TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Suporte Pedagógico para Inclusão de Alunos Cegos

Por:   •  1/10/2021  •  Monografia  •  8.727 Palavras (35 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 35

FACULDADE FAVENI

 

 

AEE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

 

ADAIANE APARECIDA DA SILVA

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Suporte Pedagógico para Inclusão de Alunos Cegos

 

CARATINGA-MG

2020

2020

 EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Suporte Pedagógico para Inclusão de Alunos Cegos

Autor(a) ADAIANE APARECIDA DA SILVA  

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).  

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos cegos e o suporte pedagógico na educação infantil nas instituições de ensino regular. Será analisado, na perspectiva da inclusão, os avanços e as fragilidades, com enfoque nas dificuldades encontradas para a inclusão de alunos cegos no ensino regular, além de levantar hipóteses sobre as mudanças necessárias para o suporte pedagógico a esses alunos. Muitos questionamentos são feitos sobre o tema, as transformações que vem ocorrendo ao longo da história da educação, as novas exigências em sala de aula para receber os alunos com deficiência, a capacitação necessária para tornar os profissionais aptos para tal trabalho. Ao encontrar um aporte teórico sobre como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos alunos cegos, os resultados apontam o que pode ser feito para adequar a escola a necessidade desses alunos, e demonstrar o verdadeiro sentido da inclusão escolar, como forma de proporcionar aos estudantes com deficiência visual espaço e igualdade dentro da sociedade em que estão inseridos.

        

Palavras-chave: Inclusão. Aprendizagem. Deficientes. Educação.

_______________________________

 E-mail do autor: adaiane_dasilva@hotmail.com

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ___________________________________________            1.1 – Problema______________________________________________ 1.2 – Objetivos______________________________________________ 1.2.1 – Objetivo Geral ___________________________________________

1.2.2 – Objetivos Específicos _____________________________________

1.3 – Delimitação do Estudo_____________________________________

1.5 – Metodologia _____________________________________________

2 – REVISÃO DA LITERATURA__________________________________

2.1 – O Que Dizem as Leis de Inclusão Escolar_______________________

2.2 – A Inclusão do Aluno Cego no Ensino Regular__________________  2.2.1 – Sistema Braille___________________________________________

2.2.2 – Materiais e Recursos Pedagógicos Complementares_____________

2.3 – As Dificuldades Encontradas no Processo de Inclusão Escolar ______

3 – RESULTADOS E DISCUSSÃO________________________________

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________________

REFERÊNCIAS________________________________________________

                                          

1 – INTRODUÇÃO

          O presente trabalho aborda o assunto “Educação inclusiva na educação infantil”, com o intuito de mostrar as bases legais da educação inclusiva e sua realidade nas escolas, focando na educação infantil, que é a primeira etapa da educação básica, primordial no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com deficiência, com foco na inclusão de crianças cegas, gerando uma reflexão sobre as dificuldades encontradas para a realização dessa inclusão e as mudanças que se fazem necessárias no espaço escolar bem como o suporte pedagógico oferecido e a capacitação dos profissionais envolvidos, visando a permanência e o desenvolvimento pleno dessas crianças nas instituições regulares de ensino.

    A relevância do estudo sobre educação inclusiva baseia-se na necessidade social de uma inclusão verdadeira e plena, pensando nas pessoas com deficiência como parte integrante de nossa sociedade que também tem direito ao acesso à educação.

  Os estudos realizados neste trabalho apontam que, durante muito tempo as pessoas com deficiência foram segregadas do convívio social, sendo mantidas em instituições de educação especial, sem a oportunidade de relacionar-se com as outras pessoas da sociedade. Hoje entende-se a necessidade do convívio social para o desenvolvimento das pessoas com deficiência, e a importância de trazê-las para o ensino regular, unificando o sistema educacional regular e a educação especial.

Nesse sentido, a proposta da educação inclusiva defendida aqui é de que a inserção de crianças com deficiência na escola regular ocorra de maneira natural, através de atividades simples do dia a dia escolar, fazendo com que as crianças aprendam desde cedo a aceitar e respeitar a diversidade que existe na sociedade de forma natural e assim, ao instituir um novo paradigma educacional, a educação especial passa a ser uma responsabilidade de todas as esferas sociais.

O motivo pelo qual escolhemos o tema Educação Inclusiva na Educação Infantil é o fato de observarmos essa problemática presente dentro das escolas públicas no nosso entorno; percebemos a falta de estruturação para receber estes alunos com deficiência, bem como o despreparo dos profissionais envolvidos para lidar com a situação, tornando a educação destes alunos, na maioria dos casos, falha ou inexistente. Também é preciso ressaltar a falta de profissionais especializados para acompanhar os alunos cegos dentro do ensino público, bem como materiais específicos para os mesmos. Dessa forma, realizamos o presente trabalho para dar ênfase ao tema e trazer novas possibilidades para o desenvolvimento da educação inclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.8 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com