TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  21/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

AVALIAÇÃO 02 – ADMINISTRAÇÃO 19.3.3

Aluna: Renata Thayane Guimarães Cavalcante

Matrícula: 20182300815

Disciplina: Fundamentos de Marketing

Professora: Roberta Gianini

Niterói, 25 de Agosto de 2019.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

3.        CONCLUSÃO        6

4.     BIBLIOGRAFIA...............................................................................................................7

         

  1.  INTRODUÇÃO

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa, é também chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, resultando em uma equipe motivada e reduzindo assim o turnover (índice de rotatividade). A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa, pois possuem contato diário com todos os processos e isso os tornam mais aptos para opinar e influenciar outras pessoas a respeito da marca de modo geral.

  1.  DESENVOLVIMENTO

O endomarketing busca três objetivos básicos: Geral – onde o objetivo é manter os funcionários motivados e bem orientados; Estratégico – onde se cria entre os funcionários e um ambiente interno propício ao atendimento ao cliente; Tático – onde através de programas de treinamento os funcionários possam “vender” os produtos da empresa.

O principal objetivo do endomarketing é promover a composição das estratégias de todos os setores da empresa com a meta de melhorar a qualidade do serviço e do produto. É importante para os funcionários estarem comprometidos com os rumos e objetivos da companhia. Eles fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização dos clientes externos.

Hoje em dia no Brasil, podemos observar empresários dispostos a vender ações á funcionários, dividir lucros, pagar prêmios e desenvolver diversos programas de incentivo e de benefícios na busca por maior produtividade. As práticas do endomarketing podem ser inseridas em qualquer organização e momento, desde que a mesma esteja aberta a reestruturação e qualificação de sua comunicação interna, pois este é o caminho certo para satisfazer os clientes internos. É necessária a reeducação dos colaboradores através do conhecimento da missão, visão e valores da empresa e também com campanhas motivacionais.

  1. CONCLUSÃO

Concluímos então que a comunicação é um instrumento estratégico para benefícios nas empresas e consequentemente o sucesso da organização. A visão desenvolvida pelo endomarketing reforça que a imagem da empresa começa a ser disseminada pelos seus funcionários satisfeitos, motivados, envolvidos, terão desempenho melhor frente a seus clientes externos atingindo a excelência no marketing de relacionamento que se firma tanto nas relações externas como nas internas.

  1. BIBLIOGRAFIA

 

https://rockcontent.com/blog/endomarketing/ - Acessado dia 25/08/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com