TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE MARKETING

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.917 Palavras (16 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 1  DESENVOLVIMENTO        4

    2.1 Fundamentos Marketing................................................................................................. 4

    2.2 Teoria 80/20.....................................................................................................................7

    2.3 Diagnóstico Organizacional......................................................................................... 10

    2.4 Gestão de Custos.............................................................................................11

3 2   Conclusão        16

4 3 REFERÊNCIAS        17



  1. INTRODUÇÃO

        O objetivo deste trabalho é analisar o estudo é informar que as empresas devem ficar atentas as alterações do mercado, monitorar o comportamento dos consumidores, realizando um trabalho de Marketing efetivo tanto na venda quanto no pós venda.

       A empresa para se manter firme no mercado, precisa realizar um diagnóstico Organizacional, mesmo que as atividades em tempos de lucratividade, pois ter uma analise detalhada da situação da empresa, podemos identificar uma falha, ou até mesmo melhorar algum produto melhorando seu ganho.

               Através da Gestão de Custos, a empresa pode ter uma visão clara do quanto gasta para produzir e seu produto, podendo assim tentar reduzir custos de produção, e identificar as vantagens ou desvantagens na fabricação do mesmo, visando assim a melhoria dos ganhos da e adequando o preço para assim bater a concorrência.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1FUNDAMENTOS DE MARKETING

         Atualmente, vivemos uma época em que os consumidores exigem cada vez mais produtos e serviços individualizados e as empresas criam estratégias e disputam cada vez mais novos clientes, agregando valores para conquistar e fidelizar clientes antigos. Assim é necessário criar novos programas que visam atingir simultaneamente estes dois aspectos, gerando grande vantagem competitiva. Assim, de acordo com Rocha e Christensen (1999, p.61), o mercado busca um profissional com novo perfil e que seja capaz de: “representar seu cliente perante a empresa; representar sua empresa perante o cliente; coordenar as atividades de apoio”. As empresas estão cada vez mais competitivas, sendo assim é necessário identificar qual o público alvo a ser atingido, assim trabalhar na oferta e produção do mesmo visando seus clientes em potencial.

        As empresas devem investir nos profissionais de atendimento, pois eles devem aproveitar o primeiro contato com o ciente, criando assim um bom relacionamento na venda imediata.

[...] um aumento da fidelidade do cliente em 5% pode aumentar os lucros de um negócio em 100%, visto que clientes satisfeitos compram os produtos de uma empresa mais frequentemente e em maior quantidade. De modo geral, clientes satisfeitos são menos sensíveis a preços e são propensos a gastar mais com produtos provados e testados. (Reicheld e Sasser, 1990, p.66).

Segundo Porter (1991, p.74) “as empresas precisam melhorar a forma de atendimento”. O cliente, quando é bem atendido volta e traz consigo outros clientes. Isso precisa estar muito claro para os empresários. Com a alta concorrência, o atendimento passará a ser, cada vez mais, o fator decisivo para que uma empresa tenha sucesso com seus clientes - ou simplesmente desapareça do mercado.

Um relacionamento eficaz com o cliente é requisito para a fidelização do mesmo. Esta fidelização é classificada em cinco estágios no que diz respeito a uma escala de lealdade, estágios estes que incentivam o cliente a atingir o estágio seguinte até que comece a divulgar a empresa.

 

Os 5 (cinco) estágios, bem como suas características, são:

 

 CLIENTE POTENCIAL

 É aquele que pode conhecer seu negócio, mas nunca comprou. É necessário saber como atrair esse cliente a efetivar uma compra. Nem sempre, este cliente esta interessado em variedades de produtos e preços.

 

CLIENTE PESQUISADO

 

É necessário convencê-lo de que o valor agregado de seus produtos é mais relevante que o preço. Estes clientes buscam confiança, não preço.

 

CLIENTE EVENTUAL

 

É aquele que compra de você por algum motivo. Porém, se um cliente compra simplesmente porque encontrou um bom preço, se a relação com esse cliente não foi valorizada, a empresa poderá perdê-lo para um concorrente que apresente preço menor. É necessário identificar o que o cliente precisa e, para isso, é preciso ouvi-lo. Satisfazendo suas necessidades, assim você não só efetua uma venda, mas também conquista um cliente, que poderá tornar-se assíduo.

 

 

CLIENTE ASSÍDUO

 

O cliente torna-se fiel quando ele se sente importante e tratado de forma única. Para tal, é necessário uma dedicação ao cliente e saber surpreendê-lo.

 

CLIENTE DIVULGADOR

 

 É aquele cliente satisfeito que recomenda o produto ou serviço a outras pessoas. Porém, este cliente não deve ser esquecido, deve ser bem tratado e  recompensado com programas de fidelidade e relacionamento para que todo o trabalho não seja perdido.

 [...] um aumento da fidelidade do cliente em 5% pode aumentar os lucros de um negócio em 100%, visto que clientes satisfeitos compram os produtos de uma empresa mais frequentemente e em maior quantidade. De modo geral, clientes satisfeitos são menos sensíveis a preços e são propensos a gastar mais com produtos provados e testados. (Reicheld e Sasser, 1990, p.66).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (357.1 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com