TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“O menino e a caixa”

Por:   •  29/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG

SOBRE A CRIAÇÃO DE IDEIAS

Aluno(s):

POLO

TRÊS PONTAS – MG

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 01

1 OPERADORES ARGUMENTATIVOS ............................................................... 02

1.1 Da definição de Operadores Argumentativos.................................................. 02

1.2 Apresentação de exemplos de Operadores Argumentativos......................... 02

CONCLUSÃO ........................................................................................................ 04

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 05

INTRODUÇÃO

Neste TG a proposta é repensar a educação através do texto proposto “O menino e a caixa” e responder qual a intenção da autora ao apresentar ao leitor estes pensamentos. A conclusão deve girar em torno da questão da criação de ideias versus a entrega de ideias prontas.

1 SOBRE A CRIAÇÃO DE IDEIAS

1.1 “O menino e a caixa”

O termo “ideia” apresenta significados diferentes conforme a orientação filosófica de quem o utiliza. No sentido do texto, uma ideia se expressa mediante opinião, ponto de vista, noção sobre os conteúdos, conhecimento adquirido ou incorporado, capaz de representar a concepção mental de algo concreto ou abstrato. A ideia não é apenas representação mental de um objeto existente, mas também uma possibilidade ou antecipação de algo. De acordo com Dewey (Peters, 1998), a ideia começa como uma sugestão, mas nem toda sugestão é uma ideia. Ela transforma-se em uma ideia quando examinada como referência a sua possibilidade de resolver uma dada situação. Independente do grau de novidade, as ideias surgem em função de dois motivos básicos: problemas, necessidades e oportunidades vislumbradas com a ampliação do conhecimento. Mas nem todas a ideias geradas são aproveitadas. Criar ideias significa que uma pessoa processa as informações memorizadas e combina essas informações de maneiras novas. Quanto mais uma pessoa souber sobre o assunto ou puder aprender com os outros, maiores chances ela terá de fazer novas combinações de conhecimentos.

Ao voltar os olhos para o texto objeto desta análise entende-se que é necessário ver além de sua objetividade e entender as possibilidades subjetivas que a autora coloca. Em uma leitura superficial, a autora conta a história de um menino com uma caixa vazia que vai se enchendo ao longo de diversas entregas que ele realiza. Em uma análise mais detalhada é possível perceber que a autora se utiliza deste recurso para levar o leitor a interpretar a Educação como o menino e a caixa: os educadores estariam diante de meninos com suas caixas vazias e sua missão era encher estas caixas com conhecimento para utilizarem ao longo de suas vidas através de entregas seletivas de informações que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com