TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.219 Palavras (17 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

“O CENÁRIO DE ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E O PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH”

[pic 3]

Samambaia-DF

2015

“O CENÁRIO DE ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E O PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH”

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

                                                                    Prof.Alcides José da Costa Filho

   Claudia Cardoso M. Napoli

   Fernanda M. Caleiro

  Jossan Batistute

           Rinaldo Lima

Samambaia-DF

2015

  1. INTRODUÇÃO

Abordaremos neste trabalho o cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de Rh.

Esta pesquisa tem como objetivo aprofundar conhecimentos e refletir criticamente sobre os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre, identificando a interdisciplinaridade.

Veremos tipos de recrutamento, a importância da analise e descrição de cargos para os processos de gestão de pessoas, Também será analisado os tipos de recrutamento que o Gestor de Recursos Humanos, pode utilizar e quais são suas vantagens e desvantagens. Será apresentado o objetivo da entrevista no processo de seleção e a importância de um roteiro para realizar uma entrevista. Informações referentes os direitos dos trabalhadores, tais como: Insalubridade, penosidade, periculosidade, 13º salário, férias e rescisão por justa causa.

Será analisado o objetivo de plano de auditoria e realização de auditoria de primeira e terceira parte e características e objetivos da consultoria organizacional

  1. DESENVOLVIMENTO

    A revolução tecnológica trouxe a intensificação da competição entre as organizações. Essa Competição foi impulsionada pela revolução das tecnologias de informação e comunicação, que possibilitaram a abertura de novos mercados criando assim uma economia global.

   As organizações estão atuando sob novos padrões de qualidade, competitividade e produtividade, exigindo capacidade de rápida adaptação e inovação constante, melhorando a eficiência dos processos, dos produtos e serviços, buscando excelência no atendimento ao cliente.

   Os colaboradores dessas empresas também devem acompanhar essa revolução tecnológica buscando sempre qualificação, após a incorporação de novas tecnologias que reduziram o número de postos de trabalho, e também pela modificação dos conteúdos dos cargos que se tornaram cada vez mais sofisticados exigindo a qualificação e a utilização total de sua capacidade intelectual e de improvisação nos desafios da empresa.

    Focados em sua atividade principal, muitas empresas viram a oportunidade de repassar para terceiros aquelas atividades que não estão relacionadas ao seu processo produtivo. Como os serviços de limpeza, transporte, alimentação e outros.

    Vale ressaltar que tanto a terceirização e a implantação de novas tecnologias que venham a reduzir os postos de trabalhos, devem ser analisadas pelo profissional de Gestão de Pessoas.

   O consumidor contemporâneo está atento ao comportamento das empresas, como: ética e responsabilidade socioambiental, esse valores devem ser incorporados pelas organizações como fator estratégico.

   Para acompanhar todas essas mudanças nas organizações, o trabalhador também deve estar preparado. Esse profissional que as empresas buscam é alguém com diferenciais, o profissional contemporâneo que tenha base técnica sólida e características comportamentais como criatividade, capacidade para o trabalho em grupo, decisão, resolução de problemas, comunicação. Ou seja essas empresas buscam talentos.

    Analisando esses profissionais que as empresas buscam, acredito que possuo mais as competências comportamentais do que as técnicas. Sou uma pessoa comunicativa, me relaciono facilmente em grupos, e sempre busco a resolução dos problemas, seja qual for. Porém ainda não me sinto preparado quanto uma base técnica sólida.

   

A descrição de cargo é um relato de tudo que o ocupante do cargo faz, como faz e onde faz e porque faz. Relacionando tarefas, deveres e responsabilidades do cargo, pessoas e equipamentos envolvidos na atividade, relacionando a periodicidade e local das tarefas.

A análise de cargo é o detalhamento dos requisitos para o ocupante do cargo como: conhecimentos específicos, formação acadêmica, experiências anteriores, idade, requisitos físicos e mentais.

Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição de cargo. Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõem  e as condições em que o trabalho deve ser feito (CHIAVENATO, 2010, p.219).

É de grande importância que as empresas adotem a pratica de análise e descrição de cargos, pois é através deste procedimento que é determinado o perfil do profissional que a empresa esta a procura. Desta forma o candidato também saberá exatamente quais tarefas deve desenvolver. A empresa também terá um maior controle sobre as atividades desempenhadas por cada cargo.

O profissional de Recursos Humanos é o responsável pelo recrutamento de pessoal para a organização. Este profissional pode utilizar; recrutamento interno, externo e on-line.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (320.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com