TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário do Norte – UNINORTE

FUNDAMENTOS DE MARKETING

MANAUS – 2019

O QUE É MERCADO e QUAIS OS TIPOS EXISTENTES?

Mercado,pode-se entender como uma organização onde são realizados transações econômicas, ou seja, venda e compra de bens e serviços, esse ambiente social pode ser físico ou virtual. Exemplo de loja virtual é o Mercado Livre ou OLX.

A existência do mercado é de grande importância para a sociedade e desenvolvimento econômico do pais, o homem é o principal responsável por isso, afinal um individuo sozinho é incapaz de cobrir com suas necessidades, por isso interage e compartilha com os demais

E dentro desse universo mercantil, existem alguns tipos de mercado que são:          Global: O mercado global é parte de comercialização e troca de produtos entre diferentes países, que também pode ser caracterizado por investimentos ou negócios de um pais em outro. Um exemplo de fortalecimento do marcado financeiro é o investimento na Bolsa de Valores. Assim a relação entre ambos se mantém forte e unida.

[pic 1]

Alguns exemplos de empresas globais são: Coca-Cola, McDonalds, Nike, Adidas, Fiat, Natura, Samsung, Apple, etc

Outros exemplos são dos produtos vendidos pela Coca-Cola, alem dos refrigerantes eles vendem blusas, tênis, sucos, energéticos, chás, garrafas de água mineral, chaveiros e enfeites, cadernos, capas de celulares e chinelos.

[pic 2][pic 3]

Fornecedor: O mercado fornecedor é aquele que fornece a matéria-prima ou serviços para as empresas. Este tipo de mercado é fundamental para manter as demais organizações funcionando.

Exemplo: Para uma indústria de embalagens de alimentos e sacolas plásticas conseguir produzir seus produtos ele precisa ter uma lista ampla de fornecedores, para fornecer as matérias-primas, fitas adesivas para embalar os produtos, maquinários para transportar, entre varias coisas

Consumidor: Este mercado é formado por aquele público-alvo (homens, mulheres, crianças, idosos) de um negocio ou empresa, é formado por quem comprara os produtos ou serviços. As empresas sempre estão na busca por atender as necessidades desse púbico. Portanto, um mercado precisa do outro tanto para fornecer quanto para comprar.

Exemplo: A rede de lanches McDonalds vende  hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes, eles focam no público em geral e naquilo que as pessoas mais gastam seu dinheiro que é alimentação.

[pic 4][pic 5]

Organizacional: O mercado organizacional é formado por organizações que fabricam produtos ou prestam serviços a fim de que outras empresas produzam bens que serão vendidos a outras pessoas. Os principais setores são a agricultura, a exploração florestal, a pesca, a extração de minérios, a indústria, a construção, os transportes, as comunicações, os serviços públicos, o setor bancário, financeiro e seguradoras, a distribuição e os serviços em geral.

Concorrente: Empresas que produzem o mesmo tipo de produtos ou fornecem o mesmo tipo de serviço, disputando entre si os mesmos consumidores, essas são chamadas de concorrentes. Então, é necessário conhecer quais são as outras empresas concorrentes existentes no mercado para fazer um estudo e procurar ter o diferencial para poder ter a preferência do público e garantir clientes fiéis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (98.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com