TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO E SUBJETIVIDADE

Por:   •  27/9/2021  •  Resenha  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL

CURSO DE PSICOLOGIA – UA: TRABALHO E SUBJETIVIDADE – 2021/B

PROFESSORA: MARIA LORENI ROSSO

ALUNA: SIMONE MARCOLINO LUIZ DE MEDEIROS

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL

Orientações Gerais:

  1. Atenção ao prazo máximo de postagem da avaliação na Ferramenta Professor do EVA;
  2. Todas as fontes de pesquisa utilizadas deverão ser apresentadas logo a seguir as respostas de cada questão, conforme solicitado;
  3. Nas questões nº 1 e 3, onde solicita-se conceito/definição de autores deverá ser apresentada referência bibliográfica nas Normas da ABNT;
  4. As questões nº 2 e 4 deverão ser respondidas através da compreensão do aluno. Serão desconsideradas respostas que denotem cópia parcial ou integral de conteúdos de fontes externas, bem como cópia ou forte semelhança das respostas de outros alunos.

A partir de estudos realizados responda o que for solicitado:

1 – A partir de buscas em fontes confiáveis de pesquisa, apresente o conceito de um autor sobre o que é trabalho. Apresente a fonte de pesquisa no final da resposta. (1,5)

De acordo com Zanelli, em seu livro Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil, 2014, o trabalho é uma prática transformadora da realidade que viabiliza a sobrevivência e a realização do ser humano. Por meio do ato e do produto de seu trabalho, o homem percebe sua vida como um projeto elaborado e conduzido por ele mesmo, reconhece sua condição ontológica, materializa e expressa sua dependência e poder sobre a natureza, produzindo as condições materiais, culturais e institucionais que constituem seu ambiente, e desenvolve seu padrão de qualidade de vida.

Mas adiante, o mesmo autor, Zanelli, coloca que, sob o ponto de vista empírico consiste na aplicação de conhecimentos e habilidades ao desenho de processos de produção dentro de uma sintaxe constituída por condições econômicas, tecnológicas, sociais, culturais e políticas.

ZANELLI, José C. et al. Psicologia, associações e trabalho no Brasil. Disponível em: Minha Biblioteca, (2ª edição). Grupo A, 2014. Acessado em: 26/09/2021.

2 – A partir da resposta da questão nº1 e da afirmativa a seguir, responda o solicitado, através da sua compreensão:

Afirmativa: “O papel desempenhado pelo trabalho na vida das pessoas pode ser visto como sendo de elevada importância. O trabalho é parte fundamental na existência humana, pois possibilita crescimento tanto profissional quanto pessoal, pela construção de relações interpessoais, além de conferir identidade e sentido à vida.  Sob outra ótica, o “trabalhar” é percebido como um dos elementos que dão sentido à vida das pessoas no atual contexto social, sendo parte de sua identidade.

Responda: É possível afirmar que o trabalho pode ser um meio de realização para o ser humano? De que maneira? Justifique sua resposta. (2,5)

O trabalho é para o homem um sentido significativo. Desde que o mundo é mundo, e que temos conhecimento através da história do homem, temos o trabalho como forma de expressão do ser humano. Seja na caça ou na elaboração de um software, na limpeza de uma calçada ou na criação do “Bóson de Higgs”, o trabalho dignifica o homem, traz seu sentido de viver e ser no contexto universal da ação, portanto, faz com que sua subjetividade seja incluída no contexto no qual está inserido, mas não deixando de influenciar o todo. Para o homem, a manutenção de sua sobrevivência é algo imprescindível, não entramos no mérito atual do nadismo, conceito trazido pelos nossos tempos atuais para conceituar àquele que nada faz (que pensa que nada faz), que, embora pensem que nada estão fazendo, sempre estão fazendo algo, e sim no fato de que o indivíduo, em sua capacidade, torna e transforma o mundo de acordo com suas necessidades. Assim, de forma instrumental, o homem garante sua sobrevivência com a possibilidade de atender suas necessidades e ao mesmo tempo é útil para si, para a sociedade e para a empresa. De forma substantiva, o homem tem a satisfação pessoal, mantém o vínculo com a sociedade, com a empresa e com seus pares, ainda, e não findando as contribuições que isto traz, a autorrealização. Em suma, a forma simbólica do trabalho, embora seja subjetiva, é ampla e traz em seu bojo muitas facetas. Assim, trabalho é qualquer movimento que traz algum resultado benéfico ao indivíduo e/ou a sociedade, com isto, percebemos que o ser humano se realiza através de vários comportamentos ao longo de sua vida, o trabalho é apenas uma destas realizações.

3 – Através de Pesquisa Bibliográfica apresente a definição de um autor sobre o que é Psicologia Organizacional e do Trabalho. A partir da definição apresentada, descreva a sua compreensão sobre a importância dessa área nas organizações de trabalho na Contemporaneidade. A fonte de pesquisa da definição deverá ser apresentada no final da resposta. (2,0)

Segundo o autor Rothmann, do livro, Fundamentos de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2017:

A psicologia organizacional e do trabalho é definida como uma divisão aplicada da psicologia preocupada com o estudo do comportamento humano relacionado com o trabalho, as organizações e a produtividade... Os psicólogos organizacionais e do trabalho estão envolvidos na pesquisa sobre os funcionários e na aplicação dos princípios de psicologia dessa pesquisa ao ambiente de trabalho para ajudar a otimizar o sucesso de uma organização.”

Onde o mesmo autor segue:

A psicologia organizacional e do trabalho é composta de dois ramos: a Psicologia do Trabalho (classificada também como Gerenciamento de Recursos Humanos) e a Psicologia Organizacional (também conhecida como comportamento organizacional.”

Com os conceitos acima expostos, podemos observar que, embora, em primeira vista possa parecer iguais, são diferentes, mesmo atuando no mesmo setor, na grande maioria das vezes dentro de uma empresa ou instituição.

A psicologia organizacional atua mais especificamente nas instituições como um todo, no âmbito de suas gerencias e organização, assim como, as afetações da organização sobre o sujeito. Para exemplificarmos e ficar mais didático, supondo que em uma empresa não haja uma cozinha e em uma outra empresa haja um “cantinho” onde os funcionários possam se encontrar e tomar um café, conversar e trocar ideias. Assim, atua a psicologia organizacional, onde sua função é integrar, motivar, treinar, ou seja, manter a empresa com o ambiente mais satisfatório possível para o bom desempenho de seus funcionários. Dentre outras ações, podemos destacar também, o mural do funcionário do mês, com isto podendo até incrementar uma festividade para estes ou bonificando com algo que seja significativo à data.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com