TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

SÃO PAULO – SP

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

 Alunos:

nes RA: N1045F1

Trabalho apresentado como requisito básico para a UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP obtenção do título de Bacharel em Administração (como requisito básico para a aprovação na disciplina APS )

SÃO PAULO – SP

2017

Sumário

1. Introdução1

2. Apresentação2

3. Fundamentação Teórica 3

  3. Processos3

     3.1Macroprocesso3

     3.2 Subprocesso3

     3.3 Atividades3

     3.4 Tarefas3

4.  Fluxograma4

5.  Estudo de Caso5

5.1 Perfil da Organização5

5.1.1 Apresentação da Empresa5

   5.2 Nielsen5

5.3Digital5

5.4 Denominação e Forma de constituição5

     5.5Dados e fatos relevantes da origem e Natureza 6

  1.  Introdução

O trabalho aborda a configuração de processos de uma organização, de maneira simples e concisa. Foram levantados inicialmente dados sobre o ramo de atividade e descrição da empresa, a fim de obter informações antes da visita do grupo à organização.

Para Harrington (1993), processos é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos.

  1. Apresentação

A APS tem como objetivo geral propiciar uma fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados na disciplina de Processos Organizacionais de uma determinada empresa.

 Foi realizado uma análise e diagnóstico organizacional do departamento Digital da empresa Nielsen, que no Brasil atua há mais de 40 anos. A área Digital lida com mensuração de campanhas, todos os colaboradores com o objetivo de garantir o melhor atendimento e resultado para o cliente.

Os objetivos desse APS é contribuir para desenvolver as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.

A principal metodologia utilizada foi entrevista realizadas com os colaboradores da empresa para fazer um levantamento das informações e suas sugestões de melhoria. O questionário foi baseado no roteiro de conteúdo da APS.

3.        Fundamentação Teórica

Processos

Conforme estudado na disciplina de Processos Organizacionais, neste trabalho serão descritos os processos fundamentais de uma organização e fluxograma.

Segundo a ISSO 9000 (conjunto de normas que padroniza e melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas) Processo Organizacional é o resultado da inter-relação das atividades de uma empresa. Ele une pessoas, equipamentos e informações e segundo Gonçalves (2000) transforma as entradas (insumos) em saídas (produtos ou serviços) que visam atender as necessidades dos clientes.

Os processos podem ser divididos em 3 categorias: Processos Gerenciais, Finalísticos e de Apoio. Os gerenciais ou de decisão visam a estratégia da empresa, ou seja, são voltados para a formulação de políticas e definem as metas e objetivos. Processos finalísticos referem-se ao funcionamento da organização, caracterizam a atuação, recebem apoios de outros processos e geram produtos e serviços ao cliente. Por fim podemos citar os processos de apoio que são essenciais e garantem suporte aos processos finalísticos. Eles são voltados diretamente aos recursos indispensáveis para o desenvolvimento dos demais processos.

Além das categorias que dividem os processos, é importante citar também a hierarquia existente. Essa visa estabelecer a importância e prioridade dos processos.

Macroprocesso: Envolve mais que uma função na estrutura e gera impacto no funcionamento da organização. Ele traz consigo o objetivo da empresa.

Processo: Os processos são atividades que agregam valor, recebem entradas e as transformam em resultados.

Subprocesso: Conjunto de atividades e tarefas de alta e média complexidade dando apoio a um processo para atingir um objetivo.

Atividades: São operações de média complexidade inseridas em um processo ou subprocesso destinada a um determinado resultado.

Tarefas: É o menor nível, mas possui grande importância nos projetos visando as atividades sequenciais, interdependentes e os fluxos necessários para que cada processo seja devidamente executado.

Fluxograma

As ferramentas de qualidade são úteis para que possamos definir e padronizar os processos dentro da empresa, uma das mais importantes ferramentas é o fluxograma, que é utilizado por gerentes de produção, para que possam definir os padrões de seus processos, observarem em que ponto pode haver melhoria dentro dele, aplicar essas melhorias e manter a qualidade no nível mais elevado para o cliente.  Fluxograma segundo Barnes (1977) ” é a técnica para se registrar um processo de forma compacta. É utilizado com a finalidade de tornar possível sua compreensão e posterior melhoria. ”

De acordo com Lins (1993), ” o fluxograma destina-se à descrição de processos. Um processo é uma determinada combinação de equipamentos, pessoas, métodos, ferramentas e matéria-prima, que geram um produto ou serviço com determinadas características”.

Para Oliveira (2009), ” fluxograma é uma técnica de representação gráfica que se utiliza de símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo ou sequência de um processo, bem como sua análise e redesenho. ”

O fluxograma parte de uma representação gráfica e seus aspectos principais, segundo Oliveira (2002) são os seguintes: Padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos; Maior rapidez na descrição dos métodos administrativos; Facilitar a leitura e o entendimento; Facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes; Maior flexibilidade; Melhor grau de análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (308 Kb)   docx (191.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com