TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Marketing

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

a) quais os pontos comuns desses sistemas de negócios?

Todas essas empresas são startups. Segundo o SEBRAE (2011) a definição de startup é: uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica das startups é possuir risco envolvido no negócio. Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais, altamente escaláveis e a partir de ideias inovadoras.

b) quais as vantagens e dificuldades de ingresso no mercado e operação?

Uma das principais diferenças de startups e empresas tradicionais está na fase inicial da empresa. Enquanto nas empresas tradicionais aconselha-se a fazer um plano de negócios minucioso, ver a viabilidade e depois colocar em execução o plano, nas startups, basicamente é definido como tentativa e erro, ou seja, tem-se hipótese e o empreendedor vai a campo ver se essa hipótese tem mercado (ALBERONE; CARVALHO; KICORVE, 2012). É um feedback constante tanto quantitativo como qualitativo e esse ciclo pode ser resumido em construir, medir e aprender (RIES, 2012).

c) Com base nesse grande cenário, escolham um setor (transporte, hotelaria, serviços pessoais, financeiros, ou outros não citados aqui) e levantem quais são os concorrentes diretos e indiretos que eles enfrentam.

No mercado de delivery de comida (setor de food service), encontramos uma forte concorrência entre algumas startups, a citar a recém fundada UberEats (2016), o Grupo iFood que detém direitos do SpoonRocket (além do próprio aplicativo iFood), a  bilionária Rappi, que entrou recentemente na concorrência do delivery de comida (2017), a espanhola Glovo (que anunciou neste ano que interromperia as operações no Brasil por conta da forte concorrência), além da concorrência indireta com os serviços de delivery próprios dos restaurantes e a existência de estabelecimentos com possibilidade de alimentação no local.

d) Quais os segmentos de consumidores podem ser sugeridos para esses negócios? Montem cruzamentos de critérios de segmentação com base em dados exploratórios levantados.

Alguns segmentos de consumidores que podem ser sugeridos para esse tipo de negócio seriam geográficos, demográfico B2B e B2C, psicográfico e comportamental. O Geográfico e uma pratica de segmentar o público-alvo de uma campanha com base no local, sendo eles amplo como um pais ou região, ou estreito como uma rua em uma cidade, o demográfico B2B são dados que incluem tamanho da empresa, indústria, papel e tempo trabalhado na empresa, já o demográfico B2C tem uma base mais para o público, essa segmentação inclui, mas não se limita a raça, etnia, idade, gênero, religião, educação, renda, estado civil e ocupação, o psicográfico já não e tão concreto que nem as segmentações acima, seria uma segmentação menos tangível, ela divide o mercado em princípios como estilo de vida, valores, classe social e personalidade, e a última que seria a comportamental visa dividir os consumidores em grupos de acordo com qualquer um dos seguintes atributos: uso, lealdade, consciência, ocasiões, conhecimento, gostos e padrões de compra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com