TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS NA ATUAÇÃO DO COORDENADOR

Por:   •  1/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.055 Palavras (13 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 13

OS DESAFIOS NA ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ÂMBITO ESCOLAR

RESUMO

Este artigo busca levantar pontos sobre os desafios que o profissional da coordenação pedagógica escolar encontra no seu ambiente de trabalho, no que tange aos fracassos e sucessos nos resultados obtidos, as concepções que eles têm sobre a realização das suas funções, bem como do desvio delas. É mister salientar que trazemos, para efeitos desse trabalho, fundamentações teóricas pertinentes ao nosso objeto de pesquisa, resultando numa abordagem de caráter qualitativa. Vale ressaltar que o trabalho desenvolvido pelo coordenador pedagógico escolar é de suma importância para que se alcance as metas pré-estabelecidas pelos órgãos educacionais competentes, por se tratar de um profissional que atua diretamente na relação professor-aluno-processo de aprendizagem. Por essa razão, é importante refletir sobre essa temática analisando os critérios e os valores adequados que atribuem a esse profissional uma carga de responsabilidade grande no rendimento escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Coordenador Pedagógico, Professor, Escola, Aluno.

SUMMARY

This article seeks to raise points about the challenges that the school pedagogical coordination professional finds in their work environment, regarding the failures and successes in the results obtained, the conceptions they have about the performance of their functions, as well as the deviation from them. . It is important to point out that, for the purposes of this work, we bring theoretical foundations relevant to our research object, resulting in a qualitative approach. It is worth mentioning that the work developed by the school pedagogical coordinator is of paramount importance in order to reach the goals pre-established by the competent educational bodies, as it is a professional who works directly in the teacher-student-learning process relationship. For this reason, it is important to reflect on this theme, analyzing the criteria and adequate values ​​that attribute to this professional a great responsibility in school performance.

KEYWORDS: Pedagogical Coordinator, Results, School.

Aline Micheli Ribeiro dos Santos, graduada em Letras pela Faculdade da Escada- FAESC e Pedagogia pela FAVENI, especialista em Linguística Aplicada ao Ensino das Línguas Portuguesa e Espanhola pela Faculdade da Escada- FAESC, especialista em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco-UPE, e Educação Especial Inclusiva e Metodologia de Ensino pela Futura.

Marta Barcelos Veloso Oliveira, graduada em Pedagogia na UVA e com especialização em  psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar, na Faculdade Vale do Ipiranga-FAVAPI

INTRODUÇÃO

A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. Só o homem pode ser educado, a principal tarefa da educação é humanizar o homem. Ela não se inicia na escola, começa muito antes e é influenciada por fatores internos e externos à pessoa. Sendo assim pretendemos uma educação fundada na ética, no respeito à dignidade e principalmente que leve o educando a entender-se como sujeito histórico-cultural.

No texto Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção coletiva,

Veiga (1995) afirma que no projeto político-pedagógico, a escola deve planejar o que tem a intenção de realizar, devendo este nortear todo processo educativo e não apenas satisfazer exigências meramente burocráticas. Para a autora, todo projeto pedagógico é político “[...] por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.” (VEIGA, p. 13).

Nesse contexto, a atuação do coordenador pedagógico tem demonstrado

preocupação com as intervenções que ele faz no sentido de qualificar o trabalho dos professores. Essa qualificação está associada a inserção no plano de formação, sendo essencial para a formação de professores reflexivos e com competências adequadas.

Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as ações do coordenador pedagógico e os seus respectivos desafios.

        O que mais se destaca dentre os papeis do coordenador pedagógico é a responsabilidade de elaborar projetos e ações que precisam ter os objetivos fundamentados numa aprendizagem de qualidade, incentivando os docentes a realização de atividades dinâmicas e no acompanhamento de alunos que enfrentam problemas de aprendizagem.

        É importante debatermos sobre os desafios que o coordenador enfrenta no Brasil, pois não é novidade que um trabalho de má qualidade reflete diretamente na vida e aprendizado dos alunos. O Coordenador pedagógico possui uma série de desafios, que vão desde a atuação na formação continuada dos professores até a organização de reuniões e escolha das ferramentas e materiais didáticos. Esses desafios ficam ainda maiores quando falamos dos anos finais do ensino fundamental, etapa da Educação Básica em que tantos alunos quanto professores precisam lidar com grandes mudanças.

        Neste artigo, vamos abordar alguns desses desafios e apresentar o verdadeiro papel da coordenação pedagógica da escola.

        O principal papel do coordenador pedagógico é garantir o aprendizado adequado dos alunos, o planejamento e a condução das reuniões pedagógicas, deve ainda acompanhar as ações pedagógicas dos professores em sala de aula por meio de observações planejadas, bem como o resultado das aprendizagens dos alunos por meio das avaliações internas e externas.

        A grande questão é que a maior parte da agenda diária do coordenador é tomada, principalmente, pelo gerenciamento das dificuldades do dia a dia, não adianta ficar só apagando incêndio, e não formar sua equipe para lidar com as situações, ou ainda, para ajudar a sua equipe a criar dentro da sala de aula um ambiente mais favorável para a aprendizagem dos alunos.

        Fica claro, portanto, que é papel do coordenador pedagógico atuar na formação continuada dos professores, para que possam refletir e integrar continuamente a teoria de suas disciplinas à prática docente em sala de aula.

        Além dessas atividades, o coordenador pedagógico possui outras atribuições dentro das escolas, como valorizar e garantir a participação ativa dos professores, organizar e escolher os materiais necessários ao processo de ensino-aprendizagem, promover práticas inovadoras de ensino, incentivar a utilização de tecnologias educacionais e informar aos pais e responsáveis a situação escolar e de relacionamento dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (311.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com