TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS VALORES DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

OS VALORES DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Em um clima organizacional encontram-se aspectos primordiais do relacionamento que existe entre uma empresa e os seus empregados: a interação, integração e a motivação de todos os membros de uma empresa. É a "qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia seu comportamento" (Chiavenato, 1997, p.40). Dentro da organização, encontram-se membros que se relacionam constantemente, é nesse ponto que a pesquisa se aprofunda. Mostrar o verdadeiro ambiente organizacional, a maneira correta para aplicar nas empresas, e destacar que, muitos, se não a maioria dos problemas encontrados hoje, dentro de uma empresa são decorrentes de falta de valores. Essa pesquisa começa mostrando que: o clima organizacional pode ser baixo, alto ou pode se encontrar no nível neutro. Quando considerado baixo, existe um grande distanciamento entre os indivíduos da organização. A partir disso, então, começa o aparecimento da descrença, do pessimismo, do desânimo e da depressão entre as pessoas. Quando o nível é alto, é porque existem reações como de receptividade, calor e otimismo. O clima é considerado neutro quando não causa nenhuma reação no comportamento dos indivíduos.

Segundo (Chiavenato, 1997, p.27), o clima organizacional tem uma íntima relação com a motivação das pessoas que compõem a organização. E quanto maior estiver a motivação das pessoas, maior será o nível do clima organizacional. O contrário também é verdadeiro: quanto menor a motivação, menor é o nível do clima organizacional.

No mundo do trabalho muitas transformações são notórias, visíveis e sentidas. São temas como a competitividade, flexibilização, globalização e novos formatos de organização no trabalho que têm lugar garantido em análises daqueles que estudam ou atuam nas organizações. Nós vivemos em um ambiente complexo e dinâmico, marcado e sensibilizado pelos avanços científicos e tecnológicos; mudanças de todo gênero, valores, conceitos e paradigmas que abrangem todo tipo de sociedade, de maneira que a interação social ocorre entre pessoas que são de diferentes países, religiões, região, estado... E assim a palavra “cultura” soa como a palavra mais instável, sendo fundamental para poder compreender o chamado fenômeno organizacional. Quando o assunto é cultura, trata-se de falar a respeito da capacidade de um indivíduo se adaptar à uma situação real do grupo no qual está enquadrado. A cultura, também é capaz de possibilitar que uma equipe possa se fortalecer ou se desintegrar. Ela demonstra os valores que os integrantes dessa equipe dividem. Esses valores se manifestam através de ícones simbólicos, como histórias, mitos, educação, lendas, rituais, e linguagens, orientando todas as pessoas de uma determinada cultura na maneira de como pensar, de falar, de agir, e tomar decisões. O indivíduo é sobretudo, basicamente, um ser formado de cultura. Então, nesse sentido, a cultura torna factível a transformação da natureza e é capaz de fazer com que os povos se diferenciem pelas suas iniciativas culturais, projetos culturais, invenções e diferentes resoluções para problemas.

Então, a cultura organizacional se resume em um sistema de valores, diretrizes e até mesmo crenças que são constantemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com