TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH.

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 13

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH.

Com a globalização do mercado e avanços tecnológicos as organizações atuam em um mercado cada vez mais virtual, o que demanda conhecimento globalizado para manterem-se ativas sempre na busca de novos clientes. Com estas mudanças, a demanda do mercado também cresceu de forma rápida e com ela as exigências para contratação de talentos.

A Gestão de Pessoas passou a ser um agente transformador na sociedade, tendo a qualificação indispensável para atender os diversos nichos de mercado. De acordo com a visão de Claro e Nickel (2002 p. 17), percebe-se um novo formato para RH, uma vez que essa mudança foi contextualizada gradualmente. Já faz algum tempo que a área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformação na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implantação das mesmas.

Considerando as exigências do mercado profissional na atualidade não detenho experiência e conhecimento necessário para competir com profissionais que hoje atuam exclusivamente na área de gestão de pessoas, pois estes contam com vasta experiência, motivo pelo qual busco aprimorar meus conhecimentos para ser capaz de entrar no mercado sendo competitiva.

Descrição de cargos significa relacionar o que o ocupante faz, e como ele faz, em que condições ele faz e por que ele faz. 
A descrição de cargo descreve de forma resumida o conteúdo e as principais responsabilidades do cargo. Na descrição de cargo inclui o título, o sumário das atividades e as responsabilidades do cargo, feita a descrição, vem à análise de cargos; Análise de cargos aborda os aspectos externos do cargo, como os requisitos o ocupante deve possuir para desempenha-lo. Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. 
              A análise é feita a partir da descrição do cargo, embora a descrição e a análise de cargos sejam intimamente relacionadas, a diferença é que: enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz, a análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. Seguindo estes requisitos para seleção e contratação de seus colaboradores as empresas logo terão retorno de seus investimentos, pois, estarão contratando pessoas com iniciativa e talento que atendam seus anseios técnicos e profissionais, tornando sua produção e serviços mais homogêneo, qualificando-a para suprir a demanda de mercado.

1 Recrutamento e Seleção

Após descrição e analise dos cargos dá-se inicio ao processo de recrutamento, Segundo Chiavenato (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.  que e um processo onde o gestor de RH busca atrair candidatos com qualidade para suprir tais cargos, este processo acontece de três formas distintas que são: Recrutamento Interno, recrutamento externo e recrutamento virtual veremos detalhados um a um.

  1. Recrutamento Interno

Recrutamento interno acontece quando existe uma vacância de cargo com maior complexidade dentro de uma organização e o Gestor de RH divulga esta vaga com a finalidade de recrutar talentos existentes no quadro de pessoal da mesma, valorizando-os e dando-lhes a preferencia de receber uma promoção ou transferência e a oportunidade de demonstrar suas técnicas e conhecimentos adquiridos na própria organização ao desempenhar suas funções, bem como cursos e treinamentos que tenha realizado, isto lhe trará valorização pessoal e valorizara a organização ante os demais colaboradores que passaram a confiar na mesma e buscaram o aperfeiçoamento através de cursos para que na próxima oportunidade estejam aptos a concorrerem à vaga.

Esta modalidade de recrutamento possui algumas vantagens como baixo custo de contratação, estimula a concorrência entre os colaboradores, aproveitamento da capacidade intelectual e técnico de colaboradores que já estão na empresa desempenhando suas atividades, possui algumas desvantagens como falta de inclusão de novas ideologias de trabalho, perda do potencial de criatividade e inovação.

  1. Recrutamento Externo

Recrutamento externo é o empenho de esforços da organização para atrair novos talentos para integrar seu quadro de pessoal trazendo sangue novo com inserindo novas experiências e habilidades que não se faz presente na organização naquele momento. Este processo consiste em captar pessoas que estejam inseridas ou não no mercado de trabalho, este processo se torna atrativo com a divulgação dos benefícios oferecidos pela organização e este venha de encontro com aquilo que o candidato busca para si.

O recrutamento externo possui algumas técnicas que devem ser analisadas pela organização e utilizar a que melhor satisfaze-la para aquele momento, essas técnicas consistem e divulgar as oportunidades de trabalho disponibilizadas pela mesma, detalha-se os métodos de recrutamento externo.

  1. Agencias de Recrutamento

Este método poderá ser utilizado quando a empresa não possuir RH e se faz necessário uma grande quantidade de candidatos e disponibiliza de muitas vagas para o mesmo cargo, este método dinamiza o recrutamento devido ao fato de as agencias manter profissionais focados para o perfil de candidato que a organização deseja porem este método quando utilizado gera maior custo.

  1. Escolas, universidades e instituições de classes.

Algumas organizações divulgam suas vagas para estas instituições e estas por sua vez as disponibilizam em palestras e seminários atingindo um grande numero de potenciais candidatos que possam ser recrutados em um período mais rápido, sabendo que estas instituições são formadoras de mão de obra qualificada; ex. SENAI e SENAC.

O recrutamento interno possui algumas vantagens como inovação do quadro funcional inserção de novas de novas metodologias de trabalho, algumas desvantagens também são percebidas como maior custo de contratação, lentidão no processo de recrutamento e seleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com