TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO E SUBJETIVIDADE

Por:   •  31/10/2018  •  Dissertação  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

UNISUL

Universidade do Sul de Santa Catarina

Campus Tubarão

Curso de Psicologia

Estudante: Djovana Felizardo Bernardo

Avaliação individual e com consulta. Lembre-se de aplicar as regras para citações diretas, paráfrases e referenciar os autores pesquisados.

Questão 1: “ Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” Esta frase é atribuída a Confúcio, professor e filósofo chinês, que viveu em 400 a.C. Considerando a história do significado do trabalho e a história da organização do trabalho no século XX e início do XXI, analise esta frase e elabore uma dissertação com 30 linhas. Aplique o conhecimento científico.

        Conforme o passar dos séculos o trabalho tomou diversas representações para o homem. Bastos, Pinho e Costa (1995) ressaltam que na época greco-romana as profissões valorizadas eram as que permitiam o pensar do sujeito, as que dominavam as áreas da arte, literatura, desenho e filosofia, aquelas que desempenhavam papel para atender as necessidades básicas da família do sujeito eram consideradas como refusa ao dom/habilidade deste. No judaísmo o trabalho era visto como castigo a desobediência, e na tradição cristã o trabalho era a forma de alcançar a salvação e a vontade divina.

O trabalho é um espaço importante na vida do sujeito, como afirma Bastos, Pinho e Costa (1995), além de ter função econômica relacionada ao rendimentos e ganhos a atividade passa a representar a identidade desse sujeito.

Foi apresentado pela pesquisa ‘’ Carreira dos Sonhos’’, da Cia de Talentos (2017) que o emprego toma um significado de prosperidade, dos mais de oitenta e dois mil participantes, classificados em três grupos sendo estes a) os estudantes e recém formados; b) coordenadores gerentes plenos; e c) gerentes sênior à presidentes, admitiram ser importante estar feliz com seu trabalho. E que sua ocupação e relação com a empresa permita uma integração de vida, bem como um significado e possibilite o desenvolvimento de suas competências.

O aparente desejo de integração trabalho e vida particular do sujeito com a empresa/emprego resulta na avaliação de aspectos específicos antes de aceitar uma proposta de trabalho ou até de permanecer neste. Características como o ambiente de trabalho ser agradável, as relações entre os colegas serem saudáveis, o sujeito possuir realização e felicidade durante o processo do ofício, ter espaço para a apropriação de suas habilidades, são aspectos que vem sendo averiguados o que exige e oportuniza a mudança de modelos de administração.

Se dentre os sujeitos da pesquisa ‘’ Carreira dos Sonhos’’, citada anteriormente, fossem subordinados a uma empresa com falso incentivo ao trabalho através de recompensas materiais e uma forte presença de liderança hierárquica (perfil característico da Teoria Administrativa Clássica) o sujeito não teria seus princípios representados e viria a reavaliar sua presença na organização.

É notório que à preocupação do sujeito com suas questões pessoais ao entrar no mercado de trabalho, entretanto, mesmo que casos assim ainda sejam questões de privilégios sociais, exige que o mercado tenha que se readequar as mudanças sociais que a modernidade, tecnologia e avanço da ciência social vem gerando. Proporcionando a ascensão de modelos de administração que mirem no funcionário como parte da empresa, enfraquecendo a ideia do sujeito sendo parte mecânica do sistema de produção, como peça que possa ser remanejada.

Como afirma Matos e Pires (2006), O Movimento das Relações Humanas propõe oferecer incentivos psicossociais, defendendo a integração deste nas decisões que visam resolver tarefas e amenizando o foco da administração, são boas propostas para que o trabalhador se sinta mais autônomo e confiante em seu ofício.  Esse esquema de procura adequada, representação de princípios e etc., faz com que o trabalhador se sinta mais motivado a realizar suas funções, bem como, cumprir metas e permanecer em seu emprego.

[pic 1]

Questão 2: Acesse a pesquisa “Carreira dos sonhos 2017”, disponível na midiateca e analise:

- atual satisfação com o trabalho e as variáveis apontadas pelos respondentes;

- significado do trabalho para os respondentes

- compare o atual significado do trabalho com a concepção de homem presente nas teorias científica/clássica/burocrática/humana e sistêmica. Quais os possíveis impactos que estas formas de organizar o trabalho teriam sobre o perfil de trabalhador e a trabalhadora apresentado na pesquisa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com