TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O pensamento estratégico

Por:   •  7/6/2017  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  1.329 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

EAD – ESPEC. EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

TURMA 01 B

Aline Domingues Rebecca

O pensamento estratégico

        O artigo Pensamento estratégico organizacional – origens, evolução e principais influências de Luis Carlos Schneider, vai nos descrever a perspectiva histórica da estratégia e como esse tema vem sendo tratado ao longo das ultimas décadas e nas empresas e academia, e como esse tema já sofreu duras críticas. O tema estratégia foi definido pelo fato de que o melhor desempenho das organizações estaria ligado ao fato de que os gestores pudessem melhor definir e implementar os processos, para que assim, a empresa pudesse ter uma melhor vantagem diante da concorrência.

        Os registros iniciais de estratégia vem a partir de organizações militares, e no campo dos negócios, com a aplicação de alguns conceitos e golpes – chaves, as empresas obterão sucesso em seus negócios.

        No campo organizacional, o conceito de estratégia começou a ser vista em meados do século XX, pois foram sendo identificados alguns pontos de melhoria que eram necessários nas organizações, e alguns autores começaram a escrever artigos com diversas opções para serem utilizadas em um planejamento dessa estratégia.

        Nos anos de 1960, as empresas de consultoria tiveram grande destaque no campo empresarial, pois como não se tinha nada definido como o melhor caminho a se montar uma estratégia, essas empresas desenvolveram técnicas e começaram a aplicá-las, e com isso tiveram grande destaque.

        Já em 1970, tivemos grande foco para o planejamento estratégico que não iria levar em consideração apenas a obtenção de lucros, que era o que mais se buscava até então, mas sim considerar todo o processo, para que ao final, o objetivo pudesse ser alcançado de uma melhor forma. O planejamento estratégico sofreu algumas críticas, não pela sua forma, mas por como ele estava sendo desenvolvido pela administração das empresas.

        A década de 80 foi marcada pelos estudos de Porter sobre a estratégia, pois o mesmo desenvolveu diversos trabalhos, que foram muito conhecidos por ajudar as empresas e organizações nos seus processos de tomada de decisões.

        Já nos anos 90 várias outras publicações ampliaram as discussões sobre a estratégia organizacional, e nesse período, tiveram um maior espaço perspectivas mais racionais e prescritivas de como deve – se fazer a estratégia, e com isso, foram desenvolvidas outras formas de se olhar a administração estratégica.

        Os anos 2000 foram marcados pelo surgimento de novas formas organizacionais, pois com as mudanças sofridas em todo o mundo, viu-se a necessidade de se utilizarem técnicas que já não eram usadas, como as relações entre as organizações, e assim, as organizações conseguiam se desenvolver melhor.

        Por fim, podemos ver que inicialmente, a forma de se fazer a estratégia era prescritivo, e muitos paradigmas foram criados, inclusive o que é seguido até hoje que é como um passo – a – passo para se definir a estratégia, como se fosse seguir uma receita de bolo, porém, hoje, no mundo rápido que vivemos, que a cada momento as coisas podem mudar, não podemos ficar totalmente engessados a esse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com