TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE ARMAZENAGEM

Por:   •  26/2/2020  •  Abstract  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de armazenagem: A armazenagem é o ato de armazenar mercadorias, sejam elas próprias ou de terceiros. Para um armazém é de extrema relevância que sejam considerados fatores importantes para o crescimento, são eles: localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação do estoque, projeto de docas ou baías de atracação e configuração do armazém”.

Conceito de movimentação: A movimentação é o deslocamento interno dos produtos com auxílio de equipamentos apropriados, minimizando custos através de estudos de tempo de movimentação.

 PROCESSOS DE ARMAZENAGEM

Podemos dividir os processos em cinco fases: Recebimento (Inspeção dos materiais); Conferência; Estocagem; Separação (Picking)  e Expedição (Carregamento).

PRINCIPAIS TIPOS DE ARMAZENAGEM

Os principais tipos de armazenagem são: armazenagem própria, armazenagem terceirizada e armazenagem pública.

TIPOS DE CARGA

Segundo a natureza, as cargas são classificadas em dois grandes grupos:

Carga geral e granéis. As cargas gerais englobam todas as cargas que possuem volumes heterogêneos fracionados, diferente das cargas granéis que são homogêneas e sem acondicionamento.

No setor de transporte a variedade de tipos de cargas é grande, existem diversas classificações e maneiras de transportar as mercadorias.

Cargas seca: Refere-se aos produtos industrializados que possuem um tipo de embalagem para movimentação, perecíveis ou não.

Cargas frigoríficas: são  perecíveis ou congelados que precisam de refrigeração para garantir a conservação da carga até o consumidor final.

Cargas perigosas: Diz respeito às cargas que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente por se tratar de produtos químicos, gases, explosivos etc.

Cargas a granel: São classificadas como cargas granéis, cujos produtos não necessitam ser embalados ou encaixotados. Existem três categorias para esse tipo de carga, a granel sólido que corresponde ao transporte de matérias primas como soja e cereais, granel líquido que corresponde aos produtos líquidos, como água, sucos e granel gasoso como por exemplo o gás GNV.

Cargas vivas: Trata-se da locomoção de espécies vivas composta por animais

Cargas de medicamentos: Onde são transportados medicamentos.

Cargas frágeis: Cujo produtos são sensíveis, seu manuseio deve ser delicado pois os materiais possuem mais facilidade de quebrar.

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉN

Os sistemas de gerenciamento eletrônico da armazenagem do tipo WMS (Wahehouse Management System) são softwares de gerenciamento de informações que controlam eletronicamente as operações em áreas de armazenagem, é uma tecnologia utilizada em armazéns onde integra e processa as informações de localização de material, onde através desse alto nível de controle é possível reduzir o nível de interveniência humana no processo, eliminando erros e agilizando os procedimentos.

EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO

Os principais equipamentos de movimentação são: guindastes fixos e móveis, pontes rolantes, carrinhos manuais, paleteiras hidráulicas, paleteiras motorizadas, empilhadeiras entre outros.

EMBALAGENS

Suas principais funções são: contenção, proteção e comunicação.

NÍVEIS DE EMBALAGEM

Embalagens Primárias: são as embalagens que mantém contato direto com o produto

Embalagens Secundárias: são aquelas que protegem as embalagens primárias

Embalagens Terciárias: são as unitizações de embalagens secundárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com