TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Otimização dos Processos Organizacionais

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE SENAC MINAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE TI

Otimização dos Processos Organizacionais

Professor Orientador: José Flávio Bom Tempo Resende

Alunos

Graziele Aguiar

Michelle dos Anjos

Raione Rodrigues

CONTAGEM

2015

  1. INTRODUÇÃO

Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva bibliográfica, que visa minimizar os impactos negativos vigentes na atividade fim da empresa em destaque, a Warley Gomes Ferreira ME, que atua no segmento de segurança eletrônica.

Este segmento empresarial tornou-se uma atividade que devido ao aumento da criminalidade e insegurança, e junto á tecnologia, tem como objetivo a proteção do individuo que esta a procura de qualidade de vida, tanto no trabalho quanto em sua residência.

  1. CARACTERIZAÇÕES DA EMPRESA

A Empresa estudada para desenvolver este trabalho Warley Gomes Ferreira ME, CNPJ: 14.899.352/0001-35 com o nome fantasia, Proteja Segurança Eletrônica está situada na Avenida alterosa nº34 bairro Parque dos turistas na cidade de Contagem/MG. Trata-se de uma prestadora de serviços para instalação de alarmes, câmeras e cercas elétricas, caracterizada como micro empresa.

A empresa PROTEJA foi criada em janeiro de 2012 para prestação de serviços de instalação e manutenção elétrica, atuando no comércio varejista especializado de telefonia e comunicação, peças e acessórios para aparelhos de segurança eletrônica.

A mesma não possui missão ou visão claramente definidos, visto que deu inicio aos trabalhos informalmente, para desenvolver a prestação de serviços de instalação para outra empresa do mesmo ramo, classificada neste estudo como o “Cliente A”.

QUADRO 01-  PRINCIPAIS PRODUTOS

[pic 1]

                                                                        Aguiar, G. 2015

Representação dos produtos utilizados pela Proteja, 50% dos negócios se dá através da comercialização e instalação de alarmes, 30% cerca elétrica e 20% câmeras.

  1. QUADRO 02 - ORGANOGRAMA

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

                       

                               Aguiar, G. 2015

Representação da organização atualizada, estruturado de forma vertical apresentando hierarquicamente, onde se observa uma estrutura enxuta, com poucos níveis hierárquicos.

  1.  QUADRO 03 – EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO

[pic 9]

Aguiar, G. 2015

Conforme apresentado no gráfico acima houve um crescimento das receitas no período de 2012 a 2013, que apresentou uma lucratividade de 56,25% porém este crescimento não se sustentou em 2014 havendo uma queda significativa de 68,75 %.

É preciso reverter este cenário de queda, evitando que o mesmo ocorra em 2015.

 2 - OBJETIVO

Levantar as carências da empresa a fim de sugerir estratégias para capitação de novos clientes para otimização dos lucros.

2.1-  OBJETIVO ESPECIFICO

  • Sugerir a orientação no processo de marketing de serviço.

  • Buscar informações sobre o macro ambiente.
  • Definir o publico alvo.
  1. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

A empresa Proteja opera mais de 90% de suas solicitações para o “cliente A”. Mantém esta parceria extensa durante os três anos de sua existência.

Quadro 04 – principais clientes

[pic 10]

Aguiar, G. 2015

Para a Proteja manter-se atrelada á um único cliente pode ser benéfico em alguns aspectos, em caso de ser assegurado um fluxo de caixa que permite a utilização de tempo e recurso para o aperfeiçoamento, visando a melhoria na capacitação de seus funcionários o que propiciaria uma melhora evolutiva para a empresa ou mesmo, o estreitamento dos laços e fortalecimento de seu network, em contra partida a dependência é um risco financeiro, além dos abusos que provem desta dependência como a imposição de preços inferiores aos vigentes no mercado e o estrangulamento da expansão da empresa. Uma redução abrupta na Cliente A, afetou significativamente a receita da Proteja.

Devido a atual crise econômica o maior cliente da proteja foi diretamente afetado e teve no ano de 2014 uma queda de 25% em suas receitas segundo fontes internas, essa queda reduziu consequentemente os serviços no setor de instalação. Com essa situação a Proteja entendeu que, deve ampliar seu publico. Para isso é imprescindível fazer se conhecida e visando captar novos clientes.

Neste contexto as ferramentas de marketing serão imprescindíveis conforme KOTLER 2012 p. 339 é em meio à crise que poderão surgir grandes mudanças. ”... os profissionais de marketing devem consideram a vantagem em potencial e o retorno positivo de um investimento maior para tirar proveito das oportunidades de mercado”.

Para obter a simpatia dos clientes prospectados é preciso trabalhar na imagem da empresa, fazendo à perceptível de forma a chamar a atenção, de modo direto e incisivo, seguindo a constatação de que a empresa tem o que o Cliente deseja. KOTLER 2012 p. 433.

No próximo tópico apresenta-se o fluxograma global da empresa em análise e sua correlação com o seu principal cliente.

3.2 – FLUXOGRAMA

       

        O Fluxograma global ou coluna torna possível o processo em etapas,     permitindo uma melhor compreensão de suas etapas, demonstrando a execução dos serviços realizados pela Proteja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (329.7 Kb)   docx (124.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com