TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da mulher na atualidade

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

                   TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

Adelvan Dias da Silva - RA: 1624688

POLO

Posse – Goiás

2016

 Participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho

A mulher teve e sempre terá a seu cargo as atividades domesticas, fazendo os deveres que cabem a ela em seu papel de mulher em casa, como cuidar dos filhos, do conjugue, e o papel do homem ainda é o de sustentar  sua família, isso cabe a ele, essa situação sempre existiu e continua e embora a mulher tenha suas obrigações dos trabalhos domésticos, ainda luta para ocupar um espaço  em um ambiente de trabalho, como empresas, tendo assim também seu espaço profissional, e alguns fatos históricos contribuíram para que esse desejo das mulheres fossem alcançados, e foi logo após a primeira guerra Mundial lá por volta de 1914 até 1918, quando fez com que sua presença tivesse crescimento no âmbito de trabalho fora de seus lares, isso ocorreu quando os homens foram convocados para o campo de batalha, e como seus lugares ficaram vazios as mulheres tiveram que ocupar os espaço deles, tendo que assumir até mesmo os negócios.

E outro fator que contribuiu também para que a mulher ingressasse no mercado de trabalho foi quando no nosso pais houve grande número de desempregos, e o valor de mão de obra era muito baixo, isso ocorreu por volta de 1970, e com isso cada vez mais a mulher veio ganhando oportunidade, como outro exemplo foi na Revolução Industrial  por volta do século XVIII, quando nesta época os trabalhos artesanais que eram feitos em casa, passaram a serem feitos nas fabricas e no entanto esse tipo de trabalho era mais adequando e preferível para as mulheres, mas seus salários era menores que os dos homens. Ela teve algumas oportunidades, mas ainda eram muito discriminadas, pois se as pegassem conversando no trabalho certamente seriam punidas, enquanto se o mesmo acontecesse com os homens não lhes aconteceria nada.

A mulher veio mesmo conquistar sua independência com mais intensidade foi na metade do século XX, quando ocorreu aqueles números de desempregos e o baixo valor da mão de obra, fazendo assim com que a presença feminina se fizesse importante no meio social e embora o salário delas ainda fosse menor que o dos homens, as mesmas ainda persistiam, lutando e conquistando sua atuação no mercado de trabalho.

Realmente elas almejavam ir além para que sua presença fosse algo notável, algo que lhes notasse competência, e vale destacar que as mulheres que foram queimadas na data de 08 de março de 1908, o ocorrido foi pelo fato de elas reivindicarem melhores salários e uma jornada de trabalho menor, por essa razão no dia 08 de março é comemorado o dia internacional da mulher.

Nos dias atuais as mulheres ainda aceitam condições de remuneração inferior a dos homens , o que na verdade algumas tem a necessidade que seus salários sejam mais qualificados, pois tem mulheres que não possuem um conjugue e tendo filhos precisa ter um trabalho para o sustento da família mas com um salário justo, mas para alguns empregadores o salário das mulheres são apenas para uma simples ajuda familiar e isso dificulta a vida daqueles que precisa realmente sustentar toda a família, tudo por sua conta. E os empregadores ainda dizem que elas não possuem conhecimentos suficientes para merecerem um cargo mais elevado que lhes deem um bom salário, pois seu conhecimento é muito pouco.      

E com isso, nos dias em que vivemos nota-se que aqueles cargos de executivos, técnicos ou até mesmo na área de medicina por exemplo um cirurgião, essas profissões quem as ocupam são os homens, é raridade encontrar uma mulher que ocupe algumas destas profissões, e as profissões que são ocupadas por elas são aquelas no ramo de empregados, mesmo que elas sejam classificados para um cargo melhor, e vem a parecer que essas mulheres já ficaram acostumadas com essa situação, se sentindo tímidas a enfrentarem uma posição que certamente elas merecem e tem capacidade para isso, e porem são as mesmas profissões que elas sempre optam como comunicação, professoras de ensino fundamental, serviço social entre outras profissões que não tem grande valor, e pagam bem pouco, mas que elas sempre estão fazendo.

Os cargos de direção são bem poucos para elas, e se for uma mulher de cor bem menor ainda, pelo fato de elas serem negras são ainda mais discriminadas pelas que não são. Mas quando alguma mulher chega a ocupar um cargo no mercado de trabalho sua dedicação ultrapassa a dos homens. E de acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foi mostrado que são dedicadas 26 horas semanais peças brasileiras, incluindo também os finais de semana, e os homens gastam apenas 10 horas.

Essa situação da desigualdade dos gêneros, foi radiografado no ano de 2003 pelo Instituto Ethos. E a ONU confirma ainda que o planeta no todo tem pessoas vivendo além da linha da pobreza sendo a grande maioria mulheres.

No que diz respeito a identificação como feminizarão da pobreza, esse é um fenômeno que faz com que as mulheres sejam impedidas de viverem seus direitos, fazendo com que elas não sejam capazes de reagir, e não tendo reação, cada vez mais só piora. A pobreza certamente diminuiria se esse círculo fosse quebrado, e para solução desse caso seria necessário atribuir oportunidades para ambos os gêneros, e o nível de igualdade no Brasil referindo se ao grau de escolaridade já foi alçando e o pais tem o intuito de manter as crianças na escola maior tempo possível.

Segundo algumas estatísticas como a revista Exame (2015) as mulheres ocupam 13% da alta liderança no mundo e no Brasil detém de 35% dos cargos de media gerencia e 16% dos altos cargos executivos.

São poucas as mulheres que se veem em um espaço que o lado masculino está dominando, como por exemplo no meio tecnológico ou em um cargo mais elevado. E nos cargos que elas trabalham se por acaso vier acontecer uma crise no país, provavelmente as mulheres serão as primeiras a serem mandadas embora ou seja demitida, e isso dificulta até para ela ocupar o cargo novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com