TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é comportamento organizacional?

Por:   •  15/6/2015  •  Monografia  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 7

O que é comportamento organizacional?

R: é o comportamento humano no local de trabalho, sua influencia entre  pessoas e organização cujo objetivo é explicar, prever e controlar o comportamento.

O que comportamento organizacional estuda?

R: estuda os três causadores do comportamento nas organizações que são: os indivíduos, os grupos e a estrutura. Em suma o que os indivíduos fazem nas  empresas e como esse comportamento pode afetar suas performance.

Defina comportamento:

Individual: refere-se às reações intrínsecas ao individuo e seus procedimentos no contexto organizacional.

Grupal: refere-se as reações dos indivíduos que compõem um grupo.

Organizacional: refere-se as dinâmicas das organizações e como os indivíduos e os grupos se comportam dentro dela.

Quais as três razões básicas que motivam o comportamento? Defina motivação.

R: a percepção, as atitudes e mecanismos de defesa,  motivação é sinônimo de causa e efeito no comportamento das pessoas.

Comportamento organizacional está diretamente ligado a cultura organizacional. E o que é cultura organizacional?

R: é um conjunto de hábitos e crenças constituídos por meio de valores, atitudes e normas compartilhados por todos os elementos da organização tornando-a com identidade única.

A cultura organizacional pode ser renovada, revigorada ou mudada, de acordo com as alterações sofridas pelos seus componentes ou ainda por influências externas. Este processo é sadio e imprescindível, pois para a sobrevivência e êxito de uma empresa há a necessidade de adaptações e conversões rotineiras, senão o fracasso será seu futuro.Por isso, o estudo da cultura organizacional auxilia a organização a enfrentar as transformações que ocorrem no mundo globalizado.

Quando se explicita a cultura, temos uma cultura oficial, que é aquela contida nos valores e ideal estabelecidos pela alta administração, os quais podem ser compatíveis ou destoar com o praticado. A cultura verdadeira, implícita, penetra de maneira mais profunda do que as palavras e códigos da organização, assim, quando a cultura real difere da oficial, o que prevalecerá é a real. E, é pela sua cultura que a empresa fixa sua marca e difere-se das demais organizações.

Lembre-se que a cidadania envolve vários aspectos, dentre eles a ética e a responsabilidade social. A ética pode ser descrita como o conjunto estruturado de valores e ideais que regem o comportamento dos indivíduos, organizações e de toda a sociedade. Já a responsabilidade social, pode ser definida como o conjunto de compromissos que uma empresa dispõe para melhorar o contexto social em que atua.

A prática tem confirmado que as empresas ainda encontram dificuldades para inserir a responsabilidade social e ambiental, bem como a ética, no comportamento organizacional, barreiras estas que vão desde o descrédito dos funcionários, até a falta de comprometimento da alta gestão, devido à cultura organizacional dessas instituições, que muitas vezes trabalham à margem do código do consumidor – manual ético sobre as transações 
comerciais.

Web2

GESTÃO DE MUDANÇAS

é necessário que as organizações atentem sobre a reação psicológica dos indivíduos com relação à mudança, destacando:

  • A perspectiva da mudança desnorteia a maioria das pessoas até elas ficarem sabendo que não existe ameaça ao seu status ou ao seu bem-estar.
  • A mudança positiva estimula a maioria das pessoas.
  • A falta de mudança aborrece a maioria das pessoas.
  • A falta de mudança irrita algumas pessoas a ponto de levá-las à revolta.

Os efeitos em longo prazo da mudança são, invariavelmente, mais importantes do que os de curto prazo, mas poucas pessoas levam em consideração o futuro distante ao envolver-se na mudança.
Ainda segundo o autor, o processo de 
mudança organizacional apresenta um alto grau de dificuldade no seu gerenciamento. Ao mesmo tempo em que a empresa deseja ou precisa operar certas mudanças para adaptar-se à nova realidade ou antecipar-se a certos 
acontecimentos, os indivíduos, embora possam inicialmente colocar-se favoráveis, tendem a resistir à medida que as mudanças ocorrem.

Quando você ou a organização propõe algum tipo de mudança deve estar claro sobre o porquê da mudança.Lacombe (2006), afirma que o sucesso do passado não assegura o sucesso do futuro, pois mudam os cenários (local onde ocorre um ato ou ação), a tecnologia, os clientes, as pessoas da organização, ou seja, nada é estático. Assim, fica claro que na maioria das vezes, as empresas que chegaram a uma crise que requeira mudanças são vítimas do seu próprio sucesso.

As empresas que conseguem se manter fortes e competitivas são as que possuem capacidade de prever, adaptar-se e acompanhar sistematicamente as mudanças constantes do cenário mundial, monitorando tendências, que são movimentos sociais que revelam os propósitos de uma determinada sociedade estudada, sua inclinação, modismos e direcionamentos.

Quando a mudança de cultura se torna inevitável, temos que, apesar das resistências encontradas, implantá-las. Porém, para que as mudanças tenham êxito, faz-se necessário, que tomemos algumas atitudes pró-ativas, tais como: a sensibilização dos envolvidos, informações claras sobre o motivo da mudança, o apoio da alta administração nesse processo e por fim, a mudança deve abranger toda a organização.

Assim, é primordial conscientizar as pessoas do motivo e da relevância da mudança para a organização. Mais do que isso, é indispensável preparar o ambiente psicológico para a mudança e fazendo com que pessoas aprendam a reaprender e a inovar, pois caso contrário a mudança será ilusória.

as mudanças devem abrir espaço para a inovação e criatividade das pessoas, valorizando suas ideias, que devem ser estimuladas pela alta administração, encorajando as novas ideias, encorajando os talentos, estabelecendo objetivos claros e dar liberdade para alcançá-los, tolerando os fracassos, pois só não erra quem não faz!

Web 3

Comunicação e o sistema de liderança

O processo de comunicação nasceu da necessidade de socialização e sobrevivência do homem, inicialmente através de gestos e emissão de sons denominados “grunhidos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com