TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A revolução Industrial e o surgimento dos primeiros sindicatos

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A revolução industrial foi um período que agregou bastante para o crescimento dos países da América e Europa. Foi à descoberta de um novo mundo. Com três fases marcando cada período com inovações e a cada ano se desenvolvendo mais e mais, a revolução industrial surge quando a atividade artesanal e manual (Manufatura) deixa de se tornar etapa única com aquisição de matéria-prima até a comercialização do produto final, e faz com que os artesãos percam o controle do processo produtivo. Essa mudança afetou bastante a vida dos artesãos tendo em vista que seriam subordinados e teriam um patrão, ganhariam pelo trabalho e teriam que enfrentar mudanças decorrentes do período. Houve aumento da população. Desde o surgimento das primeiras máquinas e a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana, mudou completamente a forma de vida. Estabeleceu-se uma nova forma de trabalho assalariado. A revolução industrial desenvolveu modificações no setor comercial e agrícola. Graças à invenção da máquina a vapor, tivemos um acelerado crescimento econômico, político e social. Com o tempo foram surgindo novas invenções e abrindo caminhos para uma sociedade cada vez mais globalizada.

O período da revolução industrial foi sem dúvidas um marco na história que iniciado no século XVIII vem até os dias atuais. Um dos marcos da época é o surgimento dos primeiros sindicatos, onde os trabalhadores reivindicavam por melhores condições, pois haviam saído do campo, indo para a cidade e não havia qualquer possibilidade de continuarem trabalhando como antes, teriam que aceitar ordens de um superior e receber um valor absurdamente insignificante pelo trabalho.

Sem dúvidas o período marcou a história com os avanços tecnológicos, o desenvolvimento econômico e social. Trouxe fatos que surgem até os dias atuais e nos deixam ciente das alterações ocorridas ao longo da história, e fatos que ainda temos a necessidade de ter um olhar crítico e desafiador para um melhor crescimento da sociedade.

A revolução Industrial e o surgimento dos primeiros sindicatos

A revolução industrial foi um marco para o setor econômico, político e social. Trouxe grandes inovações e mudanças na sociedade. Com o surgimento da máquina a vapor, o trabalho artesanal foi ficando para trás dando lugar as grandes indústrias. O artesanato foi à forma de produção industrial característica da Idade Média, onde os artesãos eram produtor, proprietário e trabalhavam com a própria família, tinha seu lucro e não recebiam ordens. Com o passar do tempo foram surgindo novas relações capitalistas que introduziram no campo, fazendo assim os camponeses saírem de suas terras e começar uma nova vida na cidade. O fato é que abandonar suas terras, sua rotina, seu jeito nobre e simples de trabalho foi sem dúvidas um período de completa adaptação, pois teriam que tentar a sorte na cidade e escolher entre vender sua força de trabalho por um salário miserável ou ficar desempregado e morrer de fome. É claro que a maioria trocava horas de trabalho por um salário pago pelo capitalista dono da fábrica, mas certamente não tinha uma qualidade de vida excelente o que torna a história um marco das manifestações, observando que para se chegar a um desenvolvimento positivo foi necessário ceder espaço para uma sociedade que não tinha nenhuma estabilidade de vida, nenhuma oportunidade de crescimento e sem chances de se promulgar.

A revolução Industrial foi um período de crescimento e desenvolvimento social para a sociedade. O Objetivo dos países eram obter lucro. Graças aos avanços tecnológicos dos progressos científicos à produção, com a descoberta de novas formas de energia foram surgindo à possibilidade de uma enorme ampliação de mercados. O final da Idade Média testemunha o surgimento das grandes inovações do século XVIII, grandes avanços, grande oportunidades, transformações econômicas e o início dos primeiros sindicatos como oportunidade para melhorar as condições de vida dos assalariados. Antes da revolução industrial, a demanda de bens de capital era pequena, tanto quanto as indústrias de bens e capital mostravam-se também, pois se tratavam da classe dos pequenos proprietários, aqueles produtores e agricultores que foram expulsos de suas terras e tiveram que tentar a sorte na cidade. Até então, eles viviam basicamente da agricultura que eles mesmos cuidavam e das pequenas produções artesanais que faziam manualmente.

O que seria da sociedade sem os grandes avanços e mudanças ocorrida na Revolução Industrial? Seriamos uma sociedade retardada, sem desenvolvimento e avanços tecnológicos ou não teríamos perspectiva de vida e viveríamos acomodados com o que temos?A resposta é bem complexa, mas analisando a sociedade em que vivemos,seria difícil talvez sobreviver em meio a essas projeções. Não somos uma sociedade bem arredada, lutamos todos os dias para ocorrer mudanças positivas e estabilidade pessoal. Ainda há muitos cidadãos que lutam para uma vida mais digna, mas há vários fatores que impedem essa propagação.

Um dos fatores que procede a revolução,foi o desenvolvimento da Inglaterra.Os ingleses expandiram seus comércios e abriram portas para o mercado consumidor e também deram oportunidade para o mercado fornecedor de matérias-primas,principalmente de algodão,um dos primeiros meios de produção da época.Com esse aumento de capital,surgiram outras formas de acumulaçao decorrentes de aluguéis da terra,lucro dos proprietários que produziam a matéria prima e dos preços elevados que fazia os comerciantes prosperar.

O que notamos é o poder político totalmente nas mãos do burguesia capitalista. Tinham grande interesse no desenvolvimento econômico.Organizavam o sistema de circulação das mercadorias,abrindo caminho para a exportação e importação,criando portos e estradas.

Até o final do século XVII,a importância industrial era secundária,como vimos anteriormente,os comerciantes investiam na produção de algodão.Foi desaparecendo os artesãos donos de terras e produtores agrícolas.deixaram de preparar a lã e tecer.A burguesia passou a empreender as terras usadas pelos pequenos proprietários que passaram a concentrar suas vida na cidade e à disposição da manufatura urbana.O desenvolvimento industrial na Inglaterra está ligado à industria de lã que inclusive o poder político tentava proteger regulando produção e comércio.Era praticamente limitada a exportação de máquinas e técnicas adquiridas para a produção,mas não foi possível conter por muito tenho essa limitação,pois também foram surgindo o carvão e o ferro facilitando o crescimento das produções.O comércio inglês no Oriente logo prosperou tendo em vista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com