TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema majoritário e proporcional

Por:   •  2/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

1) Expliquem as diferenças entre as eleições majoritárias e as eleições proporcionais considerando as três regras básicas mencionadas acima (tipos de sufrágio);

Responde: Respondendo à questão número 1, podemos diferenciar as eleições majoritárias e as proporcionais dentro de seu próprio conceito. Assim, eleições majoritárias define-se quando o candidato é eleito pelo maior número de votos. Geralmente é aquela em que há uma vaga por cargo, com exceção dos senadores. É o caso do Presidente da República, do Governador do Estado e dos Prefeitos (sistema de sufrágio majoritário direto). Do outro lado, as eleições proporcionais ocorrem quando o candidato é eleito por um percentual de votos distribuídos entre os partidos políticos. É o caso dos deputados federais, dos deputados estaduais/distritais e dos vereadores.

Sendo assim, considerando as três regras básicas ditas no enunciado acima, podemos notar certas distorções na representação dos seus cidadãos na câmara dos deputados, dependendo dos Estados da federação onde moram e votam. Assim, está distorção se mostra mais precisamente quanto ao sufrágio igual, pois embora não se quebre de forma objetiva tal sufrágio, podemos na prática que tal sufrágio é deixado de lado, como já exposto na apostila, assim, notamos uma o “peso do voto” de cada eleitor sendo diferenciado em alguns Estados em comparação a outro, o que no conceito não deveria ocorrer. Ademais, os demais sufrágios são respeitos, sendo o sufrágio universal no que se refere ao fato de todo cidadão ter o direito de eleger e ser eleito sem qualquer tipo de discriminação, o sufrágio igual se refere ao peso do voto ser igual para todos, embora, tenha alguma distorção como já mencionado acima no que refere-se ao sistema proporcional no caso dos deputados. Por fim, o sufrágio secreto que se refere a proteção do eleitor quanto ao direito do sigilo de seu voto, protegendo o mesmo de pressões externas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com