TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA GESTÃO POR PESSOAS: COMO MOTIVAR AS PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  10/1/2018  •  Monografia  •  9.045 Palavras (37 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

VINICIO DE SOUZA MELO

OS DESAFIOS DA GESTÃO POR PESSOAS: COMO MOTIVAR AS PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

RIO DE JANEIRO 2016


VINICIO DE SOUZA MELO        

OS DESAFIOS DA GESTÃO POR PESSOAS: COMO MOTIVAR AS PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau do Bacharel no curso de graduação em Administração da Universidade Estácio de Sá.

Área de Concentração: RH

 Data de Defesa: 23/11/2016 Resultado: _        .


OS DESAFIOS DA GESTÃO POR PESSOAS: COMO MOTIVAR AS PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

1Vinicio de Souza Melo

2Maria do Carmo F.Cisne

  RESUMO

               Este artigo foi desenvolvido para destacar as principais barreiras, meios e desafios encontrados na gestão por pessoas (GEP) baseadas através de livros, matérias sobre liderança e motivação de pessoas, noticias e entrevistas pesquisadas por meio de mídias de internet e bibliotecas públicas. O artigo tem também a função de evidenciar a importância do material humano dentro das organizações, sua história, teorias e como pode ser uma vantagem competitiva diante da concorrência acirrada atual de mercado. Outra importante informação que será destacada é como atua dentro da organização o departamento gestão de pessoas e qual suas técnicas utilizadas para a motivação, estilos de liderança e diminuição de estresse, com a função de trabalhar o desenvolvimento dos colaboradores em prol dos objetivos da empresa em que atuam.

Palavras Chaves: Gestão de Pessoas, Liderança, Motivação, Organização.

  1. INTRODUÇÃO

               As organizações procuram cada vez mais se aperfeiçoarem nas diversas áreas que atingem o público alvo de mercado, o desgaste de seus colaboradores acaba sendo provocado por mudanças ocorridas desses esforços que impactam diretamente no capital humano das organizações. Todo ser humano está sujeito a razões e emoções, por isso é importante estudar e entender o que motiva uma pessoa de forma positiva e também negativa, quais são os meios que contribuem para o bem estar do colaborador dentro do meio onde trabalha a gestão de pessoas tem essa função utilizar o capital humano da melhor maneira em prol do crescimento da organização unindo com os objetivos pessoais do colaborador, um “casamento” que tem sucesso para todos e consiste em um diferencial competitivo entre as demais organizações. O capital humano é o maior ponto forte de uma empresa, as organizações que mais crescem são as que se preocupam com o bem estar dos seus colaboradores.

 

 1 Vinicio de Souza Melo concludente do curso de Bacharel em Administração da Universidade Estácio de Sá  [pic 4]

2 Maria do Carmo de Figueiredo Cisne Professora Orientadora do artigo da Universidade Estácio  de  Sá.

             É importante ter atenção, pois gerir pessoas não é uma tarefa fácil, liderar de forma

errada pode desmotivar os colaboradores, provocar resultados ruins, insatisfação e dificuldade de desenvolver funções, antes de liderar é preciso entendera diferença entre líder e chefe, entre entender e ordenar. A comunicação é a melhor forma de saída nesse cenário.

Este artigo visa destacar o papel que tem o Gestor de pessoas dentro das organizações, seus desafios, dificuldades e a importância para a empresa alcançar seus objetivos por meio do investimento em pessoas. O artigo abordará também os resultados, vantagens e problemas da Gestão de pessoas, liderança, motivação e desenvolvimento do capital humano. O objetivo do artigo é levantar questões sobre a forma de liderar, motivar, além das causas da desmotivação como combatê-la e entendê-la para alcance dos bons resultados e metas em longo prazo da organização.

2.  ORIGEM E EVOLUÇÃO

  As pessoas são fundamentais para existência de uma empresa. O ponto forte nas organizações, o diferencial, a vantagem competitiva, vem da manutenção do capital humano que é desenvolvido dentro da empresa. Segundo CHIAVENATO (2000) a maneira como as pessoas comportam-se, decidem, agem, trabalham, executam, melhoram suas atividades, cuidam dos clientes e tocam os negócios das empresas varia em enormes dimensões.         

           De acordo com o autor as políticas, gestões, o planejamento traçado pela empresa, a forma de lidar com seus colaboradores no desenvolvimento de suas tarefas e que vai determina essas ações ao qual chamamos de Gestão de pessoas.

A gestão por pessoas veio juntamente acompanhada da evolução socioeconômica mundial, foi fundamental para á evolução da administração. Surgiu por volta do século XX, por meio da administração científica: criada por Frederick Taylor onde tinha ênfase na organização de tarefas, no ambiente de trabalho e com o reaproveitamento do trabalho dos operários com foco no aumento da eficiência. A gestão de pessoas no momento destacado baseava-se na seleção, no preparo, no controle e na execução de tarefas dos funcionários, sempre dando importância em acelerar a produção, produzido mais em menos tempo e também com qualidade.

            A) Teoria Clássica: teve como idealizador o francês Henri Fayol, sua principal característica foi à atenção com a estrutura organizacional, a departamentalização e a administração na busca pela eficiência. Sua ênfase e princípios são semelhantes aos da administração científica e surgiu no mesmo período na Europa, as práticas de gestão de pessoas nessa fase foram influenciadas pelos princípios básicos da teoria de Fayol, em destaque a divisão do trabalho com foco em produzir mais e com qualidade, especialização de colaboradores para aumento da produção, introdução da autoridade, responsabilidade e disciplina para controle do comportamento dos funcionários, unidade de comando e direção para redução dos conflitos e remuneração justa, tanto para o funcionário quanto para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (356.1 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com