TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PARA COORDENADORES E DIRETORES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DANIELE JORDÃO DO NASCIMENTO

QUAL O DESAFIO PARA COORDERNADORES E DIRETORES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO?

SÃO CAETANO DO SUL

2018

FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL DE SÃO CAETANO DO SUL

DANIELE JORDÃO DO NASCIMENTO

QUAL O DESAFIO PARA COORDERNADORES E DIRETORES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO?

Trabalho elaborado para o  Curso de Especialização  em Docência, como exigência parcial para conclusão da disciplina de Gestão de escolas técnicas

Orientador: Prof° Mestre Ana Paula dos Santos Barbosa

Turma B

SÃO CAETANO DO SUL

2018

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por particularidade apresentar um estudo bibliográfico, a partir do seguinte tema: apresentar as apostas da gestão e da coordenação da educação na educação. Com base neste princípio, bem como no propósito deste, e pretende apresentar como dificuldades enfrentadas por eles por causa das muitas funções que desempenham sem que sejam de sua responsabilidade. Para melhor cumprir sua função, é necessário que o coordenador pedagógico esteja bem familiarizado com suas funções, sem dissociar seu objetivo principal, que é garantir um processo de ensino saudável e bem-sucedido para os alunos, bem como pedagogia pedagógica. O coordenador deve ter formação inicial e contínua para poder desempenhar as suas funções de forma eficaz dentro da escola, sendo a principal a formação de professores.

O DESAFIO PARA COORDERNADORES E DIRETORES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO

Como primeiro passo, o conceito de "função" no trabalho do coordenador pedagógico está diretamente associado às atividades que ele realiza na escola e suas atribuições, caracterizando a posição que ocupa. A presença desse profissional é essencial para o bom andamento do processo educacional da escola.

As relações de trabalho no campo da educação mudaram muito nas últimas décadas. Com o surgimento da coordenação pedagógica, o supervisor emerge como a ideia de "inspeção escolar", ele já tinha nele o perfil desse profissional como determinante de regras a cumprir, já que é uma função que já tem os militares a ditadura e o generalista foram instituídos como um serviço específico de 1 e 2 graus, ainda que previamente existente. (URBAN, 1985, apud VASCONCELOS, 2009, p.86)

Como resultado, o coordenador era visto como um general, um ditador que oprimia os educadores, trazendo assim a divisão social do trabalho. Os educadores que conheciam e que também comandavam e organizavam suas aulas, faziam o que queriam e da maneira que achavam melhor, expropriavam o conhecimento, fazendo agora o que lhes era determinado pelo conhecimento da escola. Como na situação industrial, o trabalho dos trabalhadores não era confiável porque os trabalhadores não eram confiáveis. Eles foram completamente monitorados e desacreditados no que eles sabiam e ensinavam em seus deveres.

Diante dos fatos citados acima, observa-se que a principal função do coordenador pedagógico é "supervisionar" a aplicação do projeto de política educacional (PPP) e também é representativo da gestão com os professores, por exemplo foram considerados maliciosos e mal interpretados por muitos professores.

Neste sentido, Vasconcelos (1956, p.86) afirma que existem definições negativas sobre o papel da coordenadora pedagógica no ambiente escolar, quando ele disse que a coordenadora pedagógica não é tributada pelo professor, ele não é "difícil" ou "tem o dedo da direção dos professores".

Nesta perspectiva definida pela autora, percebe-se que o coordenador pedagógico já traz essa imagem do autoritarismo de outras décadas, que agora traz uma imagem de definição negativa, construindo assim uma imagem das atribuições desse autoritarismo profissional. que não é realmente exercido por sua função. E para que o coordenador não seja mais considerado autoritário, o coordenador deve assumir uma posição diferente para garantir a confiança dos colegas.

Por outro lado, enquanto Vasconcelos (1956, p.87) também aponta definições negativas, o mesmo vale para as definições positivas do papel do coordenador pedagógico quando ele afirma que:

Poderíamos dizer que a coordenação pedagógica e articuladora do projeto político-pedagógico, organizando a reflexão, a participação e os meios para a concretização do mesmo, de tal forma que a escola possa cumprir sua tarefa de propiciar que todos os alunos aprendam e se desenvolvam como seres humanos plenos, partindo do pressuposto de que todos têm direito e são capazes de aprender. (VASCONCELOS,1956, p.87)

Isso nos leva a perceber que o coordenador pedagógico desempenha um papel importante na transformação da escola em uma área de formação para os cidadãos. Além disso, pode promover mudanças porque contribui significativamente para o treinamento e a informação dos professores.

Uma escola não existe sem alunos, e nós somos educadores por causa deles, e para a formação de uma pessoa com um pensamento crítico e social, a escola tem em suas obrigações a formação de alunos prontos para aprender o sociedade, tão difícil como é hoje, ainda mais com muitos teóricos que estão apenas no campo das idéias, já que na grande maioria alguns nomes famosos na educação, há anos não entram em uma sala nem imaginamos a realidade vivenciada pelos professores, coordenadores e gestores. fácil, estar em uma escola cercada por atrações mais "interessantes" para os estudantes é outra coisa.

Os gestores têm em suas obrigações a questão administrativa e pedagógica, como já mencionado acima, os gestores não devem apenas se ater a questões administrativas, mas, estar envolvido em questões pedagógicas, ser a referência educacional da escola, não só estar presente no exame final. O conselho da turma, ficando longe dos alunos ao longo do ano e só sabendo através de relatórios, a escola precisa de um diretor presente e que aborda as questões educacionais e não se importa apenas para resolver os conflitos de pais irados. As funções dos gestores são divididas em "administrativo" e "educacional", segundo Costa (2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com