TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE MARKETING

Por:   •  3/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

ENDOMARKETING EM NOVA PERSPECTIVA

Ergue-se na década de 90 no Brasil pelas ideias de Saul Bekin como alternativa para que as empresas alçassem vantagens competitivas através de ações que valorizem e estimulem seus colaboradores. Suas ideias defendiam que o marketing deveria antes de qualquer outra ação direcionar seus esforços para o público interno das organizações, que ele mesmo classifica como: colaboradores, fornecedores, acionistas, parceiros e demais agentes internos interessados nas atividades da empresa. Endomarketing rompe com a ideia do marketing tradicional defendido por Kotler, que afirma que o foco deve ser o cliente externo, contudo mais tarde reconhece a importância dos estudos sobre Endomarketing.

Marketing interno ou endomarketing nada mais é do que um conjunto de ações gerenciadas e eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) da empresa. Este processo tem como foco alinhar, sintonizar e sincronizar para implementar e operacionalizar a estrutura de marketing das empresas.

Ter ações comunicativas focadas nesses colaboradores, mantendo-os bem informados sobre as realizações da empresa sobre suas atividades, suas perspectivas e planos é essencial para a motivação destes. No passado as empresas competiam por clientes e participação no mercado, hoje elas precisam competir pelos melhores colaboradores pois diversas pesquisas mostram a importância da capacidade de encontrar, atrair, contratar, treinar e reter os melhores e mais confiáveis funcionários. Os funcionários devem perceber o quanto são importantes e que suas opiniões são ouvidas. “Como por exemplo, Brasquem que recentemente por causa de um projeto interno explicou a importância do plástico para seus funcionários e com a evolução deles conseguiram um tipo de plástico reciclável outra empresa é a Vale que colocou um mural eletrônico nos tuneis para manter seus funcionários atualizados em tempo real do que acontece com a empresa.” (Livro Endomarketing de Saul Bekin). Demonstrando que a pratica do Endomarketing traz bons resultados para a empresa que cria uma noção arrojada dos valores apoiados na conscientização entre o público interno e os objetos da empresa, os funcionários têm um envolvimento com respeito e ética nas relações profissionais e os clientes tem experiência de compra.

Concluindo, as mudanças começam de dentro para fora e isso não é diferente nas empresas. O Endomarketing fundido na área do Recursos Humanos transmiti uma visão positiva aos seus colaboradores trazendo sucesso á empresa com excelentes resultados financeiros e valorizando e capacitando seus funcionários pois bons resultados só se conseguem com os esforços dos trabalhadores.

REFERÊNCIAS:

• Livro Fundamentos de Marketing

Roberta Gianninii

• Livro Endomarketing

Saul Fangaus Bekin

• Sait www.solucoesindustriais.com.br

Palestra com Saul bekin

• Sait

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com