TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O novo Processo de Desenvolvimento de Produtos da Toyota

Por:   •  16/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

O novo Processo de Desenvolvimento de Produtos da Toyota

Para o processo de desenvolvimento de produtos da Toyota é destacado dois aspectos principais, assim os prazos que antes eram impossíveis estipulados pela alta liderança para o projeto Prius passam a melhorar drasticamente. São Eles:

A equipe e o engenheiro chefe trabalharem juntos quase diariamente na sala de comando, denominada Obeya, ou seja, o engenheiro chefe apresenta um conceito, discute com os grupos de projeto e planejamento e formula um plano concreto como resultado da discussão conjunta com esses grupos. Com o projeto Prius, uma equipe de especialistas de vários grupos funcionais tais como projeto, avaliação, produção, reúnem-se com o engenheiro chefe e engenheiros de produção em uma sala de comando e tomam decisões em tempo real, de forma que todos participem das discussões. Para um auxilio ainda melhor são colocador na obeya, a sala de comando, terminais de projeto assistido pelo computador. A sala de comando serve a duas únicas funções como administração de informações e tomada de decisões no local. A Obeya é um campo de combate. Antes do projeto Prius, o engenheiro chefe controlava tudo individualmente, mas com essa nova sala de comando uma equipe com todos participando controla o programa. Desde o Prius esse sistema teve uma revolução drástica e agora passa a ser um processo de desenvolvimento na Toyota.

Outro aspecto importante é o da engenharia simultânea. Engenheiros de fabricação e de produção que passam a se envolver com o processo do projeto desde o começo, dando apoio em questões de fabricação. Esse nível de cooperação em um estágio tão inicial foi adotado apenas pela Toyota, pois não é comum na indústria automotiva. A Toyota vem incorporando a engenharia simultânea durante vários anos antes do Prius.

 Com esses dois apectos, juntamente com as inovações no uso de tecnologia computacional, o processo de desenvolvimento de produtos da Toyota leva menos de doze meses para veículos originados no Japão. Um feito impressionante e fantástico, considerando que a maioria dos concorrentes necessita de um prazo duas vezes maior. A base do sistema ainda é o engenheiro chefe, com sua habilidade, personalidade, e sua capacidade de fazer com que as pessoas cooperem continuam a ser importantes, e os princípios da Toyota que ele e outros engenheiros da empresa vivenciam em seu trabalho.

Outros Principios do Modelo Toyota Originados da História Prius

Para o desenvolvimento de produtos e veículos inovadores temos os princípios de criar fluxo, nivelar a carga de trabalho, parar o processo para garantir uma alta qualidade, padronizar, estes estão relacionados com os processos usados na Toyota para um trabalho mais detalhado.

Outros princípios importantes do modelo Toyota que podem ser vistos na história do Lexus e do Prius incluem alguns princípios como basear as decisões administrativas em uma filosofia e a ensinarem aos outros Em geral, os engenheiros chefes são a incorporação da filosofia de liderança Toyota, desenvolvendo no sistema, começando por um trabalho mais básico de engenharia e gradualmente recebem a responsabilidade de administrar um projeto. São selecionados através da combinação de capacidade técnica e de habilidades de liderança desenvolvida ao longo de anos de experiência. São visionários com uma ampla perspectiva entendendo um veiculo nos mínimos detalhes, acreditando serem o melhor para o cliente e para o produto, especialistas em fazer a rede Toyota funcionar, reunindo todos os recursos e avais necessários. Motivando todos os envolvidos no projeto para fazer um excelente trabalho de engenharia que a primeira vista é impossível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com