TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO FILOSOFIA

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]                                                         

Nome: Camilly Machado Brandão, Júlia Aguiar de Souza, Maria Eduarda de Azevedo Sardinha, Thayná Botelho Fernandes, Vitória de Souza Sandre.                        

Data: 02/09/2021

Valor: Até 5,0 pontos

Disciplina: Filosofia e Ética

Professora: Dra. Andréa Bottino

OBS: Responder entre 08 e 10 linhas para cada questão, seguindo o mesmo padrão de letra do enunciado.

O trabalho deverá ser realizado em grupo com 5 componentes. É de extrema importância a criação de um grupo de estudos, conforme já orientado anteriormente, para a realização dessa atividade avaliativa, havendo discussões, troca de ideias, ética e responsabilidade.

Regras do Envio:

* Até o dia 02/09, quinta-feira, às 21 horas;

* Apenas um componente do grupo deverá enviar para o email:andreabottino.396399@prof.macae.rj.gov.br

* O assunto no e-mail será: TRABALHO 1 – FIL;

* No corpo de texto do e-mail deverá constar o nome completo dos membros do grupo em ordem alfabética, listados um embaixo do outro;

* Todos os e-mails serão respondidos em até uma semana, a partir da data oficial de envio, da seguinte forma: “Recebido”;

* O arquivo do trabalho avaliativo deverá ser salvo com o NOME COMPLETO dos estudantes;

* O não cumprimento das regras acarretará na não validação do trabalho avaliativo.

        

  1. Após assistir o Filme “Sonhos Tropicais” (LINK: http://youtube.com/watch v=fieH3FqzrZ0), responda a questão a seguir. O filme retrata no início do século XX a falta de saneamento básico e as condições precárias de higiene no Rio de Janeiro, principalmente no que envolviam epidemias tais como a febre amarela, a varíola e a peste. Que reflexões você faria a respeito desse filme comparando com os dias atuais? (2, 5 p.)

É um filme interessante para se pensar sobre as reações da população quanto as medidas de prevenção as doenças que estavam devastando a sociedade naquela época. Mesmo presenciando a morte de várias pessoas, o povo, em parte, não acreditava que a vacina poderia ser o melhor caminho para combater aquilo, e em parte, até acreditava na medicação porém discordava das formas que o governo impunha as leis. Assim também vemos em nossos dias, tamanhas as discussões sobre as medidas de prevenção ou eficácia das vacinas, mas para isso estudamos a história, para podermos visualizar com visão ampla o que foi correto e errado e como melhorar a atual situação em que vivemos. Diferente do século XX, nos dias atuais conseguimos ter mais informações mediante o avanço da tecnologia, que nos permite sempre buscar dados e estatísticas que comprovem a necessidade da vacina durante o auge da doença.

  1. A disciplina Filosofia e Ética contempla o currículo dos cursos de graduação da FeMASS. A partir das discussões dos encontros virtuais e dos textos que foram disponibilizados, explique, com suas palavras, o conceito de Filosofia. Depois, explique qual é a importância da inserção dessa disciplina na formação acadêmica dos alunos, justificando qual está sendo o impacto dessa disciplina na sua vida, além de especificar as possíveis contribuições da mesma. (2,5 p.)

Filosofia é a atividade de visualizar, questionar e responder com outras perguntas, procurando alcançar a construção do saber a partir da movimentação do pensamento. É essencial para o incentivo de um pensamento livre ou, ao menos, consciente sobre o próprio indivíduo e a sociedade, a disciplina na formação acadêmica. A inserção da matéria de Filosofia na grade é de suma importância porque nos ajuda a desenvolver o senso crítico durante o período de formação profissional fazendo com que ele experimente a construção de um pensar individual. Inserido nesse contexto, nós universitários, podemos aprender, com a matéria, a lidar com situações que nos envolvem no decorrer da grade e também a lidar com nossos conflitos internos no crescimento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com