TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  9/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO (EAD)

SARA DE JESUS SILVA

2210183107

TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING

IPIRÁ – BA

2023

SARA DE JESUS SILVA

 2210183107

TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE MARKETING

Avaliação Virtual (AVA 2) – Trabalho da disciplina Fundamentos de Marketing, como requisito parcial para composição da nota do 4° semestre.

IPIRÁ – BA

2023

INTRODUÇÃO

A seguir, será apresentado o trabalho da disciplina Fundamentos de Marketing. A atividade articula o conhecimento teórico estudado nas aulas, com o conhecimento prático. O trabalho está organizado em quatro etapas: Enunciado da Questão, Desenvolvimento, Conclusão e Referências.

Enunciado da QUestão

Planejamento de Marketing e a Análise SWOT

Esta atividade visa proporcionar o aprimoramento do conhecimento sobre planejamento, organização e controle em relação ao marketing. Assim, propõe-se com este trabalho um estudo sobre planejamento de marketing e a metodologia Análise SWOT.  O planejamento de marketing utiliza diferentes metodologias para alinhar as estratégias e conhecer melhor a empresa e o mercado, como a Análise SWOT.  

A SWOT é uma forma de se verificar as possibilidades de maneira sistêmica, com dados e embasamento sobre as decisões organizacionais. Para o desenvolvimento da atividade, você deve redigir um texto sobre a metodologia Análise SWOT, destacando a definição e seus elementos. 

DESENVOLVIMENTO  

Por ser uma área que possui uma grande influência sobre os processos estratégicos em uma organização, o marketing, quando planejado de maneira adequada, possui grande chance de atingir metas e cumprir objetivos empresariais. Baseando-se nisso, é possível citar o planejamento de marketing, que é um importante mapa de estratégias desenvolvido para que cada processo gerencial seja previamente avaliado.

Na busca por resultados positivos, o planejamento de marketing faz uso das diversas ferramentas administrativas, como por exemplo, a análise SWOT. A Análise SWOT, ou também conhecida como FOFA, é uma técnica utilizada para auxiliar instituições ou pessoas. O termo “SWOT” tem origem nas palavras Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Com essa ferramenta, é possível avaliar fatores relacionados à organização e o ambiente, a fim de definir quais estratégias são essenciais para uma tomada de decisão assertiva.  Sendo assim, a Análise SWOT permite uma avaliação detalhada de quais os pontos fortes e pontos fracos (ambiente interno), e quais são as oportunidades e ameaças (ambiente externo) que podem afetar uma corporação. A Análise SWOT é composta por quatro componentes que servem de estrutura para o estudo:

  •  Forças (Strenghts) – São os pontos fortes da operação, basicamente são coisas que a empresa controla e que podem ser consideradas uma vantagem sobre os concorrentes;
  •  Fraquezas (Weaknesses) – São aqueles fatores que se destacam negativamente. São situações que estão sob o controle, mas que configuram uma desvantagem;
  • Oportunidades (Opportunities) – São fatores que não se pode controlar, mas que se pode aproveitar;
  •  Ameaças (Threats) – São fatores externos que estão fora do controle organizacional, e possui grande potencial de impactar negativamente o negócio.

Conclusão

Concluindo, a essência dessa análise está na matriz, onde são cruzados os fatores ambientais e evidenciadas as prioridades metódicas da organização. O bom uso dessa ferramenta além de ajudar na tomada de decisão, identifica possíveis melhorias nos serviços ou produtos e auxilia no mapeamento de tendências estratégicas para o negócio. Assim, ao compreender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, a instituição que faz o uso da SWOT, passa pelas condições necessárias para que se obtenha a direção para o sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (207.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com