TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Filosofia

Por:   •  20/2/2023  •  Dissertação  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Aluno: Michelle de Oliveira Sacco

Matrícula: 22213110114

Polo: Paracambi

Disciplina: Filosofia e Ética

Curso: Administração Pública (APU-UFF)

 ATIVIDADE 07

1. Quais as críticas de Marx à filosofia de Hegel?

              Para Hegel, a sociedade civil só encontra a sua verdade na instância superior do Estado moderno. Além disso, Hegel sempre buscou na elite intelectual e social a resolução dos  problemas sociais, considerando  as massas como uma força mais ou menos destrutiva da Natureza. Para ele, a luta antiabsolutista exigiria uma transformação no Estado, que passaria a existir de acordo com os valores da igualdade e da liberdade, o que não aconteceu. Todos pensavam  que a Burguesia liberal seria capaz de combater e transformar o Estado Autoritário, porém foi percebido que esses empresários não estavam dispostos a lutar pela realização de princípios políticos e morais, mas apenas queriam defender os interesses particulares da sua classe.

             É nesse contexto que Marx faz um crítica dessa filosofia do Estado racional, buscando auxílio na filosofia de Ludwig Feuerbach (1804-1872) que se afastou de Hegel por este ter uma visão teocêntrica. Para Feuerbach não foi Deus que criou o homem, mas o contrário: foi o homem que criou Deus, e ao se esquecer dessa criação, o homem passou a acreditar que Deus é o

criador de tudo, perdendo-se a si mesmo. O que foi nomeado como inversão da relação entre o produtor e o seu produto de alienação, algo que faz o homem esquecer de sua essência humana. A filosofia deve ser um processo de desalienação para que encontremos à liberdade, e para o reencontro do homem consigo mesmo e da percepção do homem  como o centro de tudo.

             Marx aplicou e ampliou o conceito filosófico de alienação para além da filosofia da religião, à partir do estudo da filosofia política de Hegel. Descobrindo que todos os  hegelianos caiam no mesmo engano: inverter  a essência e a aparência. Marx percebeu  que  na sociedade, o homem não é alienado somente no âmbito religioso, como também o é na política. Para ele, o Estado não seria algo independente e superior e que resolveria todos os problemas da sociedade, mas, sim, dependente e subordinado à sociedade civil, isto é, das relações sociais capitalistas

2. Quais eram as ideias dos socialistas utópicos? Qual a diferença entre o socialismo utópico e o socialismo proposto por Marx? E a crítica de Marx ao socialismo utópico?

           O socialismo utópico visava a criação de uma sociedade ideal, mais justa e igualitária. Queriam fazer reformas graduais e pacíficas para a implantação desse estado utópico. A diferença entre os dois era que o  socialismo utópico queria implantar essa sociedade ideal de maneira pacífica e gradativamente, já o socialismo de Marx defendia que melhores condições de trabalho e de vida para a classe proletária só poderiam acontecer  através da luta armada dos trabalhadores e que a mudança fosse de uma vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (209.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com