TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos de Organização Evoluindo

Por:   •  30/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.570 Palavras (11 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 11

01 - INTRODUÇÃO

        

A sociedade, com o passar dos anos, veio evoluindo-se e transformando os processos organizacionais. Com o tempo, as ações executadas dentro de uma organização passaram a ser mais sucintas, otimizando tempo e mão-de-obra. Para chegar em um nível de eficiência positiva, é necessário compreender uma organização e para que a mesma consiga funcionar de forma produtiva. É necessário que os gestores se atentem ao processo organizacional. Toda e qualquer empresa, deve estabelecer previamente o funcionamento da mesma e deixar definido de forma clara e objetivas os processos que são executados, bem como os responsáveis pelos mesmos.                                                                                                  Tendo em vista, de forma resumida, que organização é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e/ou serviços, A partir disso, ou seja, da ideia de transformar recursos em produtos/serviços para os consumidores, as empresas passar a adotar em estruturas organizacionais mais transparentes, com o intuito de investir e focar, nos seus processos organizacionais, buscando sempre a perfeição na execução.

        Desta forma, uma organização que obtém os índices perfeito de eficácia é aquela que consegue realizar todos os seus objetivos que foram traçados, seja ela a curto, médio ou longo prazo. Vale ressaltar, que quando fala-se de eficácia, o resultado disto está voltado diretamente para satisfação dos clientes, o resultado da empresa na sociedade e também, sua satisfação interna, para com os seus funcionários. Sendo assim, para obter tais resultados, é necessário que a empresa utilize de formas corretamente seus recursos.

Vale ressaltar as organizações possuem as funções de planejar e organizar, a fim de desenvolver de forma positivar a construção das suas operações e determinar os procedimentos, rotinas e métodos da empresa. Nesta lógica, o presente trabalho apresentará o significado de uma organização, o seu processo organizacional, seu organograma, bem como sua cadeia de comando.

                                        

02 - ORGANIZAÇÃO

A organização dentro do contexto empresarial, pode haver dois sentidos. A organização como empresa, ou a organização, como atividade e ou função administrativa. Para o presente trabalho, será usada a organização como função, deste modo, traz-se a visão de Montana (2003, p. 170), que acredita que “organizar é o processo de reunir recursos físicos e humanos essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa”. Neste sentindo, organizar está ligado ao procedimento de definir, controlar, gerir e comandar os processos organizacionais. É a partir da organização, que a empresa passa a gerar forma e sentindo, afinal, uma organização sem sentido e sem definições, não consegue obter sucesso.

A organização, como função administrativa, permite que as empresas estabeleçam os processos por departamento, facilitando, organizando e controlando as demandas administrativas. Vale ressaltar que uma empresa em si pode ser definida como um grande processo, sendo este dividido em vários outros menores. Há muitas entradas de produtos, matéria-prima, tecnologia ou conhecimento, informações e recursos. Desta forma, organizar é a maneira de coordenar os recursos existentes na empresa, sendo eles financeiro, materiais, produtivos, humanos, entre outros, com o objetivo de aloca-los da forma mais eficiente e eficaz, de acordo com o planejamento preestabelecido. A estrutura de uma organização é representada através do seu organograma.

03 - PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO

Os processos de organização nada mais são que a definição dos princípios e das etapas, na organização de uma empresa. Ou seja, será o momento em que irá definir-se as responsabilidades, autoridade e suas implicações, ou seja, especialização, hierarquia, centralização e descentralização. Descrever um organograma e seus componentes. Este processo tem como objetivo dividir as tarefas por blocos de trabalho, que também são conhecidos como departamentos. A escolha das tarefas baseia-se nos critérios de departamentalização.

[pic 1]

04 - ORGANOGRAMA

Para obter uma melhor da empresa, gestores utilizam o organograma, que é um desenho que facilite a compreensão do cargo e atividade de cada um, bem como a quem cada colaborador deve responder. Sendo assim, pode-se definir como um “desenho representativo da estrutura organizacional de uma empresa ou de qualquer tipo de organização. Nele constam os cargos em seus respectivos níveis hierárquicos.” (MARKS, 2008 p. 18).        

Para que as atividades sejam desenvolvidas sem erro e que não haja duplicidade de funções e tarefas, bem como a dúvida sobre a quem cada colaborador deve responder, as empresas, normalmente, se dividem em níveis. Num organograma, cada camada horizontal é um desses níveis. Sendo assim, o organograma nada mais é que um desenho ilustrativo da departamentalização, ou seja, da estrutura organizacional criada por uma empresa.

Abaixo, segue modelo de organograma simples, normalmente usados por pequenas empresas, que não possuem muito níveis hierárquicos e nem subdivisões de atividades. A estrutura simples, é o modelo mais antigo. Nesta estrutura estão os cargos e suas subordinações, em outras palavras, quem manda e quem obedece. Nesta estrutura, a sua característica principal é a hierarquia rígida.

[pic 2]

A estrutura simples, conforme pode ser visualizada na imagem acima, possui as seguintes características:

  • A autoridade é estabelecida de forma clara;
  • É visível a compreensão de quem é o chefe e seu funcionário;
  • As ordens seguem caminho hierárquico;
  • As ordens vêm de um chefe só;
  • O poder central está acima e possui uma hierarquia de vários níveis;
  • Estrutura Linear ou Militar

Como vantagens, esta estrutura apresenta os seguintes pontos:

  • É de fácil implementação;
  • Fácil administração;
  • Tomadas de decisões são rápidas;
  • Custo baixo;
  • É bem definido a função de cada um.

Como desvantagens, pode-se citar os seguintes pontos:

  • Rígida e de difícil remanejamentos de pessoal
  • Requer que os funcionários dos cargos sejam especializados no que fazem e os chefes devem ser competentes;
  • A empresa exclusivamente dos funcionários e do gerente;
  • Facilidade em aparecer uma liderança autocrática;
  • Sobrecarga à direção da empresa;
  • Centralização das decisões;
  • Falta de participação dos níveis inferiores, enfraquecendo o poder de competição interno.

Vale ressaltar que não existe apenas este organograma, mas vários, tais como estrutura colegiada, estrutura em células, em trevo, matricial, em rede, em unidades estratégicas de negócio e entre outros. Cada estrutura é selecionada de acordo com a organização e que facilite o entendimento para todos os colaboradores da empresa, para que entendam como a empresa está desenhada e como são definidas suas funcionalidades.

        

05 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (362.2 Kb)   docx (190.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com