TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  13/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Fundamentos do Marketing

Orientação de Produto x Orientação de Marketing

Marketing é a gestão das atividades que têm por objetivo disponibilizar um produto ou serviço certo para satisfazer as necessidades e desejos do cliente, com o intuito de potencializar resultados.

O marketing desenvolve atividades desde o desenvolvimento até o pós-venda do produto, contemplando ações e estratégias voltadas para a comunicação e distribuição desses produtos.

A relação de marketing tem a ver com o posicionamento da empresa com relação ao mercado e perceber que determinadas épocas e situações exigem orientações de marketing diferentes.

Cada empresa pode usar uma metodologia diferente de marketing, cada uma conforme sua necessidade. São elas: Orientação para produção, Orientação de produto, Orientação para vendas, Orientação para clientes, Orientação de Marketing e Orientação para Marketing Holístico. Todavia como proposto iremos nos aprofundar apenas sobre a Orientação de Produto X Orientação de Marketing.

Para que serve a orientação para o mercado de marketing?

A orientação para o marketing serve para direcionar os esforços em uma direção. Assim, será mais fácil atingir um objetivo.

Em geral, as empresas definem isso assim que começam a funcionar, mesmo que de forma inconsciente. Os empreendedores pensar em focar mais na produção, por exemplo.

Porém, é possível mudar a estratégia ao longo do tempo, desde que seja feito um plano de ação.

Orientação de Produto: Sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade, e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras. Buscam qualidade e inovação.

Orientações de Marketing: Diferente da orientação de produto visa as “necessidades” dos consumidores. Através de um estudo cuidadoso sobre as verdadeiras necessidades de seus consumidores, buscando assim uma maior eficácia frente as concorrentes, não apenas com inovações, mas também na tentativa de ser mais assertiva na entrega e na comunicação com a opinião do cliente. Essa satisfação das necessidades dos clientes tem como objetivo fidelizar esse consumidor.

Quando pensamos no caso da empresa Beta, o primeiro passo é pensarmos no cenário atual da empresa.

Entendo que pra uma empresa continuar progredindo ela precisa estar atualizada de acordo com o que o mercado pede. Se não, acaba perdendo pra concorrência.

No caso da Beta, eles têm bons produtos, que são produtos tecnológicos, como smartphone

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com