TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Área de Organização e Métodos Embora a Revolução Industrial

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Surgimento da Área de Organização e Métodos Embora a Revolução Industrial tenha incutido na mente dos administradores uma relativa preocupação com técnicas e processos incrementadores da produtividade e da produção – uma espécie de organização da produção – o tratamento científico dessas questões só tomou pulso a partir do final do século passado, notadamente através dos estudos de Taylor de Fayol e de outros precursores da área. Esses pontos contribuíram para o surgimento de uma nova área de especialização entre as funções administrativas, chamada de Organização e Métodos. Detalhando o seu significado, vemos que organizar é a atividade voltada para a estruturação harmoniosa dos recursos disponíveis com o intuito de promover uma atuação sistêmica eficiente e assim obter a esperada eficácia de conjunto. O termo Método por sua vez refere - se à economia de esforços, tempo e movimentos por meio da simplificação do trabalho tendo como resultados diretos o aumento da produtividade e a diminuição de despesas. A Importância da Organização - Visão unidimensional: é a visão de que não se pode aplicar um determinado processo na organização como um todo. - Visão sistêmica: essa visão tem recebido restrições por que é apontada como uma visão restritiva.

A Necessária Efetividade Organização e Métodos ou simplesmente O & M como tem sido chamada, traz em seu bojo a ideia da efetividade das coisas. Como exemplo, podemos pensar que o profissional de O & M poderia organizar de maneira harmônica os recursos humanos, materiais e tecnológicos ajudando assim a diminuir desperdícios dos fatores de produção. O Analista de O & M A função do analista de O & M é conseguir a eficiência e a eficácia da estrutura administrativa através da aplicação de certas técnicas científicas de redução de tempo esforços e custos.

Organização e Métodos

O crescimento é um fenômeno inevitável na vida das organizações que se mantêm no mercado, seja por crescimento da organização: vertical, horizontal e funcional. Em decorrência do crescimento das organizações, em termos de tamanho e de complexidade, foram surgindo Tal constatação passou a exigir dessas organizações uma atitude de constante atenção aos anseios da sociedade Esses fatores forçaram o surgimento de uma área de especialização, entre as funções administrativas, chamada Organização e Métodos “O & M”. Organização é uma atividade voltada para a estruturação harmoniosa dos recursos disponíveis, tais como: materiais, humanos e tecnológicos da empresa, com o intuito de promover uma atuação sistêmica eficiente e, de despesas, apresentando boa produtividade e boa qualidade, a baixos custos e com mínimo de riscos e de esforço

A Função de O&M

A função do analista de O & M e conseguir a eficiência e a eficácia da estrutura administrativa, através da A função de O & M tem sofrido modificações ao longo dos tempos, exigindo de seu órgão um novo Uma das características básicas do órgão de O & M é a imparcialidade com que se deve tratar as questões e os demais órgãos. O único interesse é o da organização como um todo integrado e sistêmico. de O & M é o de fazer proposições viáveis exequíveis de acordo com os recursos de que dispõe a empresa.

Posição de Órgão de O&M

De acordo com sua posição hierárquica e funcional, o órgão de O & M é por sua vez chamado de Assessoria, de Consultoria, de Departamento, de Divisão, de Seção ou de Setor. O órgão de O & M deve ser situado nos níveis mais elevados da hierarquia organizacional, não como órgão de linha, mas, sim, de assessoramento do O analista de O & M deveria ter basicamente boa postura, boa letra boas noções de desenho e ótimo português As atividades básicas do analista de O & M consistem na execução de atividades individuais, grupais e intergrupais, visando ao desenvolvimento organizacional, quais sejam: estudo e detalhamento da estrutura.

Tarefas do Analista de O&M

Desenvolver estudos junto aos usuários para elaborar, analisar e manter atualizada a distribuição do trabalho, Elaborar e manter atualizado o organograma e demais instrumentos de visualização, buscando disseminar e Promover a integração entre O & M e informática através da racionalização, da uniformização e a sistematização de procedimentos e da terminologia técnica. Manter - se atualizado sobre a evolução tecnológica e os lançamentos de literatura técnica, equipamento, software e acessórios.

O Profissional de O&M e sua formação

Com a inexistência de um curso de graduação específico, o profissional de O&M apresentava as mais diversas qualificações; porém, ele deveria ter basicamente boa postura, boa letra, boas noções de desenho e ótimo português, para elaborar formulários e redigir os tão imprescindíveis manuais. Fácil perceber que estes "profissionais" com essas características vinham de atividades distintas, constituindo-se então, departamentos de Organização e Métodos com elementos completamente heterogêneos, originários das áreas de contábeis, desenhos técnicos, finanças e auditoria. Esta formação profissional inadequada gerou nos últimos anos as seguintes consequências: Insegurança do Usuário - É difícil para os usuários acreditarem no trabalho de profissionais que não têm a mesma postura técnica e comportamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (299.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com