TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

PRICILA GRANADO PACHECO

FUNDAMENTOS DE MARKETING

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Rio de Janeiro/RJ

2019

PRICILA GRANADO PACHECO

FUNDAMENTOS DE MARKETING

RELEVÂNCIA DO ENDOMARKETING NO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na Avaliação 2 da disciplina Fundamentos de Marketing, no curso de Administração de Empresas, na Universidade Veiga de Almeida.

Professora: Paula D Andrea Guaraldo

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo a realização de uma breve síntese identificando a influência das ações de Endomarketing sobre a percepção de valor de um colaborador e de como essas ações contribuem para o crescimento da organização.

Rio de Janeiro/RJ

2019

  1. INTRODUÇÃO

Uma empresa que não percebe que as pessoas são seu maior patrimônio pode ficar em desvantagem no cenário atual. Por mais que invista em tecnologia, processos e maquinário, não obterão sucesso se os empregados não tiverem motivação para vestir a camisa da empresa. Desse modo, o diferencial competitivo das organizações vai depender do quanto ela investe e se preocupa com seu cliente interno e sua satisfação.

  1.  REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. CONCEITO DE ENDOMARKETING

O endomarketing é um tipo de marketing realizado pela empresa que é voltado para os funcionários, para a equipe interna. Também conhecido como marketing institucional, o endomarketing tem o objetivo de conscientizar seus colaboradores sobre a importância da prestação de seus serviços aos clientes externos da organização. Com isso pode-se dizer que o endomarketing tem a função de estabelecer vínculos com seus clientes internos, pois através da forma de comunicação é possível fazer com que seus colaboradores se engajem no sentido de promover o crescimento da empresa, por se sentirem uma parte importante no processo.

2.2. IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING PARA O CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES 

Uma melhor comunicação interna faz com que as pessoas estejam mais felizes em seu ambiente de trabalho e assim tenham uma maior qualidade de vida dentro e fora dele. O endomarketing desperta o comprometimento e motivação dos colaboradores, além de gerar satisfação e aumentar a produtividade, desta forma a empresa consegue alcançar seus objetivos estratégicos.

 “Os bons resultados e desempenho da empresa dependem diretamente do grau de entusiasmo e dedicação do seu público interno” (MATOS G. G, 2014).

  1. CONCLUSÃO

Concluímos que o endomarketing, é uma ferramenta indispensável para a busca do diferencial competitivo de uma empresa, pois ao se utilizar dele cada integrante da empresa torna-se uma parte fundamental para se alcançar os objetivos estratégicos da organização. É importante para os funcionários estarem comprometidos com os rumos e objetivos da companhia, eles fazem parte do processo de conquista e fidelização dos clientes externos. Precisam entender sua necessidade e seu papel dentro da organização. O crescimento bem-sucedido de uma empresa tem principal fundamento uma boa comunicação com seu público interno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com