TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CARLOS JOSÉ BARCELOS FELICO

INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

VOLTA REDONDA - RJ

2019

CARLOS JOSÉ BARCELOS FELCIO

INDICADORES SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

Primeira avaliação à distância, como requisito para o recebimento da Especialização em Gestão em Administração Pública. 

Professor: Dr. Andrés del Río 

Polo de vinculação: Niterói/RJ

VOLTA REDONDA – RJ

2019

Atividade I

Passo 2: Com base nos quadros 1, 2 e 3 do livro texto, escolha 2 indicadores sociais, 2 ambientais e 2 econômicos.

Passo 03: Após escolher os indicadores você deverá identificar um município ou estado brasileiro.

Passo 04: Você deverá buscar informações dos indicadores escolhidos, relacionados ao município ou estado identificado na sua pesquisa. Para isso, verifique as fontes de dados/indicadores abordados na unidade 2. Você pode buscar outras fontes, diferentes das indicadas no livro texto, caso necessário.

Os valores dos indicadores deverão ser referentes a, pelo menos, 3 anos. Então você deverá coletar dados referentes a cada um dos anos para poder comparar a evolução dos mesmos ao longo do tempo.

Passo 05: Com base nos valores dos indicadores para cada um dos anos, faça uma análise da evolução de cada um dos indicadores, mostrando se houve melhora ou piora nos resultados dos mesmos. Para isso, você pode utilizar, além de texto, gráficos, tabelas etc

Dimensões

Temas

Indicadores

Social

Educação

1 - Crianças Matriculadas

2 - Domicílio com Acesso a Internet

Ambiental

Atmosfera

1 - Frota de automotores por cem mil habitantes

Saneamento

2 - Proporção de moradores em domicílios com acesso a esgotamento sanitário

Econômico

Economia

 1 - Consumo residencial de energia.

 2 - Renda Mensal Domiciliar per capita.

O objetivo do presente trabalho é fazer levantamento de vários indicadores do Brasil,  Estado do Rio de Janeiro e dos Municípios

Dimensão: Social

Tema: Educação

Indicador: Taxa de escolarização das crianças de 7 a 14 anos.

[pic 1][pic 2]

Quadro 1:Site do  IBGE - INEP - Censo Educacional 2017

[pic 3][pic 4]

Quadro 2:Site do  IBGE - INEP - Censo Educacional 2017

No quadro 1 apresenta o número de crianças matriculadas no ensino fundamental, no Município de Belford Roxo do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2017, demonstrando que houve uma acentuada redução no número de matriculados no período de 2016 para 2017. Ato contínuo, observa-se no Quadro 2 que a oferta de Unidades de ensino foi também diminuída, o Município de Belford Roxo tem um longo caminho para ampliar a escolarização de suas crianças no ensino fundamental, principalmente por estar ocupando o 82º lugar de 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Dimensão: Social

Tema: Educação

Indicador 2: Domicílio com Acesso a Internet

Unidade: (%)

[pic 5][pic 6]

Quadro 2 - Fonte: Site do IBGE

Comparando o período de 2007 a 2009, observa-se que perante ao Brasil o Estado do Rio de Janeiro sempre permaneceu com um percentual considerável a frente.

O Estado do Rio de Janeiro teve um crescimento de aproximadamente a cada ano de 5% enquanto no Brasil o crescimento de Domicílio com acesso à Internet foi de aproximadamente de 4%, demonstrando que o Estado do Rio de Janeiro evoluiu mais rápido do que o Brasil.

Dimensão: Ambiental

Tema: Atmosfera

Indicador: Frota de automotores por cem mil habitantes

[pic 7][pic 8]

Quadro 3 – Fonte: DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito / Frota por Município.

[pic 9][pic 10]

Quadro 4 – Fonte: Ministério da Saúde  - DATASUS  / dados da população; Ministério da Saúde – DATASUS / dados dos municípios; DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito / Frota por município.

[pic 11][pic 12]

Quadro 5 - Fonte: Ministério da Saúde - DATASUS / dados da população; Ministério da Saúde – DATASUS / dados dos municípios; DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito / Frota por município.

O Quadro 3 apresenta o crescimento da frota de veículos do município de Belford Roxo dentro do período de 2011 a 2013. Já o Quadro 4 demonstra a relação entre população e frota de veículos, do qual pode-se depreender que a frota de veículos do município vem apresentando crescimento superior à sua população no mesmo período de comparação. O que fica confirmado com a exposição do Quadro 5, confirmando o crescimento do número de veículos por cabeça para 100 mil habitantes.

Tema: Saneamento.

Indicador: Percentual de domicílios com rede pública de abastecimento de água.

 [pic 13][pic 14]

Quadro 6 - Fonte: Ministério da Saúde – DATASUS / Situação de Saneamento oriundos do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB.

O Quadro 6 apresenta a taxa evolutiva de domicílios com ligação regular de fornecimento de água potável no Município de Belford Roxo no período de 2011 a 2013. Verifica-se que a evolução nesses três anos fora comedida e que ainda resta um percentual de cerca de 16% para que 100% da população da Cidade tenha acesso a água potável fornecida pela rede pública. O acesso ao fornecimento de água, integralmente pela rede pública, depreende a ideia de que a população está menos sujeita a contrair doenças transmitidas pela falta de tratamento das redes hídricas. Tal acesso também, no meu ponto de vista, pode ser encarado como uma política de saúde pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (692.9 Kb)   docx (161.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com