TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho e Subjetividade

Por:   •  18/11/2020  •  Resenha  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Processos de Gestão e Consultoria

Trabalho e Subjetividade

A subjetividade está presente na vida das pessoas e muitas vezes não percebem como ela pode dar sentidos diferentes a partir de seus comportamentos na convivência com outras pessoas. O que se percebe é que muitas vezes as pessoas tendem a negar a subjetividade por inúmeros motivos, levando ao adoecimento. Dessa forma esse problema virou uma preocupação das organizações, pois precisam de lucratividade e bom desempenho dos trabalhadores. Porem geralmente a preocupação das organizações é em relação a problemas físicos e não psicológicos, gerando muita sobrecarga e estresse, além de conflitos com a família, fora do trabalho. O trabalhador busca disfarçar ou esconder o seu sofrimento e os seus desejos para realizar a tarefa exigida pela empresa, e passa a se comportar de maneira com que acha mais adequado e como acha que a empresa espera, Faria (2017).

Nesse sentido, a subjetividade se caracteriza por criar pensamentos, comportamentos, emoções e ações, adquirindo e passando experiências na relação com os outros e construindo novas ideias.  As diferentes relações do sujeito geram diferenças de pensamento por surgir de diferentes experiências, por isso é importante que haja igualdade de espaço para que essas diferenças possam contribuir e possa estimular a criatividade para enfrentar as inúmeras situações de convivência, Faria (2017).

As pessoas possuem suas características próprias e individuais e isso influencia na construção da subjetividade de cada um. Cada ser humano tem diferentes maneiras para modificar o seu espaço, e também pode ser modificado pelo seu espaço, se deixando levar e não se permitindo olhar para as suas vontades e desejos, resistindo e causando assim muito sofrimento Faria (2017).

É importante perceber que o ser humano é visto não só a partir de sua racionalidade ou só sua subjetividade, e sim levando em consideração seu contexto social e com isso suas vivências próprias, e assim constrói sua personalidade particular, Lorentz, Lima, Dias (2014).

Sempre se teve a ideia de subjetividade como algo relacionado com a psicologia, mas muitas outras áreas como filosofia, sociologia e antropologia também buscam contribuir para a compreensão desse conceito em como o ser humano são e o que fez com que fossem capazes de se desenvolver como sujeitos. Com a busca de melhores explicações pela sociedade contemporânea sobre a percepção de sujeito, surgem variadas opiniões a respeito. Nesse sentido é importante levar em conta a subjetividade como necessária para o desenvolvimento do sujeito, tanto quanto o trabalho dando sentido ao ser humano através de experiências, Matos, Pires, Ramos (2010).

Por muito tempo o trabalhador foi visto como apenas como uma parte importante para gerar lucros, sendo impossível que cada indivíduo pudesse ter mais diálogo com a organização, pois precisava se render e aceitar o que era estabelecido por ela. Era mantida uma forma objetiva e rígida no contexto organizacional, não sendo permitido muita interação ou expressão de emoções, somente fora Faria (2017).

Por isso pouca abertura da organização com os seus trabalhadores faz com que as pessoas se tornem conformadas e dominadas pela empresa, esquecendo seus princípios e valores e não exigindo boas condições para trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com