas novas tecnologias que podem melhorar a eficiência e a automação dos processos. Pesquisa realizada pela Embrapa, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelou que 84% dos agricultores brasileiros utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio à produção agrícola.

No entanto, podemos observar que os simuladores podem trazer inúmeros benefícios aos produtores, pois, possibilita treinar sua equipe de forma realista para que execute as tarefas com menor possibilidade de erro, além de poder ser usando também durante o período da sua formação acadêmica, dessa forma o colaborador terá uma noção mais realista de suas atividades tendo contato direto com os maquinários, pode aprender a melhor forma de manuseio. Com o profissional devidamente qualificado é possível reduzir custos e acelerar os processos, reduzir o risco de acidentes, pois quando ele estiver em campo vai saber o que fazer, ao invés de estar aprendendo ainda pela primeira vez onde as chances de erros são muito maiores.

O setor do agronegócio evoluiu consideravelmente nas últimas décadas, com a modernização houve um estreitamento na relação da agricultura e das indústrias, resultando em um parque industrial moderno que desencadeou uma série de inovações com intuito de facilitar o dia a dia do trabalhar agrícola. Aumentar a produtividade sempre foi um dos maiores desafios para a indústria. Mas com os avanços tecnológicos no mundo agrícola, o trabalho do agricultor rural se expandiu com uma série de benefícios significativos.

Simuladores Agrícolas – Jogos de Empresa 2

2.1 Simulador Agrícola

Os simuladores agrícolas são sistemas inteligentes criados por meio de desenvolvimento de software, capazes de exibir o correto manejo da lavoura. São ferramentas altamente analíticas que permitem aos produtores rurais avaliar o impacto de suas atividades não apenas do ponto de vista da produção, mas também do impacto de cada cultura no meio ambiente. Quem já utilizou simuladores agrícolas, por exemplo, sabe o quanto é possível melhorar a dinâmica dos processos operacionais e, assim, a eficiência do preparo do solo. Por isso, é importante acompanhar essa tendência.

Um exemplo de simulador agrícola é o plantio do Broto, que é uma ferramenta que auxilia a determinação da melhor data para realizar o plantio da lavoura. O sistema leva em conta o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para encontrar a época mais indicada. O produtor fornece algumas informações referentes ao cultivo que conduzirá, e o simulador retorna com dados estratégicos para o planejamento do plantio. É simples de ser empregado e pode fazer grande diferença para as diversas opções em função da cultura, da cultivar empregada e da região, entre outros fatores inerentes. Depois de utilizar o simulador uma vez, o produtor rural logo percebe a sua utilidade. Na verdade, a estratégia de plantio envolve diferentes variáveis, e encontrar as melhores combinações resulta em vantagens para a gestão da lavoura.

Outro exemplo de como o agricultor pode se beneficiar das vantagens dos simuladores virtuais na agricultura de precisão foi apresentado no Agrishow 2014, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A New Holland (empresa de equipamentos pesados), em parceria com a Oniria, criou um game voltado para o PLM (Precision Land Management – Gerenciamento de precisão do campo) que permite aos usuários terem a sensação de estarem operando um equipamento de pulverização através de um óculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com